Últimas indefectivações

domingo, 7 de abril de 2019

Leis (do futebol)

"Em Março, a International Football Association Board (IFAB) realizou a sua 133.ª Assembleia Geral Anual (AGM) onde se discutiram e aprovaram relevantes alterações relativamente ao uso do VAR, com dados recolhidos de todas as competições onde o sistema está presente.
O IFAB determinou uma definição mais precisa e detalhada para mão na bola, em particular no que diz respeito às ocasiões em que uma mão na bola não deliberada ou acidental poderá ser sancionada de acordo com as leis do jogo. Por exemplo, um golo marcado directamente da mão ou braço (ainda que acidental) e um jogador marcando ou criando uma oportunidade de marcar um golo depois de ganhar a posse ou controlo da bola através do uso da sua mão ou braço (mesmo que acidentalmente) não é validado ou admitido.
O IFAB também determinou quando um jogador é substituído tem de deixar o campo de jogo na linha de limite mais próxima e foram tomadas decisões quanto aos cartões amarelos e vermelhos por má conduta dos dirigentes e técnicos das equipas.
Outras alterações incluem medidas para lidar com os jogadores avançados que causam problemas na muralha defensiva da outra equipa, alterando o procedimento de bola parada.
Foram ainda exaltados o impacto e o sucesso significativos que o VAR tem tido, tendo sido afirmado que o sistema trouxe mais imparcialidade ao jogo sem qualquer interrupção significativa do mesmo.

Estas novas regras irão suscitar, no futuro, questões relevantes do ponto de vista de justiça desportiva, pelo que têm inegável projecção não só no jogo jogado mas, também, no sistema jurídico-normativo do Direito do Desporto."


Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!