Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

A força do (des)Norte

"• Capítulo I
O FC Porto emitiu, na passada 3ª feira, um comunicado abordando diversos pontos que considerava serem relevantes. Para a sua massa adepta acreditamos que o sejam. No entanto, havendo lugar ao contraditório, está-se sujeito à análise e contra argumentação. E após a leitura do comunicado, não podemos deixá-lo passar em claro, tais são as mentiras e hipocrisias escritas.
Vamos então desconstruir o comunicado, ponto por ponto:
FC Porto - «É natural que uma instituição (SL Benfica) que alcançou os maiores sucessos num tempo em que tinha uma ligação estreita com a ditadura…»
A velha ladainha de que o SL Benfica é o clube do regime. Esta é fácil. Desde logo, o SL Benfica teve, no período do Estado Novo, vários presidentes oposicionistas ao regime. Félix Bermudes foi perseguido pela PIDE; no consolado de Tamagnini Barbosa, o clube chegou inclusive a estar em risco de ser encerrado pelo regime, por alegadamente estar tomado por “conspiradores”; Júlio Ribeiro da Costa teve de se demitir da presidência para que o clube não fosse mais penalizado pelo regime, dada a sua forte conotação política com a oposição, entre outros tantos.
Não obstante o olhar reprovador da PIDE, os órgãos sociais do SL Benfica sempre foram eleitos democraticamente. As eleições, bem como as Assembleias Gerais, eram até acompanhadas de perto pela PIDE.
O velho Estádio da Luz foi construído pelos Benfiquistas para os Benfiquistas, com aquilo que estes podiam contribuir, sem qualquer ajuda estatal e sem dívida. Quanto ao Estádio das Antas, em 1948 ainda não havia acordo entre o FC Porto e os proprietários do terreno. O problema ficou resolvido a 1 de Setembro de 1949, quando um despacho do Estado Novo mandou expropriar os terrenos. A partir desse dia, o estádio seria uma realidade e o ministro Frederico Ulrich receberia uma justa homenagem (medalhão com a sua imagem) pelos portistas que lhe ficaram bastante agradecidos, pois em 4 de Dezembro de 1949 o FC Porto tomaria posse dos terrenos das Antas. Nesse domingo inesquecível, o presidente do FC Porto, Dr. Miguel Pereira, proferiu um discurso de agradecimento, não esquecendo os cooperadores do Estado e da Câmara, os cooperadores anónimos e os do clube. Além do presidente do FC Porto, o ministro das Obras Públicas de Salazar falou também, sendo frequentemente interrompido por aplausos. Entre os aplausos anunciou também a concessão de 3000 contos para a obra se tornar realidade. Estavam, assim, reunidas todas as condições para que em 16 de Janeiro de 1950 se começasse a primeira fase da construção do Estádio das Antas. Pinto da Costa sabe perfeitamente a importantíssima ajuda do Estado Novo para a construção das Antas, até porque assistiu ao vivo à derrota do seu clube frente ao SL Benfica por 2-8, em 28 de Maio de 1952, data evocativa do golpe militar que permitiu a instauração de um regime autoritário, de cariz fascista em Portugal.
Foram vários os actos públicos de alinhamento fascista dos seus dirigentes, como sucedeu com Urgel Horta, duas vezes presidente portista, fervoroso membro da União Nacional, que não se coibia de esticar o seu braço direito evocativo de uma saudação nazi, na presença de António Oliveira Salazar. E o alinhamento não era apenas ideológico…
Na década de 40, o FC Porto classificou-se em 3º lugar no campeonato regional, o que significaria disputar a 2ª divisão. No entanto, o FC Porto fez-se valer dos seus homens no poder do “Estado Novo” para alargar a competição, evitando assim ser relegado para a segunda divisão (o que deveria ter acontecido).
O SL Benfica foi campeão europeu com jogadores que faziam parte dos movimentos de libertação das colónias, como Santana e Coluna. Naturalmente que Salazar se colou a estes êxitos para fins políticos, mas contrariado.
O primeiro hino do SL Benfica, criado por Félix Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi silenciado pelo regime.
A selecção nacional esteve 54 anos sem jogar num estádio do SL Benfica, e apenas 17 anos após a inauguração o Estádio da Luz, ou seja 1971, recebeu jogos das selecções, ao contrário de Alvalade, Antas e Restelo. Se fosse o Clube do Regime, porquê esta relutância em jogar na Luz?
Nos 20 anos (21 campeonatos) seguintes ao 25 de Abril, o SL Benfica conquistou 10 títulos, o FC Porto conquistou 9 e o Sporting CP conquistou 2. De 1933 a 1974 foram disputados 40 títulos, o SL Benfica venceu 20, contra 14 do Sporting CP, 5 do FC Porto e 1 do Belenenses. E o SL Benfica é que era o clube do regime?


FC Porto - «(uma instituição) que tem sido nos últimos anos dirigida por uma pessoa que já foi condenada por roubo e por um grupo de indivíduos que inclui um director jurídico que vai ser julgado por corrupção, um director do departamento de apoio aos jogadores preso por tráfico de droga e um director de futsal fugido durante nove anos à justiça»
Pois bem. Ano 2008, o FC Porto era condenado por corrupção na forma tentada, tendo visto ser subtraídos seis pontos, e o seu presidente condenado a dois anos. O FC Porto não recorreu, tendo acatado a decisão do Tribunal. Por outras palavras, assumiu a culpa, aceitou ser punido na justiça desportiva como clube corrupto que é e comunicou-o à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários. Notável e incomparável.
Acreditamos que o comunicado tenha tido o cunho do formalmente condenado Francisco J. Marques, pelo que importa referir o seguinte. Em Junho deste ano, o FC Porto (a SAD e o seu Director de Comunicação), foram condenados ao pagamento de 2M€ ao SL Benfica, no “caso civil” dos emails. Sim, falta a parte criminal e disciplinar. O FC Porto ficou ainda obrigado a entregar todo o material que tiver em sua posse (nomeadamente os emails), estando proibido de os divulgar. Diz a sentença que a "exibição dos emails assumiu uma lógica de clara propaganda (com anúncios de divulgação, pausas e suspensa artificial); depois se a finalidade era informar, raramente os emails foram exibidos mas apenas lidos, o que nunca possibilitou a público em geral a sua leitura total, não truncada, e crítica. Concluímos, portanto, que os réus não agiram na qualidade de jornalistas, mas sim de sociedades concorrentes".
É óbvio o patrocínio do FC Porto à campanha de divulgação dos emails. O palco principal foi o Porto Canal, o intérprete principal foi Francisco J. Marques, nunca esquecendo os amigos de Lisboa, autênticos palermas manipulados. Falta esclarecer o circuito da subtracção dos emails dos servidores do SL Benfica e o modo como chegaram à redacção do Porto Canal e ao computador controlado por Francisco Marques e Diogo Faria.
Podem dar as voltas que quiserem, a justiça está a decorrer e o seu tempo chegará.
Perguntamos: a Liga já desencadeou o processo para a descida de divisão do FC Porto? É o simples aplicar dos regulamentos. Mas há mais justiça, ou falta dela, para o FC Porto…


FC Porto - «Recordamos que não foram adeptos do FC Porto que partiram os dentes ao árbitro Pedro Proença ou foram condenados por agredirem um árbitro assistente em pleno jogo ou por ameaçarem o árbitro Jorge Sousa»
Janeiro 2017: Elementos da claque oficial do FC Porto, Super Dragões, invadem o centro de treinos dos árbitros na Maia, ameaçando e coagindo Artur Soares Dias;
Abril 2017: Tiago Martins, que havia apitado o Moreirense - SL Benfica, viu ser divulgado o seu domicílio profissional na página "Portal dos Dragões", onde era visível o recado endereçado aos Super Dragões. Convidamo-vos a analisar as arbitragens deste árbitro nos meses seguintes;
Abril 2019: Bruno Paixão sofreu ameaças de morte, vindas de adeptos ligados ao FC Porto. Já que o nome Jorge Sousa vem à baila, convém relembrar um dos episódios mais tristes e causadores de vergonha alheia, patrocinados pelo FC Porto. Estando nomeado para o SL Benfica - Santa Clara, eis que elementos ligados ao FC Porto vandalizam a casa do árbitro com mensagens pró-Benfica, tentando fazer passar a mensagem de que teriam sido adeptos do SL Benfica a fazê-lo. Mas cometeram erros, e esta situação foi exposta e clarificada aqui no Polvo das Antas.

Amanhã, dia 18, lançaremos o capítulo II. Pedimos que partilhem o artigo, de forma a que o mesmo chegue ao maior número de pessoas e possamos, juntos, desmentir veemente a estratégia do FC Porto."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!