Últimas indefectivações

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Acolher!


"O êxodo continua. Mulheres, homens, crianças, novos e velhos, despojados de tudo, arrancados às suas raízes, clandestinos na própria família, escondidos de tudo e todos.
Perdidos no mundo, minados por nada saberem dos seus e tolhidos de os contactar pelo medo das duras retaliações.
Não consigo descrever melhor a situação humana em que os refugiados, todos os refugiados, se encontraram na fase de acolhimento. A única coisa que lhes aquece a alma é a segurança de um porto de abrigo, a comida quente, a certeza de viver mais um dia e a esperança, talvez, de um futuro. As noites, essas, revivem em pesadelos a angústia e a violência que, afinal, não ficaram para trás, antes parecem repetir-se uma e outra vez num ciclo eterno que de si afasta qualquer tipo de paz, mesmo momentânea.
Não é esta a condição humana. Não deveria ser a condição de ninguém! Mas é a condição de cada vez mais milhões de pessoas em todo o mundo, onde o radicalismo político-religioso, a economia do ilícito ou, simplesmente, a mudança climática põem a nu a fragilidade da condição humana.
Se tomarmos, cada um de nós, o tempo necessário para refletir sobre isto e nos imaginarmos na situação destas pessoas, rapidamente passamos do nó que se nos aperta na garganta para a necessidade de agir. Mas o que poderemos fazer? Acolher e saber acolher!
E isso, este Benfica universal sabe fazer e faz como ninguém!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!