Últimas indefectivações

domingo, 19 de maio de 2019

SL Benfica - CD Santa Clara

"Era o jogo do título. Estádio estava cheio e a equipa altamente motivada. As condições estavam lá todas. O 37 confirmou-se. E a festa foi tão linda. O Santa Clara apresentou-se na Luz num 4-4-2 que muitas vezes se convertia num 4-5-1 nos momentos defensivos, baixando um dos avançados para junto dos médios. A estratégia resultou durante 15 minutos, até Seferovic ter mais um momento brilhante nesta temporada. Umas notas sobre o jogo.
1. Haris Seferovic. Dois golos. Nada mau para quem “só falha golos dados”. Os dois golos de ontem não tinham nada de fáceis. No primeiro consegue abrir um espaço de alguns metros entre o Fábio Cardoso e o lateral esquerdo, pede a bola, Samaris coloca-a lá perfeitinha e foi só dominar e marcar. À ponta de lança. No segundo consegue ganhar a frente ao central e finaliza de primeira com o pé esquerdo de novo. Dois golos muito bons. Não era qualquer ponta de lança que os marcava.
2. João Félix. Está cada vez mais adaptado a esta posição. É um jogador essencial para a criação dos espaços dada toda a mobilidade que consegue dar ao jogo. Félix, aos 19 anos, acaba uma época com 20 golos. Absolutamente épico. Ontem voltou a fazer o gosto ao pé. Tudo começa num momento em que Seferovic vem atrás para distribuir jogo para ala esquerdo, Grimaldo cruza, o corte sai incompleto, Rafa domina, finta dois jogadores, vai tentar passar a bola pelas pernas do terceiro, mas a bola sobra para Félix que tira o defesa que tem à frente e fuzila na cara do guarda-redes.
3. Rafa. Outro jogador com uma época absolutamente surreal. Na minha opinião, o MVP do Campeonato, por todo o dinamismo que dá ao Benfica, por todos os desequilíbrios que consegue criar, por todas as fintas, por todos os contra-ataques, por todos os momentos defensivos, por todas as assistências e por todos os golos. Ontem foi mais um. Félix abriu na direita, André Almeida cruza, Seferovic cabeceia de raspão, o defesa bloqueia e bola sobra para Rafa que só tem que encostar. Rafa é daqueles que tem que fazer a carreira no Benfica.
4. Andreas Samaris. Tem a assistência para Seferovic, mas o jogo dele foi muito mais do que isso. Raramente falhou um passe e esteve imperial nas dobras tampando muitos contra-ataques que o Santa Clara tentou. Ainda bem que renovou. É um jogador essencial neste sistema de Bruno Lage.
5. Jonas. Soou a despedida. Jonas entrou a chorar, a equipa tentou por tudo que ele marcasse. Foi mesmo um dos jogadores com mais remates (4). Vamos esperar pela confirmação. Mas uma coisa é certa. Com mais uma época ou menos uma época, Jonas é dos maiores craques que vestiu a camisola do Benfica neste milénio. Apenas comparável ao Simão Sabrosa. As vénias que recebeu ontem no Estádio ao longo do jogo foram merecidas.
Está feito. A época terminou. Foi atribulada mas foi um grande sucesso. Ao contrário de nos últimos anos, partimos para o verão com mais certezas do que questões. Há espaço para melhorar o plantel, mas o esqueleto está construído. Acredito que tenhamos 6/7 entradas e o mesmo número de saídas. Mas o 11 inicial não vai mudar muito. Vamos ver quem conseguimos segurar entre Rúben Dias, Ferro, Alex Grimaldo e João Félix. Esta equipa, sob orientação de Bruno Lage pode conseguir muita coisa.
O futebol acabou. A equipa deve voltar aos trabalhos ali no início/meio de Julho. O primeiro jogo marcado, para já, é o Benfica - Chivas a 20 de Julho (deve haver jogos antes disso). Nós vamos continuar por aqui a seguir as novidades do plantel e agora a dar uma especial atenção às modalidades. Temos playoff de Futsal e de Basquetebol, Taça de Portugal de Hóquei em Patins e ainda as competições femininas. Há muito título por conquistar no Benfica nesta época. Viva o Benfica!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!