Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Mais uma decisão do CAS

"O Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne (CAS) proferiu, na passada semana, decisão referente ao caso que opõe o Presidente da Federação da Palestina de Futebol, Jibril Rajoub, à FIFA.
Em causa estava a sanção aplicada pela federação internacional de multa e suspensão do dirigente por 12 meses, por declarações de incitamento ao ódio e à violência.
Em Maio de 2018, a FIFA aprovou um pedido apresentado pela Federação de Futebol de Israel para disputar um jogo amigável entre as selecções masculinas A de Israel e da Argentina em 9 de Junho de 2018, em Jerusalém.
Poucos dias antes do encontro, a 3 de Junho de 2018, Jibril Rajoub expressou opiniões negativas na comunicação social sobre tal jogo e incitou ao ataque ao jogador Lionel Messi e a que fossem queimadas camisolas com o seu nome. Em consequência, a selecção argentina não viajou para Israel e o jogo nunca aconteceu.
Após abertura e condução de um processo disciplinar, os órgãos disciplinares da FIFA entenderam que a conduta de Jibril Rajoub consubstanciava uma infracção prevista no artigo 53 do Código Disciplinar da FIFA, por incitar ao ódio e à violência e sancionaram o dirigente nos termos acima descritos.
Depois de levar em consideração todas as provas e todos os argumentos apresentados, o CAS constatou que, não havendo razões formais nem materiais que levassem à alteração das sanções aplicadas as mesmas deveriam ser confirmadas por não se revelarem em desproporcionais face à gravidade dos actos cometidos por Jibril Rajoub.
Mais uma decisão que comprava que no desporto ou a propósito dele não há - não pode haver - lugar a manifestações políticas e muito menos de incitamento ao ódio ou à violência."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

1 comentário:

  1. E cá pelo burgo, nada contra quem canta SLB...SLB...filhos da p..a ??? Se é verdade que aqueles que cantam, têm a perfeita noção do que é ser "Filho de P..a" , por o serem eles mesmo, também é verdade que NINGUÉM , da FPF. ou da LIGA é contra… O Benfica, por inação, permitiu que se instalassem o que eu considero autênticas manifestações de ódio anti-Benfica.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!