Últimas indefectivações

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

A Selecção e o risco dos tais 'big four'

"Fernando Santos é o que se pode chamar um treinador conservador. Não é pejorativo. Um treinador conservador é aquele que assume uma escola que procura evitar o risco e apostar, sempre, na racionalidade.
De facto, há um argumento indestrutível: o futebol já tem demasiados vectores imponderáveis, que não se podem controlar, para ainda se abdicar daquilo que é objectivo.
Muitos faltavam, de uma Selecção portuguesa no seu esplendor máximo, com a destemida entrada dos big four - Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo e João Félix. Nunca acreditei que num jogo quase decisivo, tal fosse possível. Fernando Santos não iria, nunca, descurar o equilíbrio da equipa. E por isso, também contrariando os mais afoitos, jogou com Danilo e não com Rúben Neves. E por isso também jogou com Gonçalo Guedes e não com João Félix.
O problema do futebol é que nunca alguém consegue ter razão antes do jogo. Se as coisas não tivessem corrido como correram, Fernando Santos estaria, agora, a ser fustigado pela crítica dos que nunca erram depois dos jogos jogados. Mas correram bem. A Selecção portuguesa não apenas ganhou como liderou o jogo e o adversário, apesar dos persistentes pessimismos de alguns analistas televisivos, que acham sempre que vendem melhor as suas ideias se disserem mal.
Eu acho que Portugal fez uma bela exibição. Plena de personalidade, paciente, madura, inteligente e com um indisfarçável toque de classe. Claro que se notaram algumas fragilidades defensivas, fruto de uma obrigatória mudança central. Nada que tenha enevoado uma jornada de sucesso."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: Extraordinário como apesar das evidências, continuam a 'vender' a ideia que o Bruno Fernandes está de um certo modo no mesmo nível do Bernardo, do Ronaldo ou do Félix!!! Inacreditável... Tudo isto depois de um jogo, onde perdeu a bola 16 vezes, 'assistiu' a Sérvia para um golo, não oferecendo nada à equipa... Neste momento, o velhinho Moutinho, o Renato, ou até o não convocado André Gomes, são melhores opções para aquela posição...!!!
E nem comparo com jogadores como o Rafa ou o Pizzi que no Tugão, tem muito melhores 'numeros' que o dito cujo!!!

1 comentário:

  1. Totalmente de acordo com o PS. Este lagartão mete nojo!!
    O BF tem números ao nível do CNS. Foram os próprios scouts ingleses que o disseram. E apresentaram números para o provar.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!