Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de abril de 2019

A lesão do Gabriel

"A extensão da lesão de Gabriel já é conhecida. O jogador vai ficar de fora as próximas 6 a 8 semanas, o que indica que provavelmente está de fora para o que resta da época. No plantel sobram agora 7-8 médios centros. Quais as melhores duplas de médios centros que temos disponíveis agora? 
1. Taarabt e Samaris. Taarabt ainda mal se estreou, mas as sensações que deixou na equipa B e que tem deixado na equipa A não podiam ser melhores. É dos melhores jogadores do plantel a nível técnico. Nota-se pela qualidade de passe, recepção e outros tantos pormenores que deixa em campo. Tem um bom passe longo, como Gabriel, e tem também a capacidade de transporte de bola. Contra o Sporting esteve muito ativo defensivamente, conseguiu alguns desarmes e teve uma pressão intensa. Neste momento parece-me o substituto ideal de Gabriel. Sobre Samaris, não há nada a dizer. Já devia ter renovado.
2. Florentino e Gedson. Por exclusão de partes parecem-me a dupla de médios que melhor alternativa oferece a Taarabt e Samaris. Gedson é dos jogadores que mais vezes sai do banco com Bruno Lage. É um box-to-box puro. Falta-lhe um upgrade na qualidade de passe e alguma energia. Florentino é um destruidor com boa qualidade de passe. Imagino os dois a serem titulares contra o Frankfurt já na próxima semana. Mas vejo também algum potencial em duplas como Samaris-Gedson ou Florentino-Taarabt. Só não vejo em Samaris-Florentino porque a equipa perde alguma qualidade ofensiva.
3. Krovinovic e Zivkovic. Parece que já ninguém se lembra que a melhor parte da época passada foi com Krovinovic no meio e a segunda melhor parte foi com Zivkovic. Caso algo aconteça com Gedson e/ou Taarabt, parece-me os dois vão discutir a chamada. Neste momento o sérvio parece-me partir ligeiramente à frente. Zivkovic tem estado tapado pela bela época que Pizzi e Rafa estão a fazer e só por isso não tem tido mais minutos. Já Krovinovic ainda está longe da forma do ano passado. Muito lento, quer em movimentos, quer a passar a bola. Prendeu demasiado o jogo na Croácia. Mas sem a pressão de estar a lutar por um lugar, como aconteceu contra o Zagreb, talvez consiga estar melhor.
4. Fejsa e Pizzi. Na eventualidade de algum cataclismo, Fejsa e Pizzi são os homens que se seguem. Fejsa não pode jogar neste meio campo do Benfica. Compromete na totalidade a construção de jogo. O jogo do Sporting não foi uma excepção. Fejsa sempre construiu jogo com Rui Vitória e Jorge Jesus entre os centrais, numa construção a três, de frente para a baliza. Agora, sempre que recebe a bola e tem um adversário pelas costas é uma afilição desnecessária. Pizzi está bem na posição onde está. Não precisa de ser adaptado aqui. Logo, por motivos diferentes, parecem-me as últimas alternativas a ser utilizadas no centro do terreno.
Assim sendo, acredito que na Feira no Domingo jogue Taarabt e Samaris e na Luz na quinta-feira a seguir jogue Florentino e Gedson ou Taarabt. Faltam pelo menos 9 jogos até ao final da época, eventualmente 12. Vamos ver se não temos mais nenhuma surpresa."


PS: Eu apostava na dupla Tino-Samaris e o Taarbat no lugar do Rafa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!