Últimas indefectivações

segunda-feira, 1 de abril de 2019

SL Benfica - CD Tondela

"Duas coisas diferentes hoje. Não é a mesma pessoa de sempre a escrever isto e digo já que estive no estádio e ainda não revi o jogo, só o resumo. Posso estar errado em várias coisas porque a situação não foi de todo calma, nem agora está ainda e a minha razão pode ainda não estar no lugar, mas vou tentar o meu melhor. Vamos lá.
O Benfica voltou hoje a fazer uma coisa que me irrita solenemente mas que parece ser característica do clube e não do treinador. Complicamos jogos fáceis e fazemos simples jogos difíceis. Isto parece contra todas as lógicas mas hoje mais uma vez se viu. Recebemos uma equipa desesperada por pontos e em vez de sermos ponderados e ir tentando que o golo ia surgir certamente pois estávamos a fazer tudo certo decidimos ter cabeça quente e deitar tudo a perder.
O Benfica que eu vi entrar em campo na primeira metade da 1ª parte ou pouco menos que isso foi um Benfica organizado, preparado para o autocarro que aí vinha e uma equipa de entrega e com vontade de ganhar.
O Benfica que vi a partir daí foi um mau regresso aos inícios desta época de uma equipa desorientada, sem soluções e a desaprender de jogar.
O Benfica entrou muito forte, criou oportunidades mas a certa altura com a frustração da bola não entrar e da arbitragem, coisa que odeio falar mas acho necessária neste caso, ter tido influência também nessa frustração e não ajudar à causa complicámos um jogo em casa contra uma equipa que está a lutar para se manter. O que interessa no fim são os 3 pontos e as minhas arritmias. Uns destaques.
Ferro – Eu adoro o Rúben Dias. Adoro mesmo. Principalmente desde aquele discurso que teve no balneário quando era capitão da B e foi um orgulho enorme vê-lo estrear o ano passado. Mas o Ferro, para mim neste momento é claramente superior ao Rúben. A entrega, a facilidade como tira algumas bolas e a maturidade com que se faz a certos lances é incrível. A defesa do Benfica neste momento deve muito a ele. Melhor jogador para mim, não fosse o dr. Seferovic ter aparecido de emergência. 
Jonas – Não esteve no seu melhor hoje. Eu vi a gala do Benfica, emocionei me no seu discurso e pareceu me até em tom de despedida. Eu acho que Jonas já teve os seus melhores dias ao serviço do Benfica e que não regressarão novamente. Com muita pena minha acho que não voltaremos a ter o Jonas melhor jogador do Benfica nos últimos 10 anos, vamos ter no máximo o Jonas um avançado decente com uma técnica acima da média. 50% de Jonas ainda é um grande jogador, mas de o Seferovic estiver a 100%, penso que a solução terá sempre de passar por este último.
Seferovic – Eu quando era puto tinha muitas otites e lembro me de várias vezes ter que ir parar de urgência ao hospital e outras vezes irem médicos lá a casa. Desta vez teve de se chamar o Dr. Seferovic ao domicílio da Luz para curar dois males. O dos jogadores do Tondela que passaram de terem lesões incuráveis a toda a hora e a maior calma nas reposições de bola a levantarem se num ápice e de refilarem com jogadores do Benfica a repor a bola em campo. O outro, era a inaptidão e a falta de remates que estávamos a ter na frente. Mais uma vez decisivo, é indiscutível a importância que Seferovic tem neste Benfica. Precisamos dele nesta última fase. Muito.
Taarabt – Se me dissessem há 3 meses que o Taarabt ia entrar e mudar o rumo a um jogo do Benfica eu teria me rido na vossa cara com direito até a perdigotos. Se me tivessem dito a época passada que Seferovic e Taarabt iriam ser decisivos numa jornada eu ter vos ia ido internar pessoalmente porque temia pela vossa sanidade mental. Já tinha uma Adele preferida, agora tenho um Adel. Entrou com o gás todo, mostrou espírito de sacrifício, toque de bola, qualidade de passe e visão de jogo. Foi ele que mudou o ritmo de jogo naquela altura em que pareciam todos apáticos e sem saber bem onde ir. Foi decisivo hoje, já tínhamos dito que até ao fim do campeonato e não vai ser caso único. Até ao fim vai dar muito jeito.
Rafa – O Rafa mede 1,7m. Está na média portuguesa mas para jogador de futebol está abaixo, até o Pizzi lhe chama anão. Os pulmões têm de lhe ocupar mais de 90% do corpo certamente. Só isso explica que Rafa tenha feito o último jogo quase todo da selecção, e mesmo assim hoje voltou com a mesma vontade, a mesma energia e o mesmo fôlego. Por isso não entendi muito bem a sua substituição hoje, a equipa perdeu depois de ter saído. Criou boas oportunidades na 1ª parte.
Samaris – Se a equipa perdeu com a substituição de Rafa, com a de Samaris parece me evidente. Estávamos desesperados para marcar golos, saiu ao intervalo, mas depois disso demos o meio campo de barato, os jogadores do Tondela jogaram o que quiseram com o espaço que quiseram no meio campo e deixámos de conseguir ter bola. Má decisão aqui parece me. Apostámos mais no ataque mas descurámos esta posição que está no centro das transições. Samaris é Benfica com todas as forças que tem, renovem com o homem.
Odysseas – Muito se crucificou Odysseas. E ainda se discute se é GR ou não. Já nos custou pontos, é verdade, mas também já nos valeu bastante. Hoje tem pelo menos uma com a ponta dos dedos que não fosse ele tinha entrado. Tem também uma boa saída onde tira a bola a um jogador do Tondela com os pés. Já nos custou pontos, já nos valeu também. Hoje foi dia deste último, ainda bem. 
Arbitragem – Com a introdução do VAR passámos a ver várias coisas novas. Uma delas é os fiscais em dúvida de fora de jogo deixarem a jogada correr e se for golo vão ao VAR ver se é ou não. Hoje vimos uma coisa inédita. O fiscal não assinala fora de jogo, deixa o jogo correr e 10s depois sem mais nada se passar e já depois dos jogadores terem corrido para a bola assinala o fora de jogo. Uma espécie de lei da vantagem do fora de jogo. Bruno Lage falou disto na conferência dizendo que contribuiu para o aumento da frustração dos jogadores e eu também não entendo. Ou deixa a jogada correr, ou assinala logo quando acha que é fora de jogo. Este intermédio de fora de jogo com lag é estúpido. Teve influência no jogo, e quando isso acontece, é uma má arbitragem.
Nós – Pá, pessoal, isto é uma opinião minha, mas senti o estádio hoje muito apático, pelo menos até à entrada do Taarabt. O inferno da Luz não esteve presente na maior parte do jogo, e num jogo onde era essencial. Não só apático, crítico de maneira prejudicial. Estávamos ainda mais nervosos que os jogadores e isso não pode ser. Bruno Lage pelo menos 3x se levantou do banco para pedir apoio às bancadas de tão morto que aquilo estava, até assobios aos jogadores do Benfica durante o jogo hoje. Até as claques (“não são claques, são goa”, não vou ter essa discussão hoje, tou cansado) que muitas vezes aqui já elogiamos, hoje acrescentaram pouco ou nada, pelo menos deu me essa sensação do meu lugar, posso estar errado, mas penso que não. Temos de confiar que temos bons profissionais que sabem o que estão a fazer e que estão a trabalhar bem e nós podemos fazer a diferença. Hoje podíamos ter feito muito mais. Sou contra todos aqueles que criticam as pessoas no estádio por fazer isto ou aquilo por achar que não há uma maneira certa de ver a bola, mas porra, também não desajudem, assobiar a meio com tudo em aberto não ajuda ninguém. Nós também somos importantes nisto, precisamos de mostrar isso.
Hoje abanámos porque somos muito verdinhos ainda. Temos jogadores muito jovens e um treinador sem grande experiência nestas fases de maior pressão psicológica. Isso não quer dizer que sejam menos capazes de conseguir o que queremos. Já mostraram que sabem jogar futebol, Bruno Lage já mostrou que sabe mais disto que nós todos juntos mas nesta altura tem de haver também uma coisa, talvez a única coisa em que Rui Vitória era bom, que é na gestão da emoções e expectativas dos jogadores e da equipa. Estão a assumir a pressão de estarem na frente e de terem um desejo tremendo de serem campeões, e foi por isso que desesperaram com a frustração de não conseguir marcar, isto tem de ser gerido e os jogadores acalmados e tem de ser feito trabalho a este nível. Só isso explica o jogo de hoje. Bruno Lage tem também de se assumir como estandarte de base desta equipa e ser forte o suficiente para aguentar e fazer aguentar tudo a nível psicológico. A fibra de campeão também tem muito disso. Eu acredito que consegue, isto também faz parte da aprendizagem.
Tivemos um revenge of the 90’s no jogo do norte, festa que parece recorrente nestas última jornadas mas a festa rival que o Benfica continua a organizar, o revenge of the Tetra tem andando mais forte. Esperemos que continue a estar assim. Faltam 7. Nenhum deles vai ser fácil, mentalizem-se disso. Vamos sofrer. Vai haver muita injustiça. Temos de provar que somos melhores que tudo isso já que não conseguimos controlar o resto. Nós também vamos ser precisos nesta última fase.
Foi uma pena Ricardo Costa não ter ido ter com os NN ou com os Diabos para celebrar como fez com os SD no jogo contra o Porto. Uma boa oportunidade perdida, mas fica para a próxima.
Hoje foram mais 3 pontos, um ataque de coração e o início da lenda de Taarabt. Venha o Sporting, temos uma taça de Portugal para ganhar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!