Últimas indefectivações

sábado, 16 de novembro de 2019

Rigor e equilíbrio

"Falo do que sei - e, por vezes, é preciso dizer o que mais nos custa... - nos dias que vão correndo, cada vez menos o Jornalismo se vai concedendo a si próprio o respeito que, em democracia, lhe deveria ser atribuído. Nestes ambientes do Jornalismo Desportivo, então, em que hoje em dia, já de si, germinaram fulgurantemente tão diversas e desvairadas declinações conceptuais, nem sempre é fácil manter o equilíbrio de análise, e nem sequer, mesmo, a própria correcção de procedimentos a favor do que há de mais essencial na prática jornalística: o respeito pela verdade dos factos e as interpretações que deles devemos fazer, sem preconceitos ou estigmas.
Dir-se-ia que o exercício do Jornalismo de Redacção, sendo obrigatoriamente coligido e exercício em cenário de conjunção, vive, muito naturalmente, da tensão dialética que se estabelece entre o exercício da Liberdade individual e a integração de desempenhos dos jornalistas que, em ambiente colectivo, deve definir o estilo e a marca distintiva de cada órgão de informação.
No entanto, como é hoje bem patente, nos cenários de informação desportiva das televisões, dos rádios e dos jornais, essa prática do Jornalismo sério, que devia ser baseada em princípios tão primordiais, como a ética, e deontologia e o espírito da equidade, deixou de ser respeitada e vivenciada.
A cada dia, a cada jornada do campeonato, em vez da equidade, da deontologia profissional e da ética, campeiam os modelos despudoradas de campanhas negras, de insultuosas gritarias, de rumores insidiosos, de rematadas calúnias e de manhosas opiniões não fundamentadas, como até, de falsas notícias, tantas vezes bolçadas sob a capa dos mais abastardados pretextos de 'defesa' de clubismo, mas afinal completamente espúrios ao espírito do verdadeiro fair play desportivo...
Diante, em face das tristes realidades envolventes que são vergonhosos sinais do tempo corrente, mais orgulho sentimos que o nosso Jornal, ainda mais do que constituir um glorioso ícone do Clube, dadas as circunstâncias se esteja a afirmar como raríssimo bastião de acolhimento ao Jornalismo de verdade, considerando o rigor factual e o equilíbrio informativo que entendemos dever salvaguardar perante quem nos lê, em especial, perante os dedicados leitores Benfiquistas."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!