Últimas indefectivações

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Ouçam o que os campeões vos dizem


"Bertrand Pulman licenciou-se em Sciences Po Paris, em 1976, tendo depois elaborado uma tese em Antropologia na Universidade de Paris 5, em 2000. Ao longo da sua carreira, tem estado envolvido na investigação e ensino das ciências humanas.
Atualmente, Pulman é professor de Sociologia e Antropologia na Sorbonne Paris, e é também responsável por um mestrado na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Interessa-se pelas perspetivas sociais em três campos diferentes: desporto, família e saúde. É também um especialista no diálogo entre as ciências sociais e a psicanálise.
A investigação de Bertrand Pulman, no âmbito da Sociologia do Desporto, tem muito para ensinar aos gestores e líderes empresariais. Esclarece a nossa relação com o desempenho, a relação com as dificuldades e os sucessos, e a forma como as equipas funcionam. Ele mostra o quanto a atividade física e o desporto são questões sociais, uma vez que influenciam o bem-estar, particularmente no trabalho, e a saúde individual e coletiva.
No que respeita à Sociologia da Família, Pulman revela que as mudanças e a crescente diversidade de configurações familiares devem ser tidas em consideração, pois podem ter um impacto na vida das organizações. A comparação dos sistemas de parentesco no espaço e no tempo permite identificar o que constitui a base da solidariedade especificamente humana.
Voltando ao desporto, os atletas de alto rendimento oferecem lições fascinantes e valiosas àqueles que as sabem ouvir. Confrontados durante muito tempo com situações complexas e intensas, os aletas desenvolveram capacidades físicas e mentais, permitindo-lhes enfrentar dificuldades, analisar oportunidades e constrangimentos, procurar soluções e encontrá-las. Obviamente, que nem todos são campeões em ascensão. Mas todos podemos beneficiar e tirar o máximo partido de quem somos, cada um no seu lugar, e de acordo com os nossos próprios objetivos específicos.
Quer nas nossas vidas profissionais, quer nas esferas mais privadas das nossas realidades, é importante que sejamos capazes de mobilizar os recursos da melhor forma para atingir os nossos objetivos e ajudar aqueles que nos rodeiam a atingir os seus. Daí o interesse em estudar o que os campeões, os seus treinadores (físicos e mentais), têm para nos dizer. Ensinam-nos como estar no nosso melhor na altura certa, como manter elevados níveis de concentração, como saltar do fracasso, como fazer parte de uma equipa, e muitos outros segredos de desempenho.
Aconselhamos a leitura do seu livro: “Hyperperformance: Écoutez ce que les champions vous dissent”, das edições Palio, 2021."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!