Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Uma causa solidária nunca é pequena


"Em Coimbra, o Benfica disputou um jogo particular a favor da instituição Portugal dos Pequenitos

O ano de 1947 começou para o Benfica com uma causa solidária. A convite da instituição beneficente Portugal dos Pequenitos, a equipa benfiquista deslocou-se a Coimbra para um desafio particular frente ao campeão distrital, União de Coimbra.
Apesar de o conjunto encarnado ser composto por elementos da equipa principal e de reservas, cumpriu o seu principal objectivo: atrair o maior número de espectadores possível ao Campo da Arregaça, que registou uma das suas maiores enchentes, juntando ao 'simpático gesto dos dois populares clubes' o 'espírito de bem-fazer do povo conimbricense'. Em lugares de honra, assistiram ao encontro o presidente interino do Clube, António da Costa e Sousa, e ao seu lado o dr. Bissaya Barreto, fundador do Portugal dos Pequenitos.
O jogo foi disputado com muito entusiasmo, com ambas as equipas a procurarem com afinco a vitória. Na primeira parte, o Benfica demonstrou melhor técnica, a que o União de Coimbra opôs uma séria resistência. Ao intervalo, o resultado estava a 0-2, a favor dos 'encarnados', marcados por Arsénio e Mário Rui. Na retoma, o Benfica voltou a evidenciar-se, com Vítor Baptista a alargar o resultado, 'encaminhando-se para a baliza depois de ter fintado o próprio guarda-redes adversário'. Todavia, os locais não desistiram, marcando dois golos, o segundo no último minuto do animado encontro, que terminou 2-3 a favor da equipa de Lisboa. Destacou-se Melão, que 'impressionou bem os conimbricenses, pela subliteza do seu estilo, dribles e passes desconcertantes'.
Depois do encontro foi oferecido, no Hotel Avenida, um jantar à comitiva benfiquista. Após os vários amáveis discursos, o dr. Bissaya Barreto ofereceu a Costa e Sousa 'um bonito bronze, oferta da Junta da Província da Beiral Litoral', e o União de Coimbra entregou uma salva ao Benfica, recordações de um jogo a favor de uma causa pedagógica infantil e beneficente que estão actualmente à guarda do departamento de Reserva, Conservação e Restauro do Sport Lisboa e Benfica.
Saiba mais sobre o papel do brincar e de praticar desporto na infância na mostra de objectos do Museu do Brincar 'A Brincar É Que a Gent Se Entende', no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!