Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de novembro de 2022

O futebol adapta-se!


"O futebol é um jogo verdadeiramente universal, envolvente e abrangente como nenhum outro na história. É como se operasse nele, e através dele, uma espécie de globalização de uma modalidade, que abrange a um tempo a prática desportiva, o sentido de pertença, de comunidade e de identidade. Por isso, este jogo fantástico não deixa ninguém indiferente e não pode ele próprio, naturalmente, ser indiferente a ninguém.
Nesta caminhada ao longo da história e muito particularmente dos séculos XIX e XX, o futebol cresceu em abrangência social para chegar ao século XXI com a ambição de um ser totalmente inclusivo. Na verdade, hoje as sociedades evoluídas e os cidadãos exigem ao futebol que seja verdadeiramente de todos, que combata a exclusão, que promova a igualdade de género , os direitos humanos, a tolerância entre os diferentes ou a acessibilidade de todos independentemente das barreiras que tenham de ultrapassar.
Por isso, se é verdade que a história da humanidade é a história da adaptação da espécie, não é menos verdade que também o futebol enquanto atividade humana fundamental soube sempre, sabe a saberá adaptar-se."

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!