Últimas indefectivações

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O futebol visto por Albert Camus

"Benfica, Sporting, FC Porto, Belenenses e V. Guimarães foram multados em 765 euros pelo CD da FPF pelo facto dos seus adeptos terem desrespeitado o minuto de silêncio em memória do antigo árbitro José Pratas. Há alguns aferidores do estado civilizacional dos povos e o respeito perante a morte é um deles. E obviamente, por estes exemplos. Portugal fica mal colocado no ranking.
Nos três estádios onde os cinco clubes multados, jogaram, estiveram 58.086 espectadores e não andarei muito longe da verdade se disser que os energúmenos que assobiaram o minuto de silêncio não terão sido mais do que um por cento. Poucos, é certo, mas em número suficiente para dar do futebol e de quem vai ao futebol uma imagem, perdoem-me o termo, rasca.
Infelizmente, não dei conta de que algum dos clubes agora multados tenha lamentado o comportamento daqueles adeptos e dele se tenha demarcado. Lembrei-me das palavras de Fernando Gomes e da necessidade de batalhar contra a cultura de ódio instalada e contras as agressões verbais que são prática corrente entre as franjas mais radicais, fazendo pedagogia e ensinando, a quem não recebeu, nem em casa nem na escola, os princípios básicos da civilização, o exemplo de Albert Camus, que disse que tudo o que sabia de moralidade e dever era graças de moralidade e dever era graças ao futebol. Aos 99 por cento de espectadores respeitadores e civilizados que estiveram em Alvalade, nos Barreiros e no Restelo, lanço um repto, que já não perco tempo a fazer aos dirigentes: mostrem aos hooligans dos vossos próprios clubes que não são bem-vindos aos estádios. Não sei deixem nivelar por baixo..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!