Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Futebol português

"O futebol português, ou seja, o que inclui todos os que estão a trabalhar fora do País, e não o futebol em Portugal, tem hoje uma imagem internacionalmente muito interessante. Jogadores, treinadores e dirigentes são reconhecidos lá fora. Temos campeões europeus, e somos o País campeão da Europa de futebol e futsal. Este quadro de honra, com Cristiano Ronaldo, José Mourinho em primeiro plano, mas com muitos mais jogadores e treinadores, também te dirigentes em destaque, como Fernando Gomes, presidente da FPF e membro das direcções da UEFA e FIFA. Numa primeira fase, exportámos jogadores, depois surgiram os treinadores, e neste momento também dirigentes são despejados por clubes estrangeiros. Para quem em 1995, com o processo Bosman, afirmava que a abertura de fronteiras imposta pela União Europeia era o fim do futebol português,  os dias de hoje devem ser de grande surpresa, para não dizer outra coisa.
Essa mesma corrente, ainda que minoritária, continua a ter seguidores nas direcções de alguns clubes, e, dessa forma, importância decisiva na estrutura do futebol em Portugal. Continua a não se perceber que a competição não se faz apenas para o nosso clube ganhar de qualquer forma, impedindo os outros de crescer e ser competitivos. Continua a não se perceber que o equilíbrio da competição é um elemento basilar para o sucesso da mesma. Nada se faz sem entender o jogo, pensando exclusivamente no que se passa ao lado do jogo. Importante é o desenvolvimento e crescimento sustentado de todos, e não impedir que os nossos adversários tenham essas oportunidades. Quem se preocupa mais com os outros do que a sua própria equipa tem um problema constante. Pode ter sucesso internamente, por vezes pontual, mas não conseguirá atingir um nível de excelência na competição global.
O futebol português só tem o actual imagem internacional porque saiu das suas fronteiras, mas internamente continua subdesenvolvido. Infelizmente, isso parece ainda dar jeito. A muitos!"

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!