Últimas indefectivações

domingo, 3 de novembro de 2019

Um esforço conjunto para aumentar o tempo útil de jogo

"O maior destaque desta jornada vai para as palavras de Sérgio Conceição e para a questão relacionada com as perdas de tempo no futebol português, ou seja, com o tempo útil de jogo que se verifica na Liga portuguesa. Para melhor compreender esta problemática, vou socorrer-me dos dados lançados em Dezembro de 2018 pelo Observatório de Futebol (CIES), que relativamente a este assunto, e após a análise de 37 competições europeias, chegou à seguinte conclusão: Portugal é o país da Europa onde há menos tempo útil de jogo, mais concretamente (50,9%). Na prática, jogam-se apenas 46 minutos por partida.
Em sentido contrário, ou seja, nos campeonatos em que mais tempo se joga, temos a Liga sueca, (60,4%), logo seguida no ranking pela Champions League (60,2%) e Liga holandesa (58,6%). Por curiosidade, a Liga Europa ocupa a nona posição (57,15%) e os nossos vizinhos espanhóis estão em 17.º lugar (55,8%).
Mais do que lamentar os números, que são bem elucidativos, urge encontrar soluções para este problema. E não vale a pena tentar identificar quem é que é mais ou menos culpado, porque todos os intervenientes directos podem e devem fazer mais do que fazem para mudar este estado de coisas e as respectivas estatísticas.
Aos árbitros, pode pedir-se que deixem jogar mais, que privilegiem mais o contacto, que não apitem tudo, que punam com sanções disciplinares desde cedo os que retardam o recomeço do jogo e que, no limite, adicionem no final de cada parte o tempo perdido.Agora, há uma coisa que as pessoas têm de compreender: os árbitros não são médicos e não têm a capacidade de avaliar se os jogadores que caem no relvado estão ou não a necessitar de assistência. Todos nós nos lembramos do que aconteceu a Miklós Fehér, que sorriu e caiu no chão sem ninguém lhe ter tocado, por isso, sempre que um jogador está caído, deve o árbitro permitir que seja assistido. Importante é que esse tempo seja bem contabilizado e acrescentado, apesar da quebra de ritmo que essa paragem acaba por provocar.
Outro expediente ainda que podem e devem os árbitros usar é a gestão da reentrada no terreno de jogo. Quando os jogadores que solicitam assistência, mal saem pela linha lateral, pedem de imediato para voltar a entrar, é bom que os árbitros os deixem uns segundos lá fora, privando assim a equipa, momentaneamente, de um jogador, para que percebam “que o crime não compensa”.
Mas se de árbitros podemos falar, como parte da solução, não tenho dúvidas absolutamente nenhumas de que também os treinadores e jogadores podem e devem fazer muito mais. A começar, desde logo, por não usarem as perdas de tempo como um recurso táctico. Percebo a importância e o preço do “ponto” nas contas finais dos campeonatos, mas se estes agentes directos continuarem com estas atitudes de anti-jogo, não há arbitro nem futebol que resistam.
A reflexão sobre este assunto remete-nos, uma vez mais, para outro aspecto da mudança das leis de jogo, ou seja, para a paragem do cronómetro sempre que a bola sai do terreno de jogo ou este é interrompido pelo árbitro, como acontece noutros desportos. Seria uma solução possível de aplicar no futebol profissional, com os meios técnicos e os recursos humanos existentes.
Mas para piorar este quadro do tempo útil de jogo, também temos a questão das estatísticas no que ao número de cartões (amarelos e vermelhos) diz respeito. Numa lista de 31 campeonatos europeus, Portugal aparece no 7.º lugar, com uma média de 5,16 cartões por jogo (4,90 amarelos e 0,26 vermelhos). E se somarmos a estes números as faltas, então o cenário piora definitivamente: com uma média de 32,9 faltas por jogo, Portugal é também o país onde mais faltas se cometem. Em comparação, por exemplo, com a Liga inglesa, que apresenta uma média de 24,2, o fosso é abismal. 
Quando passamos para o sumo do futebol, que é o golo, verificamos que é mais do mesmo, pois Portugal aparece na cauda da tabela (28.º), com uma média de 2,32 golos por jogo e apenas com três países em situação pior (Grécia, Israel e Rússia). Entre os melhores exemplos europeus destacam-se a Espanha (em terceiro lugar), com 2,90 golos por jogo, Inglaterra (6.º), com 2,84, e Itália (7.º), com 2,80.
Em conclusão, a nossa Liga é das piores no que diz respeito ao tempo útil de jogo, ao número de faltas e cartões mostrados e também ao número de golos por jogo. Tudo isto merece uma profunda reflexão de todos, em que os árbitros serão parte importante da solução, mas não serão os únicos responsáveis."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!