Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Vermelhão: 'tradição' recente, irritante!!!


Benfica 1 - 2 Leipzig


Independentemente de todas as críticas que possam fazer, desde das decisões do treinador, à política desportiva da Direcção, na minha opinião, o Benfica não pode ser competitivo na Champions, contra o actual líder da Bundesliga, quando temos 7,5 jogadores lesionados!!! Sendo que 4,5 seriam titulares em condições normais: Almeida, Florentino, Gabriel, Chiquinho... e o 'meu' meio: o Rafa, pois se estivesse a 100% teria sido titular (e nos poucos minutos que esteve em campo, a forma como se movimentou sem bola, deu claramente a ideia de ter algum problema!). Os outros não seriam titulares, mas alguns podiam ser opções: Conti, Vinícius e Gedson! Obviamente que o Lage não vai dizer que os 'ausentes' fazem falta, mas a este nível competitivo, com o actual modelo económico, onde o Benfica vende os seus melhores jogadores no final de cada época, em confronto directo contra este tipo de equipas, onde qualquer pormenor é decisivo, só num dia de muita inspiração nossa ou desinspiração do adversário, podemos almejar a vitória!!!

E o Leipzig até demonstrou fragilidades defensivas, mas a qualidade/eficácia nos últimos 15 metros, acabou por decidir: em ambos os golos, no ataque anterior do Benfica, desperdiçamos provavelmente as nossas melhores ocasiões: Pizzi remate cruzado rasteiro; Cervi num 'quase' penalty! Não marcámos, e na resposta sofremos!!!

Foi um jogo diferente do habitual, estrategicamente estivemos bem, não pressionamos junto da área do Leipzig, 'recuámos', e só saíamos na pressão alguns metros à frente da linha de meio-campo. Com a qualidade de 'saída' de bola Alemães, teria sido um suicídio pressionar mais alto, até porque com mais espaço entre linhas, os 'cavalões' do Leipzig, mais rápidos, mais fortes e com mais 'intensidade' da Bundesliga não teríamos hipóteses. E por isso tentámos 'reduzir' o campo, jogando em 20/30 metros, com os jogadores mais juntos (mesmo assim fartámos de perder ressaltos!!!).
Ofensivamente, é que ficámos 'curtos', porque o Jota não conseguiu ser 'regular'! Sempre que o Jota recebeu entre-linhas e passou com qualidade, conseguimos desequilíbrios, mas o jovem acabou por perder demasiados duelos, quase sempre devido a uma questão de timing de passe...

O intervalo não nos fez bem (a ausência do Lage no banco, sentiu-se neste momento... até porque, o Benfica costuma sair melhor após o intervalo, após os ajustes do treinador...), o Leipzig subiu no terreno, e as nossas dificuldades na 'construção' aumentaram, e nos primeiros minutos o Ody 'salvou-nos' várias vezes... Mas a acabámos por equilibrar, e até começamos a ter as nossas boas oportunidades... E depois veio a tal 'eficácia'! Nós desperdiçamos e eles não...

Estreia oficiais para o Tomás (a titular) e o David Tavares. O Tomás fez um excelente jogo, muito forte nos duelos defensivos, bem na cobertura aos Centrais e muita 'calma' com a bola nos pés... faltou arriscar mais ofensivamente, mas numa estreia, neste cenário, acaba por ser normal... Mas de facto, observando os jogos da Formação, o Tomás para um Lateral de 'equipa grande' precisa de ser mais 'vertical' nas desmarcações, ir mais vezes 'à linha'...
O Jota teve um jogo ingrato, pois acabou por ser opção, num jogo onde o Benfica teve 'menos bola'! É verdade que escorregou muitas vezes, perdeu bolas, mas muito sinceramente, deu outro tipo de movimentação ao nosso ataque... Deu-nos o 'famoso' passe interior, algo que com a dupla R.d.T./Seferevic não temos! Contra um adversário do Tugão, creio que será mais evidente a sua mais-valia...
O R.d.T. acabou por 'sofrer' do mesmo problema do Jota: pouca 'bola', mas mesmo assim rematou, de cabeça e com o pé, lutou, esteve melhor... Nos duelos com os Centrais falta-lhe matreirice, e hoje levou com um apitador que não deve ter gostado do penteado do dele!!!
A outra surpresa de hoje foi o Cervi... e o Cervi voltou, como nunca tivesse deixado de jogar!!! Deu-nos equilíbrio no meio-campo, foi um dos jogadores que mais duelos ganhou... ofensivamente, é que é mais complicado, mesmo assim podia ter sido o nosso 'herói'!!!
Em relação ao Pizzi, nestes jogos mais competitivos existe sempre a questão do 'cabedal' e da resistência... e ainda do rigor táctico: no 1.º golo do Leipzig, é ele, que falha a marcação defensiva, não recuou, ficou a 'descansar' lá na frente e... pronto!
A titularidade do Fejsa no Sábado deixou muita gente surpreendida, mas muito sinceramente acho que o Sérvio fez dois jogos interessantes. Defensivamente esteve bem... o problema é quando tem a bola! Hoje, a dificuldade que tivemos em 'escapar' à pressão alta do Leipzig deveu-se muito ao 'medo' em meter a bola no Fejsa! Assim acabámos, por 'sair' quase sempre pelas Laterais, onde rapidamente ficávamos em inferioridade numérica, e perdíamos a bola...!!!
Mais um grande jogo do Taarabt, sendo que desta vez, com o Benfica a jogar mais recuado, não teve tantas opções de passe à sua frente... mas mesmo cansado, lutou e tentou sempre empurrar a equipa mais frente. Sendo neste momento, é jogador mais 'diferenciado' no nosso Sistema ofensivo...
O Rúben fez grande jogo... 'faltou' meter uma perna à frente no 1.º golo; o Ferro curiosamente esteve melhor do que contra o Gil! Não foi por causa dos Centrais que perdemos!
O Grimaldo, tal como tinha demonstrado com o Gil, está claramente a subir de forma...
Um dos melhores jogos do Odysseas no Benfica! Muito bem no controle da profundidade, algo onde normalmente é uma 'desgraça'! Espero que não tenha sido a 'excepção'! A confirmar-se estas melhorias, demonstra 'trabalho'!
Boa entrada do David Tavares, para o meio... acabou por ser 'encostado' à esquerda. O Rafa ainda fez alguns sprints, mas sem bola estava imóvel, algo que já tinha acontecido com o Gil... Não sei o que se passa, mas não está claramente a 100%...
O Seferovic, entrou e marcou...
Em relação ao apitador Grego, não gostei. Foi mais uma típica arbitragem anti-caseira da UEFA, algo que estamos fartos de ver na Luz!!! Perdi a conta às decisões que 'caíram' para o lado dos Alemães, por obra e graça do Espírito Santo...
A quantidade de lances, na minha opinião, em claro de fora-de-jogo, que 'passaram',  e permitiram ataques perigosos ao Leipzig foi absurda!!!
No 2.º golo ainda não vi a imagem parada, não sei se usaram as linhas, e até admito que o Tomás possa estar a colocar o adversário em jogo, mas é 'à queima', e com o Fiscal a assinalar fora-de-jogo, as imagens tem que ser irrrefutáveis para mudar a decisão..
Já começa a ser uma 'tradição' perder na Luz, para a Champions, na 1.ª jornada!!! Até pode existir algumas razões objectivas (o facto de nas últimas épocas, termos muitas alterações no plantel - algo que não aconteceu este ano, 'exceptuando' as lesões... Sendo que em várias épocas, só na 2.ª metade da época, atingimos patamares exibicionais mais altos), mas já estamos fartos destas 'entradas' em falso, que condicionam em muito a carreira do Benfica na Europa, e acabam por ser desmotivantes, para os jogadores e para os adeptos!!!
Não estamos eliminados, é verdade. O Leipzig parece ser neste momento a equipa mais forte do nosso grupo. Mas a margem de manobra, praticamente deixou de existir, logo na 1.ª jornada!
E se estamos à espera do 'regresso' dos lesionados (para São Petersburgo não me parece que existam 'regressos'), se calhar devíamos é estar a rezar, para ninguém mais ficar de 'molho'!!!

Mas antes da viagem à Rússia, vamos ter 3 jogos no Tugão, sendo que no próximo Sábado em Moreira de Cónegos vamos ter um teste muito complicado, principalmente porque não sabemos com quem contar!!!

3 comentários:

  1. A desculpa com os lesionados nao cola a parede...

    Especialmente com o Chiquinho, o Gabriel, o Almeida e o Gedson... A Janela de transferencias devia de ter sido usada para contrariar estas ausencias. Isto revela falta de planeamento....

    Se as lesões ocorrem entre janelas... e as alternativas nao sao tao competentes entao isso revela que o plantel é curto e mais uma vez falta de planeamento...

    ResponderEliminar
  2. "
    Em relação ao Pizzi, nestes jogos mais competitivos existe sempre a questão do 'cabedal' e da resistência... e ainda do rigor táctico: no 1.º golo do Leipzig, é ele, que falha a marcação defensiva, não recuou, ficou a 'descansar' lá na frente e... pronto!
    "

    Entāo nāo é o Lage que diz se deixarem de correr nāo jogam? Porque é que o Pizzi pode fazer tudo, isto é recuperar a passo... nāo ser eficaz a ajudar a defender a asa direita (o Cervi recebe muitas criticas mas ajuda o Grimaldo muito mais e mais eficazmente do que o Pizzi o defesa direito).. e no fim o Pizzi está sempre no onze....

    No geral boa analise mas com muitas observações comuns...
    - "teria sido um suicídio pressionar mais alto, até porque com mais espaço entre linhas, os 'cavalões' do Leipzig, mais rápidos, mais fortes e com mais 'intensidade' da Bundesliga não teríamos hipóteses. E por isso tentámos 'reduzir' o campo, jogando em 20/30 metros, com os jogadores mais juntos (mesmo assim fartámos de perder ressaltos!!!)."

    Estāo sempre a dizer que a liga portuguesa e limitada... entao o treino terá que ser planeado de maneira a que a equipa possa aumentar a intensidade nestes jogos... o que nao se viu..

    Se as equipas da Liga dos Campeões poem mais intensidade... nos temos de fazer o mesmo...
    Nos dois jogos ate agora nesta epoca ema que os adversarios puseram mais intensidade e pressao sobre os nossos ... a nossa equipa foi-se ... e durou so 70 minutos...

    ResponderEliminar
  3. Tenho lido alguns dos posts e comentários na gloriososfera e há realmente coisas que irritam. Está a ser passada a ideia de que há outsiders a minar. É possível. Diria até que é quase certo mas também o é que o benfiquista é muito fatalista. Correu mal? Sim. Mas vejam os resultados de ontem. O Leipzig não é o Carcavelinhos. Temos de ser mais letais sem dúvida mas eu não acabei o jogo de ontem com o sentimento que saí de jogos da LC de anos anteriores. Eu pessoalmente saí com confiança. Vamos lá a ver o positivo.
    Ganhamos um lateral direito e um lateral esquerdo. A exibição do Tomás ontem dá-me garantias de que, neste momento temos excelentes opções para ambas as laterais, pois se ele fica á direita o nosso "lateral direito " das primeiras jornadas é perfeito para a esquerda. O Cervi falhou mas não só mostrou que quer jogar como aquela imagem dele quase a chorar no banco depois de ter falhado aquele "golo" diz-me que ele é dos nossos. E é nestas coisas que as vezes falamos como benfiquistas. Já demos mostras no passado de que nos momentos maus também estamos com os atletas. Aquele momento mágico no 0-3 contra o Sporting deu-nos aquele campeonato. Acreditem nos jogadores e façam-nos ver que acreditamos nelez

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!