Últimas indefectivações

sábado, 26 de março de 2022

Bancadolândia


"Amesterdão, 15 de Março de 2022. Mágico, o minuto 77 do embate com o Ajax catapultou o Benfica para os quartos de final da Liga dos Campeões, seis anos depois, e retificou a imposição do goleador Darwin entre os melhores dos melhores. Volvidos apenas cinco dias, o Estádio da Luz aplaudiu outra circunstância radiosa, que teve Rafa como protagonista. Uma gincana a alta velocidade resultou, no relvado, num incrível desenho coberto com as cores próprias dos lances e dos golos memoráveis. Dois instantes mediáticos que nutriram as reações, as análises e as extrapolações, mas que não encobrem o jogador do momento, pelo que trabalha, pelo que corre, pelo que agrega a atacar e pelo que adiciona a defender. Gonçalo Ramos é o nome!
Chamam-lhe dimensão física, eu prefiro a palavra 'oxigénio'. É muito isto, nos dois sentidos do jogo, que o jovem formado no Benfica Campus fornece ao coletivo, numa escalada que as estatísticas testemunham. Frente ao Estoril, registou a 10.ª titularidade seguida nesta temporada, alongando a sua melhor série na equipa A, facto que já o conduziu ao top 10 dos mais utilizados pelo Glorioso na corrente edição da Liga Bwin. O golo que apontou aos estorilistas foi o seu 7.º neste Campeonato e elevou-o ao top 3 das melhores marcadores dos encarnados na competição, ao fim de 27 jornadas.
As leituras táticas simplificadas ressaltam a duplicidade de Gonçalo Ramos, ou seja, 'o médio' quando a equipa, sem bola, aproxima linhas e manobra pela anulação de espaços, e 'o (segundo) avançado' sempre que o conjunto, em posse, se distende no interior das quatro linhas com o propósito de visar a baliza. Inegável, e comum às perspectivas, é que tem um raio de ação enorme, proporcional ao fôlego de maratonista com que brinda e cativa a plateia.
Os números deste Campeonato, não expressando tudo, dizem-nos muito sobre o que Gonçalo Ramos dá à equipa. Olhemos para alguns dados disponibilizados pela plataforma Wyscout: passes certos para a frente - 81,7% (100% com o Estoril); passes certos para o terço final - 86,2%; passes precisos para a grande área - 81%; recuperações no meio-campo no meio-campo ofensivo - 50,8%. Não há marcha-atrás possível: o futuro de Gonçalo Ramos na alta-roda do Benfica já começou."

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!