Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de julho de 2019

Um percalço financeiro

"Um campo remodelado, um clube estrangeiro, quatro jogos de futebol, alguns escorregões na relva e... 'vinho aos homens'.

No Verão de 1915, o Sport Lisboa e Benfica convidou um grupo espanhol para uma série de desafios particulares. Angariar verbas para fazer face às recentes despesas com o Campo de Sete Rios - a construção de um campo de ténis, a adaptação dos edifícios já existentes no recinto a vestiário, enfermaria e balneários, a construção de bancadas e a colocação 'em volta de todo o campo de um ripado de madeira' - era o principal intuito, mas era igualmente uma nova oportunidade 'd'uma aproximação athletica com o paiz vizinnho'.
Encarregue pela Direcção do Clube 'de elaborar as necessárias negociações para tal fim', Cosme Damião não defraudou as expectativas e, no dia 23 de Junho, o Real Club Deportivo Español de Barcelona chegou a Lisboa.
Durante a sua estadia na capital lusa, o campeão de futebol da Catalunha e finalista do Campeonato de Espanha realizou quatro jogos, três com o Sport Lisboa e Benfica e um com um misto formado por atletas do clube 'encarnado' e do Internacional. O Campo de Sete Rios foi o palco dos desafios que decorreram nos dias 24, 26, 27 e 28, sempre às 17 horas e 30 minutos.
Apesar de ter 'o seu onze bastante enfraquecido devido à falta de cinco jogadores do 1.º grupo que não se puderam deslocar', 'o team de Barcelona' causou uma excelente impressão no público português. Nem o facto de terem estranhado o campo relvado, 'pois os terrenos de Barcelona são muito duros e sem herva' e, 'não usando travessas nas botas, escorregavam muito, não se aguentando bem sobre o terreno', fez diminuir o chorrilho de elogios publicados na imprensa: 'afáveis, finos e correctos'; 'alguns d'eles d'uma cultura mesmo pouco vulgar'; 'não era um simples grupo de footballers mas um grupo de sportsmen completo'.
O principal objectivo não foi cumprido pois 'o Benfica sofreu um percalço financeiro com a visita do grupo espanhol', mas, de acordo com O Sport Lisboa, 'tem a compensa-lo a satisfação intima de ter cumprido o seu dever como colectividade sportiva'. Na nota das despesas que se encontra no arquivo do Centro de Documentação e Informação estão listadas as verbas dependidas com a produção de placards para afixar nos carros eléctricos e de programas para distribuir pelas ruas e até o custo com 'gratificação e vinho aos homens' que auxiliaram no logística."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!