Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Adeptos, sim, desde que tenham passaporte britânico


"Portanto, deixem-me cá recapitular para ter a certeza absoluta de que percebi bem. Portugal tem condições para organizar a final da Liga dos Campeões com adeptos nas bancadas, mas não tem condições para organizar a final da Taça de Portugal com as portas abertas ao público - e o leitor está surpreendido? Então? Até parece que vive em Portugal há meia dúzia de anos. Qualquer aluno do ensino primário que tenha estado presente na aula onde se aprendem os ditados populares é capaz de lhe explicar o motivo que justifica estas diferentes tomadas de posição: em Portugal, finais são apenas para inglês ver.
Temos de abrir a mente e estar disponíveis para perceber porquê. A presença de adeptos portugueses na final da Taça de Portugal não contribui para o comércio local. Preparamos o farnel em casa, pomos as bebidas todas numa geladeira e aí vamos nós. E os ingleses? Numa simples tarde na praia, um inglês de porte médio é capaz de enfrascar sozinho três barris de cerveja, quanto mais numa final da Liga dos Campeões. A 100€ cada barril de 20 litros, que a malta das roulottes não é parva. Para além disso, dinamizam o turismo. No final do jogo ficam todos cá a dormir, com sorte sem desarrumarem nada se já nem se lembrarem do hotel ou Airbnb onde marcaram reserva.
Quanto muito, talvez fizesse sentido haver adeptos na final da Taça de Portugal, mas apenas se fossem de nacionalidade inglesa. Não sei porquê não se avançou com a ideia, mas desconfio de que esteve em cima da mesa. Esta final ser jogada às 20H30 e não às 17H00 só pode ter uma explicação: não atrapalhar os ingleses no chá das 5."

Pedro Soares, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!