Últimas indefectivações

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A diferença entre líder e seus rivais

"Andrew Lang, conhecido escritor escocês do século XIX, disse um dia: «Alguns usam a estatística como os bêbados usam os postes: mais para apoio do que para iluminação». Tentarei, pois, um pequeno apoio estatístico que, ao menos, nos possa iluminar as razões pelas quais FC Porto e Sporting se debatem com tão pobre início de campeonato.
Dois pontos comuns e essenciais: a preocupante falta de afirmação nos jogos fora de casa. É aí, aliás, que reside a grande e marcante diferença para com o actual líder, Benfica.
O Benfica fez cinco jogos fora da Luz e ganhou-os, conquistando os 15 pontos em discussão, com um resultado total de 11 golos marcados e apenas dois sofridos.
Olhemos para o FC Porto e vejamos a decisiva diferença. Tal como o Benfica, o FC Porto também realizou cinco jogos fora de casa. Porém, dos 15 pontos em discussão conseguiu apenas oito. Desperdiçou sete!
Muito pior, porém, está o Sporting. É quase incompreensível que, com o plantel de que dispõe, possa ter conseguido unicamente uma vitória (e por 1-0, com o Paços de Ferreira). Nos outros três jogos, dois empates e uma derrota. No total, um score negativo de 5 golos marcados e 6 sofridos, que o colocam (como visitante) atrás de equipas como o Chaves (recém-chegado à Primeira Liga) ou o Rio Ave, que tem o mesmo registo em pontos, mas consegue empatar em golos (4-4).
A diferença entre o líder e os seus mais directos rivais está, pois, e de forma clara, na atitude competitiva nos jogos fora de casa. O que pressupõe, para FC Porto e Sporting, um défice de personalidade e de confiança."

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!