Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Não esqueçamos Fejsa


"1. Por ocasião do 20.º aniversário do estádio do Benfica deste século XXI - sim, porque no século passado teve o Benfica muitas 'casas' diferentes e indiferentemente espalhadas pelas cidade de Lisboa -, foi oficialmente inaugurado o Mural dos Campeões, que homenageia 20 dos jogadores do Clube que atuaram na 'nova Luz'. A escolha dessas 20 figuras que fizeram história no estádio inaugurado em 25 de Outubro de 2003 foi entregue aos sócios do Benfica, que se viram convidados a votar de acordo com as suas preferências e paixões.

2. Foi grande a adesão à inciativa entregue à decisão popular, os sócios do Benfica votaram, e o resultado foi apurado. O Mural dos Campeões já foi oficialmente inaugurado pelo presidente do Benfica, que também figura naquela galeria exclusiva de atletas na sua condição do antigo jogador. Não pode ter deixado de ser um momento muito emocionante para Rui Costa pelo simbolismo de tudo o que lhe diz respeito, é é muito.

3. O voto popular foi respeitado, e lá está agora, na nossa casa, essa evocação prestada a duas dezenas de grandes futebolistas que atuaram de águia ao peito no nosso atual estádio. Naturalmente, há quem pense que outros jogadores também mereceriam, ou mereceriam mais, essa distinção, mas as decisões foram tomadas democraticamente, a obra está feita e é bem bonita.

4. No entanto, se me for permitida uma nota pessoal, faz-me falta Ljubomir Fejsa naquele Mural dos Campeões. Fejsa, o extraordinário centrocampista sérvio que jogou por nós de 2013 a 2020. Fejsa, que saiu do Benfica corado com 5 títulos de campeão nacional, 2 Taças de Portugal, 3 Supertaças e 3 Taças da Liga, não ficaria mal, está visto, no Mural dos Campeões do nosso estádio porque poucos mais conquistaram tantos títulos oficiais para o Benfica quanto ele.

5. Não está Ljubomir Fejsa representado nessa homenagem que os sócios do Benfica prestaram aos jogadores que fizeram a diferença nas últimas duas décadas benfiquistas de futebol, mas fica aqui recordado, nas páginas do nosso jornal, como um dos mais extraordinários campeões que as novas gerações de benfiquistas tiveram o supremo prazer de ver atuar.

6. Voltemos ao presente. Sem contar com o que se possa passar nos jogos dos nossos concorrentes, a verdade é que o Benfica será brevemente líder do campeonato nacional de futebol caso vença os seus dois próximos encontros do calendário que tem pela frente.

7. Já neste sábado, o desafio é em Chaves, e no domingo, 12, temos dérbi na nossa casa. São dois encontros que, na temporada passada, não correram bem ao Benfica. Que estes reencontros nos corram agora melhor, muitíssimo melhor."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!