Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

11 em 11 !!!


"Após 3 dias de bloqueio por parte da Meta (Facebook), a pedido da Liga de Clubes Portuguesa, por ter feito uma publicação com o fantástico e espetacular golo do Rafa, na época passada - golo de costa a costa no Estádio da Luz - voltamos ao ativo.
Na verdade o que nos fez confusão, foi o facto de com essa publicação, estarmos a dar maior visibilidade ao que de bom se faz no nosso campeonato. Mas ao facto de, pelos vistos, a Liga de Clubes tem um entendimento diferente. A tal Liga de Clubes do Pedro Proença, que diz que conseguia vender os Direitos Televisivos por 300 milhões.
Para surpresa nossa - ou tal vez não - o entendimento da Liga e das Autoridades Portuguesas sobre a promiscuidade existente entre FC Porto e Portimonense, também é diferente da restante sociedade. Vejamos:
É uma piada já com alguns anos, mas que está sempre atual. Dois amigos encontram-se e um deles pergunta:
- Então, estás bem? O que é que vais fazer hoje?
- Vou ver o FC Porto-Portimonense.
- Ah, sim? Contra quem?
Tem graça e, na verdade, sintetiza bem o que tem sido a relação entre dois clubes “amigos” que têm reforçado laços, nos últimos anos, de uma forma – digamos – altamente suspeita.
De tal forma que, em maio de 2021, foi público que a Polícia Judiciária estava a investigar suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais em negócios que envolviam as duas SAD, a do FC Porto e a do Portimonense, na sequência de “transferências de jogadores, empréstimos financeiros cruzados e repartições avultadas de comissões por vários empresários”, conforme foi relatado, então, por diversos órgãos de comunicação social.
Não é caso para menos. Há episódios nesta relação entre FC Porto e Portimonense que, de facto, nem o mais fervoroso adepto – de um ou do outro lado – consegue explicar.
Por exemplo: alguém ainda se lembra que Danilo Pereira (hoje no PSG) transferiu-se do Marítimo para o FC Porto, mas que os dragões pagaram, nesse processo, 2,8 milhões de euros… ao Portimonense?
Alguém ainda se lembra, também, de outras buscas nas SAD de FC Porto, Portimonense e de um empresário de futebol, igualmente em maio de 2021, quando o Ministério Público pretendeu apurar se tinha havido crime de propagação de doença, alteração de análise ou de receituário – numa altura em que estava em causa o teste que Nakajima realizou para viajar (para os Emirados Árabes), suspeitando o MP que o tenha feito já infetado com covid-19?
São tantos os jogadores que têm feito a viagem Porto-Portimão ou Portimão-Porto nos últimos anos (alguns com escalas pelo meio) que os próprios adeptos do FC Porto já se confundem e não sabem, hoje, se a sua equipa principal é melhor “alimentada” pelo Portimonense ou, como deveria ser, pelo FC Porto B. A lista de trocas, compras, vendas e empréstimos é longa: Galeno, Paulinho, Ewerton, Irhene, Manafá, Rafa Soares, Gleison, Maurício, Bruno Costa, Jackson Martinez, Fede Varela, Inácio, Chidera Ezeh, Ryuki, Yahaya, Mata, Nakajima, Abraham Marcus e, até, Imbula – esse craque que o FC Porto comprou ao Marselha por 20 milhões.
Até o atual treinador da equipa B do FC Porto, António Folha, fez a sua estreia como técnico principal… em Portimão, claro.
E há, nesta longa história de amor, muitos outros “detalhes” que importa recordar. Theodoro Fonseca, desde logo. É o acionista principal do Portimonense (é também acionista do FC Porto) e foi, como é sabido, peça fundamental – há cerca de 15 anos – na vinda de Hulk para o FC Porto. Theodoro, por “coincidência”, tem um filho que, enquanto jogador, também passou… pelos dois clubes. Aparece, atrás, na longa lista de atletas que vestiram as duas camisolas: Ryuki. Mais precisamente, Theo Ryuki. Terminou a carreira na temporada passada, nos sub-23 do Portimonense, com 27 anos. Passou a acompanhar o pai… no agenciamento de jogadores. Há ainda aquele “detalhe” de um célebre penálti desperdiçado por Jackson Martínez, em pleno Estádio do Dragão, já na segunda parte de um FC Porto-Portimonense que não saía, na altura, de um teimoso 0-0.
Está igualmente fresca na memória de todos a polémica decisão de Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, em prescindir praticamente de todos os titulares na última visita ao Dragão (derrota por 7-0), numa tarde em que até deu para estrear jogadores na I Divisão e pôr em campo alguns “meninos” da equipa de sub-23. Samuel Portugal, guarda-redes dos algarvios, está hoje a um passo de assinar pelo FC Porto. Será apenas o próximo capítulo numa longa história que não vai ficar por aqui. Ah, já agora: Samuel Portugal (ótimo guarda-redes) foi também um dos que ficou de fora na última visita ao Dragão. Não fosse o rapaz estar inspirado…
Mas no entanto, e porque gostamos muito de mostrar o melhor que em Portugal se faz, em termos de futebol, deixamos este grandioso golo marcado por Enzo Fernandes, na esperança de desta vez usem esta públicação para promover e conseguir os tais 300 milhões em o Pedro Proença acredita. Nós não acreditamos..

PS: Desde que voltou à I Divisão, em 2017, depois de longa ausência no escalão principal do nosso futebol, o Portimonense, já com Thedoro Fonseca, defrontou o FC Porto em 11 ocasiões (10 para a Liga, 1 para a Taça de Portugal): 11 derrotas."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!