Últimas indefectivações

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Nem tudo era ouro, nem tudo é lata...

"Depois do desaire frente a um FC Porto que actuou na Luz e um nível de Champions, o Benfica precisa de humildade para diagnosticar erros

uma semana, neste mesmo espaço, escrevi que o FC Porto jogava na Luz mais do que três pontos, porque precisava de dar sinais, essencialmente aos seus adeptos, de ter ultrapassado, futebolisticamente (financeiramente são outras contas, mais complicadas...) os danos do duplo desaire Gil Vicente / Krasnodar. A resposta não podia ter sido mais enfática, vencendo e convencendo no reduto do campeão nacional, numa tarde em que o FC Porto abordou o desafio com a convicção de quem decidiu tomar o destino nas próprias mãos.
Do ponto de vista das escolhas de Sérgio Conceição, que acertou em cheio no guarda-redes, a articulação Corona /Marega na direita é muito interessante e a chamada à titularidade de Romário Baró representa uma excelente notícia não só para os dragões, mas também para o futebol português. Outros problemas, num plantel de escassa profundidade, serão colocados ao treinador ao longo de uma época de múltiplas competições. Para já, Sérgio Conceição conseguiu tirar o FC Porto do buraco onde tinha caído e gritou bem alto que há que contar com a sua equipa nas contas do título.
Já Bruno Lage terá muito em que pensar, depois do desaire de sábado. Por exemplo, e para lá do desacerto no passe de jogadores habitualmente fiáveis como Ferro, Grimaldo, Pizzi e Rafa, três situações devem merecer a atenção do treinador encarnado: o regresso de André Almeida à direita da defesa só pecará por tardio; a ligação meio-campo / ataque feia por Raul de Tomas está a anos-luz da eficácia conseguida, em missão semelhante, quer por João Félix, quer por Jonas; e, last but not least, apesar da indisponibilidade de Gedson e Gabriel (a que pode juntar-se Samaris), não será despropositado o Benfica aproveitar os dias que faltam até ao fecho do mercado para encontrar um reforço para o duplo-pivot de meio-campo.
Consumada a derrota frente ao FC Porto, que actuou na Luz em modo Liga dos Campeões, a dúvida que passou a pairar sobre os encarnados reporta-se ao estado de prontidão para enfrentar os desafios da Champions, nomeadamente no processo de transição defensiva, que se mostrou muito débil.
Valerá a Lage a tranquilidade com que encarou a fantástica série de sucessos do Benfica. Só com essa serenidade chegará às boas soluções para o que vem a seguir.

(...)
Duque
Bruno Lage
Responsável por tantas vitórias do Benfica, esteve bem, na hora da derrota, ao reconhecer o mérito do adversário. Mas a verdade é que não conseguiu transmitir aos jogadores a mensagem certa e desde o primeiro minuto percebeu-se que o FC Porto tinha mais sede de vitória do que um Benfica de escassa convicção.

Duque
Frederico Varandas
Não será fácil, por um lado, a vida financeira do Sporting; mas, por outro, será muito difícil gerir, pior do que foi feito pelos leões, um dossier como o de Bas Dost. Para além de uma comunicação catastroficamente amadora, o Sporting vê partir, por tuta e meia, um jogador de trinta golos por época. Difícil entender...

Carvalhal é mais-valia para o futebol nacional
«Esta intenção visa apenas a celebração da amizade e do fair play entre colegas de profissão...»
Carlos Carvalhal, Facebook
Resumindo: cada treinador que vá a Vila do Conde recebe de Carvalhal, homólogo do Rio Ave, duas garrafas de Solar de Bouças, verde como as riscas do equipamento vila-condense. Longe vai o tempo em que Mourinho presenteava Ferguson com Barca Velha, quando viajava de Londres e Manchester. O espírito é o mesmo. Elevado. Oxalá se espalhe por cá, como fogo na pradaria...

Mourinho na berlinda em crise 'merengue'
O empate a uma bola, do Real Madrid, no Bernabéu, frente ao modesto Valladolid, colocou em xeque Florentino Pérez, que não conseguiu contratar (ainda?) Pogba ou Neymar, e não só. O nome de José Mourinho volta a ser falado para uma possível substituição de Zidane, muito insatisfeito com o líder merengue.
(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!