Últimas indefectivações

domingo, 12 de janeiro de 2020

Os «22» campeonatos do Sporting

"Se dúvidas houvesse, a 15ª jornada do nosso campeonato colocou tudo em pratos limpos: este será um título disputado entre Benfica e FC Porto. Mais um. O Sporting de tempos a tempos intromete-se na luta, mas fica-se por aí. Desde a última liga verde, já no longínquo ano de 2002 (onde ainda nem Facebook ou Youtube existiam) que os campeonatos têm sido divididos entre azuis e vermelhos: 10 títulos para o FC Porto, 7 para o Benfica. Este ano iremos para um 11-7 ou para um 10-8. Já o clube de Alvalade caminha para ultrapassar a sua famosa seca entre 1982 e 2000. Uma seca tão incrível que todos achámos na altura que era algo de raro e irrepetível. Soubéssemos nós. Encontra-se já a 16 pontos da liderança e na melhor das hipóteses só será campeão em 2021. Mas alguém acredita nisso? Tudo bem que no futebol as coisas podem mudar muito rapidamente, mas é difícil ver o Sporting a ser campeão num futuro próximo...
À falta de títulos no presente, o Sporting vira-se para o passado. Ainda neste clássico se voltou a ver tanto no seu autocarro como no estádio referência aos seus "22" campeonatos. Assumindo como seu até um ano que foi de título Benfiquista, o de 1937/38, por exemplo. É o clube a carregar a fundo na loucura iniciada por Bruno de Carvalho. Recorde-se que até 2016 sempre foi pacifico para todas as cores que só tinham existido 5 clubes campeões em Portugal: Benfica, FCPorto, Sporting, Belenenses e Boavista. Qualquer pessoa interessada pelo futebol local, responderia assim à pergunta. Da mesma maneira que a contagem do Sporting sempre foi pacífica: em 2002 todos se referiram ao 18º título leonino. Tal como nunca ninguém colocou em causa a sequência de títulos Portistas e Benfiquistas, com uma excepção: uma dúvida relativa às quatro primeiras edições do Campeonato Nacional. Que foram «experimentais», dizem eles. E portanto pegue-se nessas taças e atire-se para o lixo, pelos vistos. A verdade é que é perfeitamente normal que se tenha tido que avaliar o sucesso financeiro de uma competição regular jogada no país inteiro nos anos 30 em que os acessos rodoviários eram o comboio e pouco mais. Aliás, que competição nova não é experimental? A Taça da Liga não foi experimental, até se provar que tinha condições financeiras para se estabelecer? E onde é que a palavra «experimental» equivale a zero? Experimento fumar um cigarro. Gostei, quero fumar outro. O outro é o primeiro ou o segundo cigarro que provo?
Continuemos: aferido o sucesso, a FPF apostou definitivamente na nova competição iniciada em 1934 e terminou com o Campeonato de Portugal. O relatório da FPF de 1938 é demasiado claro: «Por virtude da reforma a que se procedeu nos estatutos e regulamentos da Federação os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal». Ou seja, o Campeonato da Liga (as tais quatro primeiras edições) passou a ser designado Campeonato Nacional e o Campeonato de Portugal passou a ser a Taça de Portugal. Basta aliás, olhar para os troféus! A Taça de Portugal tem uma réplica exacta da Taça do Campeonato de Portugal e o mesmo se passa em relação às Taças do Campeonato da Liga e Nacional.
O que o Sporting propõe é uma chico-espertice surgida no exacto momento em que se viu dobrado pelo Benfica no número de campeonatos (36-18) tentando misturar alhos com bogalhos e fazendo-nos querer acreditar que afinal Carcavelinhos, Olhanense ou Marítimo já venceram a competição que disputamos nos dias de hoje. E arranjam argumentos para isso: descobrem capas antigas relativas a conquistas do Campeonato de Portugal em que se escreve «O Sporting é Campeão de Portugal!». Como se isso fosse prova. Ora quem vence uma competição chamada Campeonato de Portugal é normal que fosse considerado o Campeão de Portugal. Mas a pergunta não é «quantas vezes o Sporting já foi chamado Campeão de Portugal ou Campeão Nacional?». A pergunta é «da competição que disputamos actualmente, quantas vezes o Sporting a venceu?». E a resposta é 18 vezes. Outro argumento é tentar anular as tais edições ditas «experimentais», tudo isto e só porque o Benfica venceu três delas (e o FC Porto venceu uma, mas essa não os incomoda tanto). Até descobrem capas do jornal Record que até 2010 não as considerava e portanto titulou em 2005, por exemplo, que o Benfica tinha vencido o seu 28º título, enquanto todos os outros referiram o 31º. O jornal era o único que se baseava numa tese do historiador Henrique Parreirão em que as quatro primeiras edições não deveriam ser contadas, mas como escreveu em tempos o jornalista António Tadeia, conhecedor dessa decisão do Record, tal tratava-se mais de uma posição estratégica que histórica: "...a tese defendida pelo Record servia sobretudo de afirmação ante o gigante que era A Bola - era preciso contrariar o establishment para poder vir a superá-lo.". Entretanto, o Record já contabiliza os títulos como toda a restante comunicação social.
É tempo da FPF parar com esta loucura de um clube reclamar para si mais quatro campeonatos do que aqueles que efectivamente tem. A História do futebol Português merece ser tratada com respeito e consideração e não sofrer de revisionismos 80 anos à posteriori, quando até então ninguém teve dúvidas (e isso vale a pena destacar: se a ideia fosse os títulos do Campeonato de Portugal passarem a ser incluídos, por que razão quem viveu nos anos 50 ou 60, por exemplo, nunca o fez? Sabemos nós mais agora em 2020 que as pessoas que viveram nesses tempos?). De modo a acalmar o insaciável Bruno de Carvalho, o presidente da FPF Fernando Gomes, prometeu em tempos um estudo independente (que nem devia ser necessário, mas enfim...). Onde está ele? Não basta colocar os títulos de forma correcta no site da FPF, é altura do organismo dizer que esta fake news tem de terminar. O Sporting parece apostado na teoria que uma mentira ditas muitas vezes pode passar a verdade e é por isso que, mesmo entendendo a opinião de alguns que isto até deve ser minimizado e ridicularizado, sinto-me impelido a lutar para que se trave esta mentira.
Rivalidades à parte, o Sporting é um grande clube com um enorme historial em todas as modalidades, incluindo no futebol. Um clube que possui uma Taça das Taças, 18 Campeonatos, 17 Taças de Portugal, duas Taças da Liga e oito Supertaças é um clube que deve ter muito orgulho no seu palmarés, mesmo que no seu país haja quem tenha maior. E se quer ser mais laureado, tem uma boa solução: olhar para o futuro e conquistar títulos no relvado e não na secretaria com fake news."

2 comentários:

  1. Enquanto usam chico-espertice para os "22" campeonatos. No SL Benfica esquecem os 3 campeonatos de Portugal e contabilizam apenas 26 taças de Portugal em vez das 29 que efectivamente tem!

    ResponderEliminar
  2. BOM ARTIGO ! O sporting atual, ( que já existia MUITO ANTES da "chegada" de bruno carvalho , note-se…) é o retrato FIEL dos seus adeptos...e vice-versa !!! Quanto á PASSIVIDADE COBARDE revelada pela FPF e pela LIGA , perante mais esta autêntica palhaçada do campeão das palhaçadas, não era de esperar outra coisa .

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!