Últimas indefectivações

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Os problemas de Rui Jorge

"Portugal poderia apresentar uma Selecção de luxo no Torneio Olímpico de futebol, no Rio de Janeiro, em Agosto, mas o mais provável é que Rui Jorge tenha de recorrer a jogadores que em circunstâncias normais não figurariam numa primeira (ou numa segunda) lista. Isto porque, ao contrário do verificado em 2012, a FIFA não avançou com qualquer norma que obrigue os clubes a cederem os seus profissionais para esta competição, ou seja, deixa que cada clube tome a opção que entender. A posição deste organismo é compreensível: 2016 não é apenas um ano de Campeonato da Europa,joga-se igualmente a Copa América, significando isso que um número elevado de clubes europeus já tem muitos dos seus principais jogadores cedidos a selecções. Se o arranque dos trabalhos vai ser mais complicado devido às férias a que os atletas terão direito, pós Euro e Copa América, agora junte-se a isso a ausência de muitos outros que a partir de 20/21 de Julho estariam a preparar os Jogos Olímpicos (e onde poderiam ficar até... 21 de Agosto). Impraticável.
Por estes dias não faltará o coro que enche a boca a cada quatro anos com o "espírito olímpico", mas nem esses podem ignorar o óbvio: o futebol é a única modalidade colectiva geradora de milhares de milhões que fica sistematicamente prejudicada com o calendário olímpico. Utilizar na mesma frase "espírito olímpico" e "um milhão de euros/mês" não faz qualquer sentido. E no entanto esse é o salário de vários jogadores que alguns seleccionadores gostariam de levar ao Rio de Janeiro. Mas são pagos pelos clubes, não pelas federações... Os clubes que lhes pagam não os poderiam utilizar em Agosto, por exemplo, nas eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões. Faria algum sentido?
Exemplos práticos só no caso português: olhando às últimas convocatórias (Sub-21 e olímpicos), Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e Hélder Costa (todos do Monaco) se fossem aos JO falhariam a 3.ª pré eliminatória e o playoff de acesso à Champions; Rúben Neves, Sérgio Oliveira e André Silva (FC Porto) não jogariam o playoff de acesso à Liga dos Campeões; e o Sporting, já agora, iria arrancar para a Liga 2016/17 com pouco mais de metade do plantel. Repito: impraticável."

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Já agora...assim só a titulo de curiosidade...será praticável para o Benfica? Este ano não se joga a...Super Taça...o srº jornalista esqueceu-se, é normal não estando lá a sua equipa de eleição.Dá para falar em tudo e ainda num par de Botas, tudo menos do TRICAMPEÃO!!!!

    ResponderEliminar
  3. O Sporting sem Supertaça nem pré-eliminatória das competições Europeias é a equipa que em teoria seria menos prejudicada, mas este assunto só ganhou relevância quando o Benfica assumiu que não vai dispensar os seus jogadores...

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!