Últimas indefectivações

sábado, 27 de novembro de 2021

Comissão de Estatutos


"Desde que assumiu o cargo da presidência, Rui Costa tem procurado, em cada uma das suas intervenções públicas, promover o diálogo e o confronto interno de ideias, num discurso conciliador e agregador, eivado de benfiquismo e subordinado a um dos traços na nossa divisa E pluribus unum, que reflete, na tradução livre dos nossos fundadores, o mote 'Um por todos, e todos por um'.
Todos contamos nesta fabulosa quimera benfiquista, na perseguição utópica do clube perfeito e na defesa do ideal que nos une na paixão e na vontade.
O Benfica é, por definição, um clube incompleto, sempre aquém do idealizado. Todos almejamos um Benfica cada vez maior e melhor, somos insaciáveis e temos uma noção difusa do que desejamos, imperando a mutabilidade dos objectivos conforme as circunstâncias e em que a única constante nos remete para a ambição por um Benfica em permanente superação.
Todos somos muitos, cada um com a sua ideia de Benfica e visões distintas sobre o Clube, muitas vezes conflituantes. A divergência quanto aos caminhos que devemos trilhar é inevitável, mas salutar. A unidade, bem diferente do unanimismo fortalece, recentra o foco e obsta às investidas adversárias, assumidas ou camufladas.
Os apelos à união têm sido comuns por parte de Rui Costa, deixando sempre bem claro que nenhum benfiquista, independentemente da sensibilidade em que se revê, é dispensável.
Mas as 'palavras são com as cantigas, leva-os o vento', já dizia Florbela Espanca, que, por isso, escreveu também que relevava os factos em detrimento das 'palavras por bonitas que sejam'.
Foram muitos os sócios que clamaram por maior abertura e democraticidade no Clube, e Rui Costa assumiu o compromisso de fazer desses valores uma das suas bandeiras, içando-a agora bem alto. Passou das palavras dos actos, é factual.
Assim, é da mais elementar justiça que se elogie e enalteça a composição da Comissão de Estatutos. Estre os seis consócios que a integram, figuram candidatos ou apoiantes de listas derrotadas nas últimas eleições. Não se trata de um mero pormenor, antes de um sinal inequívoco e uma visão inclusiva do Benfica, de uma liderança legitimada por muitos, mas que conta com todos.
Muito bem!"

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!