Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Ugurcan Çakir | Muralha turca a caminho da Luz?


"Achas O Turco Superior A Vlachodimos?

É opinião (quase) unânime que não é por causa da baliza que o SL Benfica tem dificuldades em ganhar jogos e conquistar títulos. Aliás, Vlachodimos é responsável por ter salvo o clube encarnado em vários jogos com as suas defesas milagrosas.
Ainda assim, e depois da saída de Svilar, o terceiro guarda-redes, é necessária a contratação de mais um guardião. Tendo o SL Benfica fechado há dias João Félix, guardião de 19 anos proveniente da Académica de Coimbra, é quase certo que irá atuar no lugar deixado vago pelo belga nos B do clube da Luz. Fica por isso uma vaga por preencher no plantel de Schmidt.
Talvez por isso, ou talvez pela falta de confiança em Helton Leite ou mesmo em Odysseas, surgiu o nome de Ugurcan Çakir. 26 anos, titular do campeão Trabzonspor e da seleção turca, é um guarda-redes completo e seguro.
À semelhança de Sadiq, ponta-de-lança do Almería, Çakir é cobiçado por outros clubes europeus. Os 82% de rácio em defesas/remate, atestam a qualidade do turco que mede 1,91 cm.
Vlachodimos partilha curiosamente das mesmas medidas, não sendo por isso este o fator que diferencia ambos. Mas sendo Çakir o guarda-redes da liga turca que sofre menos golos por jogo, consegue aliar uma grande segurança aérea, aqui sim um dado que Odysseas nem sempre tem cumprido.
E pelos vídeos que tive a oportunidade de ver, percebi que é muito seguro nos cruzamentos laterais e nas bolas paradas, momentos chave no jogo e onde o SL Benfica tem pecado ultimamente.
Outro fator que parece estar do lado de Çakir, em comparação com o atual titular da baliza encarnada, são as bolas longas. Tendo Ederson como referência mundial, Çakir é dos guarda-redes com maior taxa de sucesso em colocações de bola longa, e este é também um momento do jogo em que o Benfica falha muitas vezes.
Na minha opinião, e salvaguardando também uma possível saída do grego, que já demonstrou no passado vontade de sair do clube, Çakir seria uma boa contratação para titular. O valor de mercado de 18 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt, pode muito bem ser negociado, com a inclusão de jogadores dispensados por Schmidt."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!