Últimas indefectivações

sábado, 14 de outubro de 2017

Sem complacências

"O Benfica até poderá não ser o clube mais poderoso do mundo - só um demente, em evidente estado delirante e sob o efeito de psicotrópicos, poderia afirmá-lo - mas é, indubitavelmente, o maior e melhor clube português.
Assim o dizem todos os estudos de mercado sobre adeptos de futebol aquém e além-fronteiras, o número de sócios, as receitas de quotização, patrocínios, bilheteira e merchandsing e o palmarés conquistado no conjunto das modalidades, nomeadamente o do futebol, mas não só. Só não é um axioma porque o futuro é incerto e talvez daqui a uns mil anos seja outra a realidade, embora me pareça bastante improvável.
Todos os portugueses atentos ao desporto o sabem. Só por fanatismo ou por um mecanismo psicológico de auto-defesa alguém poderá convencer-se do contrário. E, como tal, todos os que representam o Benfica sabem que, para os benfiquistas, as vitórias do clube são uma mera consequência da sua grandeza. A competência e o empenho até poderão ser exaltados quando se justifica, sendo, no entanto, considerados o mínimo exigível a quem tem a honra de envergar a camisola do glorioso.
Trocando miúdos, triunfar é normal, perder é desonroso. Tudo isto é pernicioso. Os nossos adversários invejam-nos, detractam-nos e cobiçam o tanto que conquistámos e conquistaremos. Parecem estar dispostos a tudo, sem olharem a meios, logo têm de ser denunciados e combatidos. 
Ignorá-los até poderá parecer salutar, mas fortalece-os. Não lhes poderemos dar descanso. Como, por exemplo, em meados dos anos 60, quando Paulino Gomes Júnior, então director do jornal, não poupou um presidente leonino durante semanas a fio por nos ter acusado, no Brasil, de sermos um clube xenófobo."

João Tomaz, in O Benfica

2 comentários:

  1. Onde é que andava este senhor há uma dúzia de anos atrás, quando o actual presidente do Benfica mandava uns bitaites iguais ou parecidos a este, relacionados com o Benfica??? "Dentro de 3 anos o Benfica será o maior do mundo." ou «A dívida do Benfica não assusta ninguém, deixem chegar o Benfica a 2011 e verão que o Benfica será um colosso europeu, para não dizer mundial.» ou ainda «Nos próximos três anos resolveremos todos os problemas do Benfica. Não faço promessas aos sócios.” Fraca memória destes bajuladores. Ridiculos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel,

    É a chamada retórica para o rebanho.
    Já nos coube a nós ter de levar com ela.
    Agora cabe aos nossos adversários.
    A propaganda de arregimentação.
    Quando as vitórias são recorrentes deixa de ser necessário dizer o que quer que seja.
    É o chamado 8 ou 80.
    E no futebol tal é um facto.
    Pelo pensamento da vitória há gente disposta a quase tudo.
    Revela bem o quanto os adeptos de futebol são manipuláveis.

    Quanto a mim, as vitórias são apenas um ponto de partida.
    Não servem de justificativa para erros de gestão.
    Como benfiquista espero do clube o melhor a cada dia e a humildade de se saber que podemos sempre ir mais além.

    Viva o Benfica!

    Redheart

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!