Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de abril de 2014

União

Benfica 2 - 1 Juventus

Mais uma vitória, com muito coração... e desta vez, o empurrão veio das bancadas. Ao contrário de outras ocasiões, e com o crédito de ser Campeão, os Benfiquistas nunca perderam a fé. E mesmo quando as forças estavam a faltar, o apoio não faltou... e a bomba 'rebentou'!!!
Independentemente do contexto, este jogo seria sempre complicado, como ficou provado hoje, a Juventus (a poucos jogos de se sagrar Tri-Campeã Italiana!!!) sabe jogar futebol, tem um plantel cheio de estrelas, com muita profundidade - ao contrário daquilo que jornaleiros têm tentado impingir aos Portugueses... -, e ainda têm um esquema táctico 'diferente' daquilo que estamos habituados, mas além das dificuldades impostas pelo adversário, foi visível que este Benfica, não está a 100%. Esta noite, faltaram 4 (+1) titulares (3 por lesão, Nico, Fejsa, Salvio, e 1 por opção: Lima - e ainda o Oblak), tivemos ainda 2 jogadores a demonstrarem desgaste: Enzo e Rodrigo (é obrigatório, não jogarem no Domingo), e assim não conseguimos ter a posse de bola, que normalmente temos na Luz... Como consequência as nossas grandes oportunidades, nasceram quase todas de contra-ataque, e durante muito tempo, não conseguimos sair da pressão alta da Juve... Após o 1-1, a Juve baixou a pressão, voltámos a ter bola, e rapidamente marcámos!!!
Tal como nós, a Juve merecia estar na Champions... aquele jogo em Istambul, adiado por causa da neve, acabou por ser equivalente à nossa derrota em Atenas. E hoje, além da qualidade, tiveram, mais uma vez, um grande aliado: o árbitro. O senhor Cakir já tem curriculum longo, com muitos casos nas competições europeias, mas tal como o Skomina, o Proença, entre outros, é protegido pelo poderes instituídos, fazendo regularmente favores aos mesmos poderes... E hoje, lá pagou mais uma factura!!! Nem vou perder tempo a falar do penalty sobre o Enzo, a dualidade de critério nas faltas a meio-campo, as faltas sucessivas sobre o Cardozo não assinaladas, a tolerância disciplinar aos Italianos, tudo isso somado transformou esta vitória, em mais uma vitória épica... menos emocionante que o jogo da semana passada com os Corruptos, mas muito mais difícil, até porque a Juventus, é mais forte que os Corruptos!!!
Praticamente todos os jogadores, tiveram ao mais alto nível... até o Artur esteve bem, naqueles pontapés de baliza demorados, era perceptível que a equipa precisava 'respirar'. Aliás o golo da Juve, nasce de uma falta marcada rapidamente pelo Pilro, que apanhou alguns jogadores de costas!!!
O Luisão e o Garay fizeram uma exibição monstruosa, jogámos quase sempre com 2 para 2, na nossa última linha... Vucinic/Tevez para Luisão/Garay, sem ninguém a dobrar... Não sei se na televisão, foi visível o tipo de marcação que o Benfica efectuou aos dois avançados da Juve, mas foi magnifica... é verdade que arriscámos muito nos foras-de-jogo, na 1.ª parte, o Fiscal deixou passar vários foras-de-jogo, e em Turim será ainda mais perigoso jogar da mesma forma...
O Maxi fez mais um jogo cheio de raça, e desta vez, não se esqueceu de defender... O Siqueira aproveitou o descanso proporcionado pelo Proença, e com pernas frescas foi dos melhores em campo... sendo que a táctica da Juve, passava muito por pôr o Pogba nas costas do Siqueira, o que criou muitas dificuldades, já que o André Gomes chegou atrasado algumas vezes, com o André Almeida a cobertura melhorou, mas como o André Gomes foi para o lugar do Sulejmani, o apoio do 'extremo' foi ainda menor...
O André Gomes e o Enzo foram obrigados a correr muito, o Enzo voltou a fazer um grande jogo, mas como disse anteriormente, está a precisar de descanso (mesmo cansado joga bem, mas fresco por jogar melhor!!!)... O André voltou à terra!!! Revelou-se demasiado macio nos despiques de bola, enervou-se, e pouca coisa lhe saiu bem...
O Markovic esteve muito bem no nosso melhor período, nas saídas para o contra-ataque esteve mesmo espectacular... e o Sulejmani enquanto teve pernas também jogou bem. Mas os dois sérvios têm características diferentes em relação aos nossos dois argentinos: Nico, Salvio. Em situações de um para um, com a bola no pé, o Marko e o Sulejmani não arriscam o um para um... O Nico e o Salvio, conseguem proteger a bola, ganhar faltas, receber a bola parados, e acelerar... e foi isso que falou hoje no ataque do Benfica.
O Cardozo fez mais um jogo de sacrifício, apesar do jogo ser na Luz, tivemos pouco jogo na área da Juve... ainda por cima os Centrais Italianos tiveram 'carta branca' para fazer tudo... A seguir ao André Gomes, o outro jogador que jogou abaixo das suas capacidades foi o Rodrigo. Fez as coberturas defensivas, foi importante tacticamente na marcação ao Pilro, mas não conseguiu aparecer em zona de remate... Repito: precisa de descansar.
Os 3 substitutos, entraram todos bem: o Almeida, fez uma marcação apertada ao Pogba, deu descanso ao Enzo na cobertura defensiva, e ajudou os Centrais nas 2.ºs bolas...; o Lima marcou, mais um grande golo, conseguiu segurar a bola, ganhou no corpo a corpo com os Centrais... tem que ser opção em Turim; mas o Cavaleiro é que abanou o esquema defensivo da Juventus... força, velocidade... Nesta altura da época, muitas vezes a frescura física faz toda a diferença, a maior parte das equipas, tem vários jogadores presos por arames, quando aparece um jogador como o Ivan, mesmo sem a qualidade dos melhores, pode fazer estragos...
A eliminatória está em aberto... mas como eu não sou ingénuo, duvido muito que a arbitragem em Turim, seja imparcial, e não será anti-caseira como a de esta noite, de certeza absoluta!!! Com o Rodrigo e o Enzo frescos, com o Lima no onze, com o Nico e o Fejsa de regresso, mesmo a jogar em 'inferioridade' numérica, temos tudo para passar à Final, mas teremos, mais uma vez, que ir buscar forças ao fundo do poço...!!!
Recordo-me da última eliminatória com a Juventus... também vencemos na Luz por 2-1, e depois fomos derrotados em Turim por 3-0 com um arbitragem do 'outro mundo'!!! Corruptos uma vez, corruptos para sempre... Aliás esta noite tivemos uma amostra daquilo que nos espera, quando o Maxi protege uma bola pela linha de fundo, o árbitro marca pontapé de baliza, e todo o banco da Juventus salta a protestar canto!!! Não sei se a bola bateu no Maxi, mas uma equipa que foi protegida durante 90 minutos por um Turco amigo do Platini, ter a coragem (descaramento) para protestar um Canto daquela maneira... é sinal da hipocrisia que vagueia por aqueles lados, e da pressão que vai existir para a semana!!!
Vamos que ter muito cuidado, com os passes para as costas dos nossos Centrais, suspeito que os fiscais de linha nem sempre vão levantar as bandeiras... Mas será muito difícil, mas mesmo muito difícil, que este Benfica, não consiga marcar pelo menos um golo, contra uma defesa, que hoje deu sinais de alguma lentidão, e de ser permeável, curiosamente, pelo meio!!! Temos também que mecanizar a nossa saída com bola controlada, hoje, fomos quase sempre apanhados em inferioridade numérica, junto dos nossos laterais, e irremediavelmente perdíamos a posse de bola...!!!
Não podemos ter mais olhos que barriga, a rotação no Domingo tem que ser feita, e tem que ser radical. André Almeida, Rúben Amorim, Cavaleiro, Cardozo, Jardel têm que jogar e mesmo o Djuricic deve ser opção... Se algum jogador da equipa B for chamado terá o meu apoio. Repito, a eliminatória Europeia está ao nosso alcance, mas vamos precisar de ser inteligentes... Se as coisas correrem mal na Taça da Liga, teremos sempre o Jamor, para fechar a época com a dobradinha...

6 comentários:

  1. Excelente análise, muito completa, muito objectiva, como é timbre deste blog. Para além do Enzo e do Rodrigo, outro jogador que precisa de descansar é o Maxi. Que jogue o Cancelo! Vamos ter esperança para quinta. A final é possível com muito sacrifício, entrega, coragem e cabecinha por parte de todos. Eu confio nestes homens.
    abraço, saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. O Cancelo não!!! Prefiro o Bruno Gaspar, mas pode jogar o André Almeida no lugar do Maxi... com o Rúben e o André Gomes, no meio-campo, já que o Gomes está castigado para Turim...

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Equipa para os corruptos:

    Oblak, A Almeida, Luisão (Steven V),Jardel, Siquiera, A. Gomes, R. Amorim, Djuricic, Cavaleiro, Sulejmani e Cardozo

    ResponderEliminar
  4. Talvez um dos melhores jogos da época! A Juve é uma grande equipa de futebol em que mistura a sacanice do futebol italiano e a classe de alguns jogadores. O Nosso Glorioso, apesar daquela "branca" que deu ao Jorge na 2ª parte ( empurrando o André Gomes para "qualquer lado"), jogou bem e o Enzo foi ENORME. Nada está ganho ou perdido, a primeira parte é nossa. Se o Gaitan jogar em Turim a "festa" é outra!

    ResponderEliminar
  5. Rossetti

    Concordo totalmente com o 11.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Velha Guarda

    Também achei estranho aquela decisão de 'empurrar' o André Gomes para a esquerda, e defensivamente podia ter saído muito caro...

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!