Últimas indefectivações

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Vermelhão: Vamos a eles!!!

Benfica 5 - 1 Rio Ave


A maioria das crónicas vão falar de um jogo com duas 'partes', mas creio que isso não reflecte o que se passou na Luz esta noite...

O golo sofrido cedo pelo Benfica, intranquilizou a equipa, ficámos ansiosos, tentámos fazer as coisas demasiado depressa, os passes não saíam bem... mas mesmo assim dominámos! O Rio Ave marcou o golo, na sequência de uma 'ressaca' de um Canto, logo a seguir enviou uma bola ao poste, mas depois pouco mais fez ofensivamente... o Rúben e o Jardel deram conta do recado... O problema era mesmo a definição dos nossos ataques... e quando chegámos à zona de golo, a bola mão entrava...
A boa circulação de bola do Rio Ave, fez com que o Benfica parecesse estar em dificuldade... mas o ano passado, com o Rio Ave na Luz, aconteceu o mesmo (Rio Ave com muita posse de bola), mas como os nossos golos apareceram cedo, tudo pareceu 'controlado'!!! Uma coisa é circular a bola por fora... outra coisa, é ter a 'bola' nos últimos '30 metros'! O Rio Ave ainda conseguiu entrar com a bola 'entre-linhas' mas o Fejsa e os Centrais conseguiram sempre 'fechar' as linhas de passe...
Os últimos minutos da 1.ª parte, foram mesmo de massacre... era notório que o Rio Ave não ia aguentar os 90 minutos, ao mesmo ritmo, principalmente na zona do meio-campo... Ao intervalo, apesar da desvantagem estava optimista (algo bastante raro)!!!
E o golo do empate, no arranque do 2.º confirmou que a reviravolta estava ao nosso alcance... Sendo que o 2-1 só demorou um bocadinho mais a aparecer, porque o apitadeiro fez tudo para isso não acontecer...!!!
A partir daqui, foi tudo nosso... só nas bolas paradas, o Rio Ave pareceu perigoso, muito por causa da intranquilidade do Varela... de resto, foi tudo nosso!!! E até podiam ter sido mais...
O Jardel foi considerado o MVP do jogo (jogo 200 pelo Benfica), marcou um golo, fez uma assistência, e ainda é ele que 'inicia' a jogada do 2.º golo... além de defensivamente ter estado muito bem...
Mas tanto o Rúben, como o Almeida, como o Grimaldo, como o Fejsa, como o Cervi - que tal ser o Cervi a bater os cantos na esquerda?!! -... como inclusive o Rafa... além do inevitável Jonas estiveram todos muito bem...!!!
O Rúben foi batido no golo (pelo ar...), mas no jogo no chão, foi um autêntico muro... O Almeida está cada vez melhor ofensivamente...

O Pizzi na 1.ª parte, falhou muitos passes... mas sem o Krovi, é o jogador do nosso meio-campo, mais marcado, tem pouco tempo para decidir... No 2.ª tempo melhorou, marcou um golo de raiva (sofreu penalty no momento do remate!!!), e com mais espaço, jogou bem... Neste momento, jogando bem ou jogando mal, o Pizzi tem que jogar sempre, pois não temos mais ninguém com as mesmas características!!!
O Zivkovic foi a semi-surpresa... Não jogou mal, mas também não deslumbrou. Nota-se a falta de rotina do lugar: um dos principais problemas é a falta de noção do espaço, quando recebe a bola, tem que perceber se tem adversários nas costas... O potencial para a posição está lá, mas tem que melhorar... Mesmo sendo 'mole' defensivamente, foi importante em algumas recuperações em velocidade!!! No ataque sempre que 'aparecia' como extremo, criou sempre 'problemas' ao Rio Ave!
O Salvio não estava a fazer um bom jogo... lesionou-se... e o Rafa entrou muito bem! Neste novo modelo, com o Jonas na frente, o Benfica perde muita profundidade no ataque, com o Rafa, ganhámos muitos metros... porque o consegue ganhar sprint's no 'espaço' nas costas das defesas contrárias!!!
O Jiménez devia ter entrado mais cedo... novamente!
Manuel Oliveira um autêntico tratado de anti-Benfiquismo! E não foi incompetência, foi premeditado! A forma como tentou 'controlar' o jogo após o 1-1 foi exemplar: faltas à entrada da área do Rio Ave 'nada'; faltas de 'sopro' para permitir aos vilacondenses 'respirar': todas!!!
Critério disciplinar absurdo... tantos erros!!! E no 2.º golo, se a bola não tivesse entrado, não ia marcar penalty, novamente!!!
Mas com o Benfica cada vez mais perto do 1.º lugar, este tipo de arbitragens vão continuar...
Agora, novo jogo complicadíssimo na próxima jornada: Portimão! Jogo muito importante, até porque a seguir vamos ter 2 jogos na Luz e os concorrentes directos vão se defrontar, além do calendário sobrecarregado com jogos a meio da semana!!!
A equipa ainda não 'substitui' o Krovi, mas está com atitude... e vamos precisar de muita atitude até ao final da época!

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!