Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Formar para vender?

"Agora que estamos no defeso, vale a pena recordar o essencial: o futuro não é um negócio como os outros. Por vários motivos, mas o principal é que a sua racionalidade não está na geração de riqueza, no lucro ou na criação de emprego. Nunca esquecer, o propósito de um clube é vencer títulos e, como isso, satisfazer e alargar a sua base de adeptos.
Já se está a ver onde é que quero chegar. O Benfica tem tido a estratégia correcta: num futebol globalizado, a um país semiperiférico, com poucos recursos, resta-lhe a apostar na formação. É mesmo a única forma de se manter competitivo e gerar recursos suficientes para poder continuar a investir. Sem formação, os clubes portugueses estão condenados a definhar financeira e desportivamente.
O Benfica dos últimos tempos é um caso de sucesso na aposta estratégica na formação. De tal forma que se torna fastidioso enumerar os jogadores do Seixal que vingaram. A questão é que uma parte significativa vingou sem ter tido sucesso significativo com as camisolas do Benfica (Bernardo Silva e João Cancelo são os exemplos mais evidentes de vendas erradas e prematuras). É neste sentido que quer o lema escolhido - 'formar a ganhar' -, quer as sucessivas afirmações de Luís Filipe Vieira, sugerem uma mudança de estratégia: Desta feita, o objectivo da formação é, naturalmente, promover a sustentabilidade financeira, mas, de igual modo, garantir que o Benfica vence com base na formação (ao ponto de se fazerem promessas de um Benfica europeu, construído no Seixal=.
Neste contexto, a vontade de vender João Félix - e o entusiasmo não escondido com os valores das ofertas - é não só errada, como totalmente ao arrepio do que o Benfica anuncia. Por vários motivos.
O primeiro dos quais é que, estando ainda longe de ser um dos melhores jogadores do Mundo, João Félix é, claramente, um jogador muito diferenciado e, juntamente com Bernardo Silva, aquele com maior potencial entre os saídos do Seixal. Um Benfica europeu só será possível se o clube for capaz de reter talentos como João Félix.
A prioridade neste momento deveria ser mostrar que Félix deve ficar e fazer todos os esforços nesse sentido, em lugar de revelar entusiasmo com os valores astronómicos das ofertas. Tanto mais que do ponto de vista do jogador, uma saída prematura, ainda para mais para um clube com um modelo de jogo desadequado às suas características (é o caso do Atlético Madrid de Simeone), é um erro para o próprio."


PS: O Pedro está confuso, o que acaba por ser normal no meio deste circo mediático: o Benfica não quer vender o Félix, não vi, nem li nenhum membro da SAD mostrar entusiasmo pelos supostos €120M... bem pelo contrário!!! Aquilo que se está a preparar, é uma rescisão unilateral do contrato, por parte do jogador e não o contrário... são coisas diferentes!

6 comentários:

  1. Caro Abidos,

    O teu PS por muito que seja sustentado em palavras, não encontra reflexo nas acções e pensamentos. E se os últimos podem ser de cada um, já cá andamos todos há tempo suficiente para lermos bem o não verbal.

    ResponderEliminar
  2. Em relação aos pensamentos, de facto eu não sou telepata, portanto não posso argumentar, agora em relação às acções, factos são factos: uma venda de um jogador, não é igual a um clube 'bater' a cláusula de rescisão, como disse no PS, não são a mesma coisa...
    Na saída do Oblak, não me recordo de alguém culpar a Direcção do Benfica! E o que se está a passar é exactamente a mesma coisa... Aliás, com o Oblak, os adeptos ficaram claramente 'chateados' com o jogador...

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Caro Abidos,

    A razão está do teu lado. Sei que não precisas de defesa, mas a verdade é que o Benfica cometeu um erro ao pensar que ninguém bateria a cláusula de 120M.
    Agora há que aprender, e ir gerindo as expetativas dos atletas, do clube e dos sócios, e preparar a subida das cláusulas sem grande algazarra.

    CARREGA BENFICA TRINTA E OITO!

    NENÉ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo; se o AM paga 6MEuros/Ano o JF tinha de sair; o Benfica só tinha de esticar a cláusula até ao valor q o AM podia pagar; foi o q foi feito.

      Eliminar
  4. Caro anonimo, subir para quanto? O valor da rescisão também tem consequencias práticas, como por exemplo os salários, com 120 vais buscar alguns JF.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!