Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

SL Benfica 2019/2020: A análise do plantel ao detalhe

"Depois de uma época fracassada os jogadores entram de férias já a pensar no próximo ano. Como qualquer jovem aluno anseiam receber as suas notas (ou não). Esta temporada quem foram os melhores “alunos”? Quem surpreendeu e quem desiludiu? É isso que vão ficar a saber neste artigo.
Nota: Não estão incluídos jogadores que já deixaram o SL Benfica (RDT, Caio Lucas, Fejsa ou Cadiz). Para mim têm todos nota 1/10 (com excepção de Gedson) pois em nada (ou muito pouco) contribuíram para o “sucesso” da equipa encarnada.
Todos presentes? Vamos lá começar esta deprimente avaliação…. Aqui não há recursos. 

Guarda Redes
#99- Odysseas Vlachodimos
- 45 jogos e 47 golos sofridos
- Nota da época- 8/10
- Vlachomimos foi um dos melhores elementos do plantel encarnado, sobretudo antes da retoma. Valeu muitos pontos!

#1- Svilar
- Um jogo e zero golos sofridos (20 jogos na equipa B)
- Nota da época- 5/10
- Evoluiu muito na equipa B. Na próxima época deverá ser emprestado.

#72- Zlobin
- Sete jogos e sete golos sofridos
- Nota da época- 4/10
- Foi o segundo guardião ao longo da época, mas não cumpriu quando chamado. Svilar ultrapassou-o na hierarquia na recta final da temporada. Não deverá continuar no SL Benfica.

Laterais direitos
#34- André Almeida
- 27 jogos, quatro golos e cinco assistências
- Nota da época 6/10
- Uma época relativamente competente, marcada por alguns momentos de falta de atitude. Continua a ser muito curto para um clube como o SL Benfica.

#84- Tomás Tavares
- 26 jogos, zero golos e zero assistências
- Nota da época- 4/10
- Tomás Tavares foi um dos jogadores mais criticados nesta temporada. O miúdo tem qualidade, mas foi lançado às feras sem qualquer preparação. Precisa de crescer.

Defesas centrais
#6- Rúben Dias
- 49 jogos, três golos e três assistências
- Nota da época- 7/10
- Facilmente o melhor central do plantel. Teve alguns momentos menos bons, mas teve igualmente exibições de gala onde demonstrou estar a caminho do topo.

#97- Ferro
- 40 jogos, um golo e zero assistências
- Nota da época 4/10
- Ferro foi uma das desilusões da temporada. Cometeu muitos erros e pareceu sempre muito frágil perante a pressão do adversário e dos adeptos. Tem de melhorar muito.

#33- Jardel
- 19 jogos, zero golos e zero assistências
- Nota da época- 5/10
- Jardel cumpriu sempre que foi chamado a substituir Ferro. As constantes lesões continuaram a deteriorar a sua forma física e prejudicam a sua carreira. Um central útil

#38- Morato
- Um jogo, zero golos e zero assistências (17 jogos na equipa B e sub23)
- Nota da época- 6/10
- Esteve a bom nível na equipa B e nos escalões de formação. Para o nível de sénior parece estar ainda um pouco “verde”, no entanto tem qualidade.

Laterais esquerdos
#3- Grimaldo
- 41 jogos, um golo e sete assistências
- Nota da época- 7/10
- Grimaldo fez uma época positiva, mas cheia de latos e baixos. Os seus problemas defensivos foram expostos por uma equipa extremamente frágil e com um fraco processo defensivo.

#71- Nuno Tavares
- 15 jogo, um golo e quatro assistências
- Nota da época- 5/10
- Começou a época numa posição que lhe era estranha. J´a lateral esquerdo demonstrou alguma qualidade, mas mostrou ter igualmente algumas limitações técnicas graves. Mias um jogador que foi lançado ás feras sem qualquer preparação.

#22 Samaris
- 25 jogos, zero golos e zero assistências
- Nota da época- 3/10
- Quando um jogador é mais conhecido e adorado pelo que faz fira do que campo do que dentro dele algo está mal. Deixando de lado a “garra” e o “sentir o clube”, Samaris acrescentou sempre muito pouco à equipa.

#28- Weigl
- 21 jogos, um golo e zero assistências
- Nota da época 6/10
- Pra muitos Weigl é o culpado do descalabro da época (inacreditável), para mim Weigl é um dos jogadores com maior qualidade que passou cá nos últimos tempos. A bola nos pés do alemão nunca chora. Há muitos benfiquistas, que pouco ou nada percebem do desporto rei, que ainda não perceberam o jogador que têm nas mãos.

#61- Florentino
- 17 jogos, zero golos e uma assistência
- Nota da época 7/10
- A nota pode parecer elevada, mas sempre que Florentino esteve em campo…esteve muito bem. Isto torna ainda mais estanho o completo deperecimento das opções. Que estranha gestão do plantel… 

Médios Centro/Ofensivos
#49- Taarabt
- 36 jogos, um golo e três assistências
- Nota da época- 8/10
- Um dos melhores jogadores na primeira metade da época. Em muito jogos era o marroquino que remava sozinho contra uma maré de mediocridade. A sua anarquia táctica prejudicou algumas vezes a equipa encarnada, mas o que trazia ao jogo compensava.

#8- Gabriel
- 34 jogos, três golos e duas assistências
- Nota da época- 7/10
- Gabriel, como a maioria do plantel encarnado, fez uma primeira volta bem mais positiva do que a segunda. As lesões condicionaram muito o rendimento do médio brasileiro.

#19- Chiquinho
- 38 jogos, três golos e sete assistências
- Nota da época- 7/10
- Mesmo com todos os problemas de finalização, Chiquinho sempre foi a melhor opção para jogar atrás do avançado. Fez uma época bem positiva e mostrou ter qualidade para estes patamares. Como titular? Isso já não diria.

#86- Tiago Dantas
- Um jogo, zero assistências e zero golos (24 jogos na equipa B e sub23)
- Nota da época- 5/10
- Apesar de ter feito apenas um jogo, Tiago Dantas mais do que merece esta nota. O pequeno médio centro transpira qualidade e inteligência. No entanto, para alguns o que é preciso é raça, seja lá o que isso for, e poder físico. Uma injustiça para este pequeno génio…ponham os olhos no Puig

#92- David Tavares
- Dois jogos, zero golos e zero assistências
- Nota da época- 2/10
- Esta nota deve-se sobretudo á irresponsabilidade que o jogador vai demonstrando dentro de campo 

Extremos
#21- Pizzi
- 51 jogos, 28 golos e 19 assistências
- Nota da época- 8,5/10
- É verdade que o nível exibicional do jogador nem sempre foi o mais alto, mas a nível estatístico a época de Pizzi foi absolutamente estrondosa. Valeu muitos pontos ao SL Benfica. Um jogador decisivo. 

#11- Cervi
- 35 jogos, quatro golos e quatro assistências
- Nota da época- 6/10
- Cervi é um jogador muito esforçado, mas nunca passará muito disto. É um jogador muito útil a qualquer equipa, mas dificilmente terá qualidade para ser titular.

#27- Rafa
- 35 jogos, dez golos e sete assistências
- Nota da época- 6/10
- Rafa desiludiu muito, principalmente na segunda metade da época. O extremo português deveria ser um dos elementos mais importantes da equipa, mas não o foi. Ainda assim teve alguns momentos altos como a exibição em Alvalade.

#17- Zivkovic
- Quatro jogos, zero golos e zero assistências
- Nota da época- 0/10
- O profissionalismo decidiu aparecer só no final da época, vamos ver se se libra das más influências e percebe o talento que tem nos pés

#73- Jota
- 28 jogos, dois golos e três assistências
- Nota da época- 4/10
- Olhando para o número de jogos parece que Jota foi uma parte integrante do plantel, mas estas partidas não se materializam em minutos. É verdade que não demonstrou muito nas oportunidades que teve, mas também é complicado mostrar muito quando se entra sempre depois dos 90 minutos.

Pontas de Lança
#95- Vinícius
- 47 jogos, 24 golos e 13 assistências
- Nota da época- 9/10
- Vinícius chegou como o terceiro avançado na hierarquia, atrás de RDT e Seferovic. No entanto, o ponta de lança brasileiro foi claramente o melhor avançado e, arrisco-me a dizer, jogador dos encarnados. O melhor marcador do campeonato com mesmo minutos desde Eusébio e sem penalties. Que grande época.

#14- Seferovic
- 45 jogos, nove golos e cinco assistências
- Nota da época- 2/10
- Seferovic foi a grande desilusão da época. Depois de ser melhor marcador do campeonato, o avançado suíço não esteve nada perto de repetir o feito. Muitos golos falhados e pouca confiança culminaram numa época muito fraca." 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!