Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Com amigos assim...


"Já sei que muitos e muitas de vocês não vai gostar de ler isto, mas é a vida. E eu prefiro escrever sobre vidas reais a sobre a ficção que é o futebol português. É cada vez mais complicado entender o que passa pela cabeça de alguns dos meus colegas, amigos ou conhecidos que se dizem benfiquistas. Todos reagimos de forma diferente às vitórias, aos empates e às derrotas, mas o que tenho assistido nesta temporada é muito diferente do que já vi noutras épocas. E não se fica pela trabalho, corredores, café, mesa lá de casa, restaurante ou qualquer outro local onde me junte com várias pessoas alegadamente apaixonadas - com gosto, vá - pelo Glorioso.
Seja às segundas, depois da jornada de fim de semana, seja às quartas ou quintas, após os compromissos europeus, tenho chegado com curiosidade ao meu local de trabalho ou aos grupos de WhatsApp e redes sociais onde se discute o futuro da humanidade a cada segundo. Depois das vitórias, sete seguidas para o campeonato, tudo tranquilo, não houve muito conversa. Ouvi e li 'foi por pouco', 'aquelas substituições que demoraram' e até 'devíamos ter resolvido mais cedo'. Nada de euforias. Até se entende, porque o brilhantismo só a espaços tem surgido nas nossas exibições no futebol masculino.
Já quando aconteceram os desaires da Champions ou o recente empate no dérbi com o Casa Pia, até parece que o Sol voltou a brilhar em algumas vidas. É só uma desilusão, quando penso que algumas destas pessoas que conheço, quando abrem a boca ou soltam os dedos nos teclados, passam claramente por adeptos portistas ou sportinguistas sedentos de achincalhar o rival. Sabendo do meu optimismo irritante em relação ao SL Benfica, sou até criticado por dizer que nem um terço do campeonato está cumprido e por defender o treinador alemão ou qualquer avançado, ou lateral que não tenha cumprido com o que era esperado. Repito: sou criticado por apoiar o treinador e os jogadores do meu clube, nos momentos bons e nos maus, por adeptos que também são do meu clube. Tenho de viver bem com isso. Espero que eles e elas também."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!