Últimas indefectivações

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Senhor Vitorino

"Por Barcelos escutaremos esta semana, como a história nos ensina, o clamor do seu famoso galo, suplicando - é a palavras exacta - e, uma vez mais, por justiça

1. Ontem jogaram os grandes do futebol português. O primeiro e o segundo estão empatados em pontos, tal como os terceiros e quarto. Vamos ter no topo e nos lugares de descida uma disputa imensa e intensa. Em Braga o Futebol Clube do Porto ganhou num estádio difícil e num jogo disputado, muito renhido e com alguns momentos polémicos. Em Chaves o Sporting venceu numa partida com expulsões e tensões e em que os leões encostaram ao Braga em termos de uma acesa disputa e numa liga que parece que vai ter uma quente discussão para lá dos relvados. Na Luz o Benfica ultrapassou, com uma inesperada dificuldade, o Tondela e manteve a confortante igualdade pontual em relação à equipa liderada, com fervor, por Sérgio Conceição. E, por Barcelos, escutaremos esta semana, como a história nos ensina, o clamor do seu famoso galo, suplicando - é a palavra exacta - e, uma vez mais, por justiça. A justiça dos homens. Que sempre se espera e deseja e que, por vezes, é sujeita a alguns entraves em razão de novas angústias que a não conquista de pontos suficientes provoca. É tudo, afinal, uma consequência de vários milhões de euros. Na liga primeira são muitos. Na segunda liga quase não são nenhuns. E esta diferença é abissal. Como correrá, suspeita-se, se se concretizar a Liga dos Campeões 1 e a Liga dos Campeões 2. Mas isso daqui a poucos anos. Por ora cada jornada é uma final. Para os do topo e para os de baixo. E aqui estão muitos nomes, muitas Sad's, muitos emblemas e... muitos Presidentes que se sentem preocupados. Alguns deles com razão... para a íntima preocupação!

2. Saberemos ao final da noite da próxima quarta-feira quem serão os finalistas da edição deste ano da Taça de Portugal. O Futebol Clube do Porto está já com pé meio na final do Jamor. Em Alvalade o Benfica parte com uma curta vantagem e Bruno Lage tudo fará para conquistar a presença na sua primeira final como treinador principal. Mas o Sporting de Frederico Varandas procurará a sua segunda conquista nesta época desportiva. Teremos muita emoção nestas segundas mãos desta edição da Taça do futebol de todos. Sendo a prova rainha do futebol português é também aquela que não estará sujeita, acredito, às necessárias e urgentes reflexões acerca dos quadro competitivos do futebol português. Importa pensar e decidir acerca das competições que devemos ter. Tendo a consciência que as que temos não servem e devem ser objecto de rápida reformulação. Por questão de sustentação e em razão de uma acrescida competitividade. E esta reflexão tem de ser feita por impulso da Federação, o envolvimento da Liga e das Associações, a participação dos jogadores e dos treinadores - esta semana reunidos no seu Fórum! - e, também, o conhecimento das soluções que outros futebóis desenvolveram e implementaram. E, aqui, permitiam um especial cumprimento à Federação e à sua iniciativa 'Executive Talks', que amanhã trará à Cidade do Futebol o Presidente do Barcelona Josep Maria Bartomeu.

3. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!