Últimas indefectivações

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Vermelhão: Festa molhada... com um final feliz!!!

Benfica 2 - 1 Guimarães


Posso estar enganado, mas acho que foi a primeira Final da Taça de Portugal, no Jamor, molhada!!! Apanhei muitas 'molhas' na antiga Catedral, mas muito sinceramente, hoje não estava à espera...!!! Ao intervalo, a única coisa que o pessoal à minha volta pedia, era: prolongamento, não!!! Mas depois de tanto sofrimento (nas bancadas), não trazer o 'Caneco' para casa, seria muito frustrante... Felizmente, o espírito inquebrável desta equipa, mais uma vez, não deixou mal... mesmo com aquele desperdício maquiavélico, que levou o jogou até ao último 'segundo'!!!
Como era expectável, a estratégia e atitude do Vitória, foi bastante diferente do jogo da Luz... E com o relvado pesado, o Benfica teve muitas dificuldades em ultrapassar os obstáculos.
A 1.ª parte, foi penosa... com o Vitória muito fechado, procurando os ataques rápidos com bolas para o Marega e o Hernâni... e um Benfica pouco 'activo' e pouco criativo... Com o adversário a ser quase sempre mais rápido sobre a bola... Os lances mais perigosos, foram quase sempre nas 'bolas paradas'!
Não sei se foram os cânticos, que os Tetracampeões foram brindados na ida para o balneário, mas de facto o Benfica, entrou a 'matar' no 2.º tempo... Dois golos, e até podiam ser mais!!! Velocidade, jogo entre-linhas... boas combinações, na direita e na esquerda e no meio...!!!
Com 2-0 senti a Taça na 'mão', o Vitória estava controlado... o Pizzi já andava a pressionar o guarda-redes... Na jogada que dá o Canto, que acaba com o golo do Vitória, já tinha avisado: o Filipe Augusto já devia ter entrado...!!! Terá sido um erro do Rui Vitória, e depois com 2-1, era mais perigoso retirar o Jonas...
O Ederson tinha acabado de receber assistência... ficou mal na fotografia... e relançou o jogo, desnecessariamente...!!!
Mesmo assim, com o Guimarães a acreditar no empate, o Ederson teve pouco trabalho... na parte final, a bola andou quase sempre perto da baliza do Vitória, com os jogadores do Benfica de forma muito sádica a falharem golos atrás de golos...!!! Só no último livre, inventando, pelo Huginho é que o 'coração' apertou, mas o Ederson resolveu!!!
O Salvio foi considerado o MVP... creio que o Toto e o Pizzi foram os nossos melhores jogadores, principalmente na 2.ª parte. Mas mais uma vez, foi o colectivo que ganhou... com mais um jogo de enorme sacrifício do Cervi!
29.º Taça de Portugal (sim, é o 29.º 'caneco'... não faz sentido 'separar' o Campeonato de Portugal da Taça de Portugal, são a mesma competição...), a mais molhada de sempre!!!
Nas últimas épocas, têm sido várias as Finais onde o 'grande' é derrotado, pela equipa teoricamente menos favorita! O 'segredo' deste Benfica, além do tal espírito de conquista... esteve na excelente condição física que o Benfica chegou a este final de temporada, ao contrário do que aconteceu por exemplo no ano da derrota para este Guimarães... e mesmo na vitória sobre o Rio Ave no Jamor, o Benfica estava fisicamente de rastos... ao contrário deste ano!!!
O facto do Jonas e o Jiménez terem feito somente 'meia-época' devido às lesões... o mesmo se pode dizer do Grimaldo e do Fejsa... e até o Cervi devido à rotação da Ala esquerda, não tem muitos jogos em cima... Tudo somado, um Benfica mais solto do que o costume no final da época... E hoje, contra este adversário, se a equipa tivesse debilitada, num relvado tão pesado, não teríamos vencido...
Ainda não revi o jogo na televisão, mas nos dois lances de 'bola na mão' dentro da área do Guimarães, parecem-me bem decididos... Na lesão do Fejsa, será sempre 'complicado' o VAR 'aconselhar' um Vermelho... Mas mais uma vez, ficou provado, que mesmo com um VAR, os critérios completamente diferentes vão continuar... perdi a conta aos Cantos mal assinalados, sempre para o mesmo lado... inclusive no golo do Vitória!
Já no recente Benfica-Estoril, Hugo Macron Miguel fez uma arbitragem no geral positiva, mas nos últimos minutos lá tentou empurrar o Benfica para trás... Hoje, não marca a falta sobre o Filipe Augusto, descarada... e logo a seguir marca a última falta do jogo, por muito menos, dando a oportunidade ao Guimarães de outra 'bola parada' para a nossa área!!! Devem ser 'tiques'!!!!
Uma nota sobre a organização: a Mata do Jamor, está cada vez mais pequena!!! E as complicações são cada vez mais... algumas completamente desnecessárias! Continuo sem perceber porque é que os Benfiquistas não ocupam o Topo Sul, onde está o maior Parque do Estádio!!! Além de continuarem a 'fechar' os acessos aos Parques, com lugares vagos lá dentro...!!!
E já agora, tivemos que ouvir o hino do Vitória... e o do Benfica?! Não passou porquê?!
Final de mais uma grande época, com o Triplete de títulos (Supertaça, Taça de Portugal, Campeonato Nacional) sendo a 11.ª Dobradinha (Campeonato, Taça). Pessoalmente, estou a precisar de umas férias... O Benfica não nos tem dado descanso, temos ganho, mas quase sempre com sofrimento até ao último segundo... Foi tentar saborear as férias... Não vai ser fácil, pois a silly season, promete ser muito atribulada!!!
Daqui a alguns dias, irei escrever um artigo sobre o planificação do plantel da próxima época, apesar desta onda de vitórias, temos que ter cuidado... neste momento existem muitas variáveis para calcular o que irá acontecer, mas existem alguns sinais preocupantes!!! Não podemos 'baixar' a guarda, na próxima época, só o Campeão tem lugar assegurado na Champions....

2 comentários:

  1. Valeu a pena a grande molha. É sempre um prazer ver o Benfica conquistar troféus.

    E sim, são mesmo 29 Taças de Portugal ao contrário do que o clube oficialmente diz. Espero que a maioria dos benfiquistas respeite a história do Benfica e do futebol nacional.

    ResponderEliminar
  2. Para mim o corte com o braço no chão é sempre falta porque o jogador do Guimarães deliberadamente deita-se para tentar o corte com as pernas mas falha porque o centro sai atrasado. só os guardas redes podem fazer a mancha ;)

    O Benfica teve sempre o jogo controlado e só pecou por ter algum deslumbramento . Importante mais uma vez os jogadores mais experientes a corrigirem os companheiros quando necessário. Luisão serenou as tropas depois do golo sofrido e Sálvio deu reprimenda no Raul por se estar a armar em parvo quando já tinha amarelo.

    Agora que se venda bem e se compre ainda melhor :)

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!