Últimas indefectivações

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Os 5 melhores jogadores portugueses a atuar ao serviço do SL Benfica

"O SL Benfica, pertencendo à elite do futebol nacional, sempre teve, nos seus plantéis, ao longo dos anos, alguns dos melhores jogadores do país. Foram jogadores que mudaram a história do clube, trouxeram glória, levantaram estádios e, acima de tudo, honraram o clube que representaram. Esta lista apresenta aqueles, que para mim, são os cinco melhores portugueses a actuar ao serviço dos encarnados.

1. EusébioEusébio da Silva Ferreira, ou Pantera Negra, é, sem qualquer dúvida, o melhor jogador português do SL Benfica de todos os tempos. Com um faro de golo inigualável, Eusébio é, ainda hoje, um dos maiores símbolos dos encarnados. Campeão nacional por 11 vezes em 14 temporadas, o Pantera Negra é ainda o herói da final da Taça dos Campeões Europeus de 1962, ao apontar dois golos. Em 15 anos de Benfica, marcou uns impressionantes 473 golos em 440 jogos. Um feito apenas ao alcance de um dos melhores jogadores não só do Benfica, mas de sempre.
2. José Águas O que se pode pedir mais a um ponta de lança do que golos? Pois, José Águas é aquilo a que se pode chamar o ponta de lança perfeito. Exímio na arte de marcar golos, Águas era elegante com a bola, não só nos pés, bem como na cabeça. Não lhe importava como é que entrava, desde que entrasse. Foi, por cinco vezes, o melhor marcador do campeonato nacional e fica na história dourada do SL Benfica por ser o capitão do Benfica versão bicampeão europeu, tendo apontado um golo em cada final. Foram 13 anos de Benfica, em que disputou 384 jogos e marcou uns impressionantes 379 golos.
3. Mário Coluna É o “Monstro Sagrado” do SL Benfica e isso, por si só, já explica a razão de estar nesta lista. Dono e senhor do meio campo encarnado entre as épocas de 1954 e 1970, Mário Coluna é um dos ídolos encarnados. Marcou nas duas gloriosas finais europeias, frente ao FC Barcelona e ao Real Madrid CF. Sem precisar da braçadeira de capitão, era líder dentro do balneário. Coluna era duro de roer dentro das quatro linhas e tinha a voz de comando imperial no terreno de jogo. Pelo Benfica, disputou 525 jogos e fez balançar as redes adversárias por 127 vezes.
4. Rui Costa Foi um futebolista português que, em Portugal, actuou apenas ao serviço do SL Benfica.
Nascido e criado na Luz, o médio rumou à Fiorentina após três anos de águia ao peito. Para a história fica o golo que Rui Costa marcou ao Benfica, com a camisola dos italianos, que o levou às lágrimas. 
Regressou, em 2006, para ser capitão dos encarnados e um dos melhores jogadores a actuar pelo clube. No total, realizou 177 jogos com o Manto Sagrado e apontou 29 golos.
5. Simão Sabrosa É, sem qualquer dúvida, um dos grandes capitães do SL Benfica e uma das maiores estrelas nacionais a jogar pelo clube.
Dotado de um talento inigualável, Simão fazia levantar o estádio com o seu pé direito, capaz de jogadas impossíveis. Especialista na cobrança de livres directos, destacava-se também pelas diagonais que fazia em campo. Representou o glorioso durante seis temporadas, em que disputou 230 jogos e apontou 93 golos."

5 comentários:

  1. O Rui Costa foi emprestado no inicio a um clube português!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que Simão e Rui Costa foram 2 dos grandes jogadores que actuaram no Benfica.

    Mas no top 5, antes deles, colocaria o João Vieira Pinto, João Alves, Diamantino, Humberto Coelho. Dos que não vi jogar penso que o Simões e o José Augusto também se sobreporiam.

    ResponderEliminar
  3. Deusébio
    Coluna
    Aguas
    Joao Vieira Pinto
    Diamantino

    ResponderEliminar
  4. A ausência de Chalanix dessa lista é um crime de lesa- Benfica.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!