Últimas indefectivações

terça-feira, 27 de junho de 2017

Miserável

"É costume ler-se e ouvir-se que 'não há palavras' nas mais diversas situações. Estou em desacordo: A língua portuguesa é tão rica que há sempre palavras adequadas para descrever ou qualificar um acontecimento.
Por exemplo, sobre o Sporting-Benfica em hóquei, ocorrem-me 'escândalo', 'roubo', 'premeditação', 'favorecimento', 'golpada', 'vergonha', 'nojo' e todos os seus sinónimos. Também 'incompetência', embora logo de seguida da expressão 'não sejas anjinho'. Mas ainda que me as faltassem, sabendo que as línguas evoluem, poderiam utilizar 'rainhar' ou 'teixeirar', que figurariam rapidamente na gíria popular em detrimento das já gastas de tanto usadas 'gamar' ou 'fanar'.
Mas penso sobretudo em 'estupidez'. O Benfica deveria ter passado esta semana a festejar o tetracampeonato de hóquei em patins.
Há três anos, em Valongo, fomos vítimas de uma arbitragem miserável que nos sonegou que, então, não imaginei ser possível uma arbitragem ainda mais tendenciosa que essa, no entanto trata-se de Portugal, trata-se sobretudo de hóquei em patins, uma modalidade gerida à sticada pelos seus dirigentes federativos desde há largos anos.
E 'estupidez' porque estes dirigentes, medíocres e estúpidos por serem incapazes de se libertarem do fanatismo clubístico em prol do desenvolvimento da modalidade, não entendem que, encontrando-se limitado a Portugal, à Catalunha e pouco mais, o hóquei, sem o Benfica, ficará reduzido a coisa nenhuma. Depois bem podem ir jogar ao pau com os ursos - até já tem stiques - ou aos 'polícias e ladrões'. Duvido é que haja, entre os seus amigos, quem se disponha a fazer o papel de polícia."

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!