Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

O colecionador de títulos


"No regresso a casa, Torcato Ferreira cumpriu a promessa de voltar a vencer o campeonato nacional

A partir de 1970, as transferências no hóquei em patins, que até aí eram residuais, passaram a ser bastante comuns, com os jogadores a transitarem entre diversos clubes, gerando enorme expectativa a cada defeso. No entanto, no verão de 1978, a atenção não se prendia com a contratação de jogadores, mas sim qual seria o próximo destino de Torcato Ferreira.
Após ter ganho o quarto Campeonato Nacional consecutivo pelo Sporting, o treinador anunciou a saída do conjunto leonino e da seleção nacional. A imprensa apressou-se a anunciar o seu novo clube: 'Torcato Ferreira no FC Porto'. O técnico desmentiu essa hipótese: 'Quanto a um convite do FC Porto, só o posso aceitar quando for reformado na Companhia do Gás, o que espero que seja em breve'.
Estando o Benfica sem conquistar o Campeonato Nacional desde 1974, o dirigente benfiquista Rui Guedes viu uma oportunidade e encetou contactos com o treinador: 'Foi incansável. Não me largou a porta. Não consegui resistir'. A 4 de Setembro de 1978, Torcato Ferreira foi apresentado oficialmente como treinador do Benfica, sendo a sua terceira vez ao serviço dos encarnados. Confiante, traçou objetivos ambiciosos: 'Fazer um trabalho em profundidade e ganhar a Taça das Taças e o Nacional'.
A temporada iniciou da melhor forma, com os benfiquistas a vencerem o Torneio de Abertura. Poucas semanas depois, temeu-se que a Taça de Portugal escapasse aos encarnados, após terem perdido por 5-1, na 1.ª mão das meias-finais, frente à Oliveirense. Contudo, com Torcato Ferreira até os caminhos mais sinuosos se tornavam ultrapassáveis: 'É verdade que vai ser muito difícil a passagem à final. Mas também não nos vamos esquecer de que o Benfica vai jogar em casa, o que é uma vantagem considerável. É neste pé que se encontra a turma orientada por Torcato Ferreira. (...) É difícil, mas não impossível'. Com uma exibição perfeita na 2.ª mão, os benfiquistas venceram por 14-1. Na final, nova goleada, vitória por 7-1 perante o FC Porto.
Seguiu-se o Campeonato Nacional, em que os encarnados protagonizaram uma campanha quase perfeita, perderam apenas duas partidas e conquistaram o título com 4 pontos de vantagem sobre o 2.º classificado, o FC Porto. Das competições disputadas pelos benfiquistas, escapou só a Taça das Taças, prova em que foram eliminados nas grandes penalidades. A imprensa ficou rendida à evolução da equipa comandada por Torcato: 'Dispensa qualquer tipo de apresentações, continua a ser 'apenas e só' o melhor treinador português'.
Saiba mais sobre um dos melhores treinadores de hóquei em patins do Clube na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!