Últimas indefectivações

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Basquetebol 2019/20

"O Basquetebol recomeçou os treinos nas últimas semanas. O plantel teve várias saídas e várias entradas. Sendo que este ano houve também uma alteração à regra dos estrangeiros. Até ao ano passado só podíamos ter quatro estrangeiros. A partir de agora podem ser cinco. Está na altura de fazer uma avaliação do que aconteceu neste verão.

Base Organizador
Atletas: Aljaz Slutej, Rafael Lisboa e Toure’ Murry (ex-Piacenza, Itália-Serie A2) 
Saídas: Juan Cantero e Miguel Maria (CB Almansa, Espanha-LEB Oro)
Já desde da saída de Jesse Sanders que o clube tem tido dificuldades especiais nesta posição. Juan Cantero chegou a meio da temporada passada mas nunca foi muito constante com as boas exibições. A saída acaba por ser natural. Já no caso de Miguel Maria pareceu-me uma consequência do grande Europeu S20 B de Rafael Lisboa, onde foi o MVP da prova. Era preciso dar minutos aos jovem português, algo que dificilmente poderia acontecer com o Miguel no plantel. Toure’ Murry é um americano com bom tiro e bom drible. Tendo passado pela NBA onde fez 56 jogos entre 2013-2015. Aljaz Slutej terá os minutos que restar. Há já algum tempo que as lesões andam a travar a sua carreira.

Base Atirador
Atletas: Tomás Barroso e José Silva
Saídas: Jacques Conceição (Ovarense)
Eu não desgostava de Jacques Conceição. Aquilo que contribuía para o plantel era limitado, mas acrescentava alguma coisa. Na final contra a Oliveirense foi o único que soube defender bem o Travante Williams. Mas defender bem acaba por ser pouco. Tomás Barroso e José Silva são internacionais portugueses. Dada a qualidade do jogador médio português são jogadores com capacidade para fazer a diferença cá, principalmente pelo tiro exterior. Dada a quantidade de extremos de grande qualidade no plantel, não me espantaria que acabassemos por jogar com outros jogadores nesta posição.

Extremo
Atletas: Micah Downs, Fábio Lima e Betinho Gomes (ex-Trento, Itália-Serie A1)
Saídas: -
Aqui é a posição onde temos qualidade de sobra. O Betinho é O jogador mais espectacular que vi no Benfica. Aos 34 anos de idade ainda pode acrescentar muito ao Benfica pois é um jogador extremamente completo. Fábio Lima é, a seguir ao Betinho, o nosso melhor português. Micah Downs deixou bem claro no ano passado que foi o melhor jogador a passar em Portugal neste milénio. É uma excelente notícia a sua continuidade.

Extremo-Poste
Atletas: Damian Hollis (ex-Roma, Itália-Serie A2), Gonçalo Delgado e Arnette Hallman
Saídas: Álex Suárez (Iberostar Tenerife, Espanha-Liga Endesa)
Álex Suárez tinha tiro exterior, mas tirando isso não acrescentava muito à equipa. Damian Hollis é um jogador mais completo, que já conhecemos porque já tinha passado por cá há dois anos. Será particularmente interessante ver como é que Carlos Lisboa vai utilizar Hollis, Downs e Betinho. É que podemos alegar que estes são os três melhores jogadores do Campeonato. Arnette Hallman é um jogador muito combativo e numa equipa com tanto jogador capaz de fazer a diferença sozinho, ter um jogador mais de equipa é importante. Gonçalo Delgado é mais um jovem que o ano passado chegou a assumir alguma importância no plantel. Não se sabe bem que tipo de minutos terá, mas tem muito talento.

Poste
Atletas: Eric Coleman (ex-Oliveirense) e Gary McGhee (ex-Aris, Grécia-Ethniki A1)
Saídas: Cláudio Fonseca (Sporting) e Mickell Gladness (SeaHorses, Japão-B.League)
O Benfica fez uma coisa muito inteligente aqui. Ao poder ter cinco estrangeiros e sabendo que a maioria dos jogadores portugueses com qualidade acima da média não jogam a poste, o Benfica optou por ter dois postes estrangeiros. Algo que pode fazer muita diferença nos desafios com um jogo interior mais evoluído. Nós não precisamos de alguém que faça muitos pontos. Para isso já temos Hollis, Downs e Betinho. Precisamos de alguém que defenda e ressalte. Gary McGhee é um muro autêntico. Tem 2.08m, boa envergadura física, experiência em bons campeonatos e sem um historial de lesões graves. Eric Coleman não é tão alto, mas o ano passado mostrou que era o melhor poste do Campeonato. Tem muita explosão. Como poste suplente encaixa-se perfeitamente.

O Benfica está noutro Campeonato este ano a nível de qualidade. Agora é prová-lo. Quer no Campeonato, quer lá fora. Acho que a longo prazo o plantel irá acabar por encurtar. Temos 13 jogadores. Todos vão jogar. Mas se tivéssemos 11, não se notava muita diferença. Entre Zé Silva e Tomás Barroso, um deles poderá sair quando o respectivo contrato acabar e assim alocar o dinheiro noutra modalidade que precise, como por exemplo o Hóquei, que precisa de alguém para competir com Pedro Henriques na baliza ou o Andebol que tem uma primeira linha limitada a nível de opções."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!