Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Já rola a bola

"As equipas profissionais voltaram ao trabalho, surgem os primeiros jogos de preparação e os primeiros resultados trazem a pressão inerente à dimensão das equipas. Para as de maior dimensão tudo se precipita no primeiro jogo, para as de menor dimensão só com o início da competição oficial. Este é o momento de criar as condições para se atingir o sucesso. Claro que este é relativo, em função dos objectivos desses mesmos clubes. Para uns só ganhar a competição significa sucesso, para outros a manutenção é um enorme feito. Os campeonatos têm concorrentes com objectivos diferentes, sendo que quanto mais próximo seja o nível competitivo desses participantes mais possibilidades essa competição tem de sucesso.
Este momento é também um espaço para novidades, nomeadamente para o surgimento de jovem jogadores. Com tudo o que isto tem de bom, mas também de risco para a equipa e jovens jogadores. Torna-se menos complicado dar essa oportunidade a jovens nos clubes de menor dimensão, não há uma coberta mediática intensa, a acção dos jogadores não é salientada com tanto destaque. Por vezes em comentário, apenas factual, sem qualquer segunda intenção, pode ajudar a cimentar a posição de um jovem jogador, como o pode prejudicar de forma grave. O nível de exigência na elite não permite falhas, o cuidado com o crescimento e desenvolvimento dos jogadores exige uma protecção constante. Não basta ter potencial, é necessário que toda uma estrutura ajude a um bom enquadramento do novo elemento. É muito diferente ter oportunidade com os melhores ou com uma segunda linha.
A propósito de cuidados e precauções, os calendários, e respectivos sorteios, devem ser consideradas ferramentas para proteger competição e concorrentes. Pensar que no quadro europeu actual não devemos os que nos representam internacionalmente, significa, quanto a mim, não utilizar esta ferramenta da forma mais eficaz."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!