Últimas indefectivações

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Ainda a Rússia e o alegado esquema de dopagem

"Já aqui tínhamos dado conta da investigação McLaren relativo a um esquema de dopagem durante os Jogos Olímpicos (JO) de Inverno em Schi 2014, que levou a que o COI punisse 43 atletas russos, retirando todas as medalhas por eles obtidas bem como declarando-os inelegíveis para participar em todas as edições subsequentes dos JO. 42 desses atletas recorreram para o Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne (CAS).
Esta semana, o CAS proferiu decisão relativamente a 39 atletas, afirmando, desde logo, que a prova coligida pelo COI não apresentava a mesma consistência em relação a cada caso concreto. Assim, 28 atletas viram as respectivas sanções serem totalmente anuladas (tendo sido reintegrados os resultados obtidos em Sochi), e em 11 casos as sanções foram reduzidas (os atletas não poderão competir nos próximos JO de Inverno mas não estão banidos de participar em todos os JO).
Diz ainda o CAS que não lhe competia avaliar se existiu um esquema organizado de manipulação de controlo antidopagem no laboratório de Sochi, mas apenas avaliar a prova que sustentava, individualmente, as sanções aplicadas a cada atleta.
Já o COI entende que se por um lado existe a confirmação de que houve manipulação do sistema antidopagem nos JO de Inverno de 2014, razão pela qual se confirmou a punição de 11 atletas, por outro, a decisão de anular as sanções aplicadas a outros 28 atletas pode ter um «impacto sério na luta contra o doping». O COI relembra ainda que o Comité Olímpico da Rússia se mantém suspenso, pelo que estes atletas apenas podem participar - como neutros - nos JO de PyeongChang por convite do COI e que a decisão do CAS não implica automaticamente que irão ser convidados."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!