Últimas indefectivações

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Vermelhão: Digestão difícil !!!

Basileia 5 - 0 Benfica


Não é fácil escrever depois de resultados destes... portanto para evitar arrepender-me no futuro próximo, vou tentar ser mais 'curto' do que o habitual!!!

Uma das coisas que tenho dificuldade em compreender, é como é que o Benfica prepara estes jogos (Champions, fora...), praticamente da mesma forma como jogámos com o Paços na Luz, no último Sábado!!! A ausência de uma alternativa no Modelo de jogo é irritante... e hoje, nem sequer podemo-nos queixar das lesões: pois não tínhamos ninguém lesionado!!! O único 'ausente' foi mesmo o Krovinovic... e se calhar, se tivesse sido inscrito, seria titular!!!

Com o golo do Basileia no primeiro ataque, nunca saberemos qual seria a estratégia dos Suíços, mas eu aposto que pouca coisa iria mudar se o Basileia não marcasse nos primeiros minutos!!!
O Basileia obviamente observou os nossos jogos, viu como tivemos dificuldades com o Portimão e com o Boavista (principalmente estes dois...), nas transições defensivas... e sendo assim os Suíços 'mudaram' a sua forma de jogar (algo que nós aparentemente não sabemos fazer...)!!!
O Basileia, como equipa habitualmente vencedora na Suíça (este ano, até está a correr mal...), joga normalmente em ataque continuado... em posse, mas percebeu que com o Benfica, seria mais fácil 'mudar'!!!

E por isso, é que na 1.ª parte tivemos muita bola, muita posse em ataque, algumas oportunidades - apesar da lentidão e da incapacidade de entrar pelo 'meio' (e nos flancos estamos mais débeis...) -, mas o Basileia pareceu sempre mais perigoso...!!! E desta vez, até se o apitadeiro não tivesse sido tão 'caseiro', a sensação que ficou, é que a consistência defensiva do Benfica nunca iria aguentar os 90 minutos...!!!
Houve de facto momentos neste jogo que nos fizeram recuar até Vigo, sendo que desta vez a combinação penalty, expulsão poucos minutos depois, foi decisiva no avolumar do resultado! Mas se a derrota tivesse sido por números mais pequenos, os problemas não desapareciam... As debilidades estão à vista... E tal como eu já escrevi, em Janeiro alguma coisa poderá ser rectificada, mas já iremos tarde para a Champions... e para o Campeonato vamos ver!!!

E não são só as debilidades que todos apontam nos pasquins e nas redes sociais: o Benfica nas últimas épocas, além do envelhecimento do 'onze' (e naturais consequências...) e da perda de muito talento: perdeu velocidade (com e sem bola), perdeu jogadores com força, perdeu altura... E se internamente dá para remendar, nestes jogos com equipas fisicamente bem preparadas é quase impossível... Basta recordar alguns dos jogos da pré-época: Young Boys, Leipzig... por exemplo!
E isto é independente do talento com bola individual e colectivo...ou da leitura táctica. E nos jogos com o Manchester vamos provável 'entender' da pior maneira a importância destes factores!

Pragmaticamente os zero pontos esta noite não são o 'problema'!!! O 'problema' maior foram os zero pontos com o CSKA, somados aos zero pontos de hoje!!! Acredito que ainda podemos lutar pelo lugar na Liga Europa com os Russos, mas a Champions já era...

Numa leitura mais alargada, esta edição da Champions está a mostrar qual será o futuro próximo, se nada for alterado: a diferença entre os Clubes dos grandes mercados e os Clubes dos pequenos e médios mercados é cada vez maior... Mesmo aqueles Clubes dos mercados pequenos e médios, que ainda davam alguma 'luta' aos grandes, todos eles habitualmente 'vendedores', estão em grandes dificuldades... Esta é a realidade. Poderá haver excepções pontuais, mas a tendência a médio e longo prazo é clara...

Agora, depois deste resultado só existe um caminho: ganhar nos Barreiros...


12 comentários:

  1. Caro Abidos,

    Sinto-me hoje na obrigação de dizer que existem resultados e exibições que marcam a história.
    Temo que este seja um deles.
    Espero que não seja necessário mais para que as vozes necessárias se façam ouvir.
    Depois do Boavista só havia um caminho possível e a equipa está fazendo precisamente o caminho inverso.
    É sinal que existe muita coisa errada e uma grande incapacidade.
    Muito mais grave quando está é a época em que todos tinham a obrigação de demonstrar que o Benfica ganha dentro do campo.
    Este é o campeonato que vai ser apontado por todos como o campeonato da verdade.
    Quem não percebe isto não percebe nada.
    E vamos jogar à Suíça e fazemos esta figura quando os nossos rivais fazem as exibições que fizeram?
    Estar com a equipa é saber mostrar a nossa indignação quando é necessário.
    E este é o momento para fazê-lo.
    Não existem mais desculpas.
    O discurso tem de ser outro.
    E o presidente tem de dar a cara numa hora destas.
    Não podemos dizer que temos um plano a médio e longo prazo e que não vamos mudar por causa de um mau resultado.
    O plano tem de ser mudado e é já.
    Os jogadores têm de ficar mais tempo no clube.
    Inadmissível vender o Renato Sanches e deixá-lo agora a jogar no Swansea.
    O Emerson tinha de estar na baliza do Benfica e o Lindelof tinha de estar mais dois anos no Benfica assim como o Guedes.
    O futebol é mais do que uma mera empresa.
    O Ederson hoje vale muito mais que os 40 milhões.
    E o Benfica perdeu muita qualidade e muito dinheiro com as vendas que tem feito.
    O Renato era um jogador para ser vendido daqui a 4 ou 5 anos por largas dezenas de milhões.
    Tudo isto eu vi e escrevi a seu tempo.
    Quando é que a SAD vai perceber que é essencial manter os jogadores para o projecto da formação dar certo?

    Viva o Benfica!

    Redheart

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És capaz de ter alguma razão. Hoje com Ederson não sofríamos os 2 primeiros golos. Mas isso não explica tudo.

      Há jovens que querem subir da formação e se as rolhas que estão no topo não sairem a estratégia de aposta na formação não funciona.

      Temos de perceber que as equipas fecham-se atrás e jogam em contra-ataque contra nós. Cá dentro e lá fora, porque o nosso jogo também é estudado. Algo vai ter de mudar em termos de estratégia de jogo.
      No fim de contas, os jogadores são quase todos os mesmos, mas as coisas não funcionam.

      Depois há outra coisa que pouco gente percebe. Toda esta campanha feita pelos inimigos, uma campanha suja que pode ser feita apenas por gente suja de baixa moral e ética, inventada e criada em cima de suposições, mentiras e teorias da conspiração tem apenas um fito único: Parar o Benfica.

      Porque tem sido o crescimento do Benfica, e o desesperada esforço de o acompanhar, que tem arruinado o Porto e o Sporting. Porque estão mesmo arruinados! E eles sabem-no! O espiral de custos não pode continuar!

      Numa maratona, se tentas acompanhar quem vai mais depressa, se não tens pedalada, deixas-te ficar cada vez mais para trás ou rebentas! Não há outra hipótese, a não ser que consigas parar de qualquer maneira quem vai à frente. É a única chance!

      O mesmo se passa aqui. Porto e Sporting estão à beira da ruptura. Não conseguem aumentar os seus proveitos, nem com os novos contratos televisivos, mas têm visto os seus custos operacionais subir sem parar. Isto tem um limite que está a ser atingido este ano.

      Com o estado a que chegaram as finanças dos clubes europeus, com o aumento inevitável dos salários e contratações, as suas capacidades financeiras e de concorrência irão deteriorar-se ainda mais.
      O Benfica que tem sido o clube que melhor se tem preparado, tem de ser parado a todo o custo e toda esta convulsão, quer queiram quer não, tem influenciado o desempenho da equipas do Benfica.

      É quando perdemos que se aprende alguma coisa. Se soubermos aprender com as derrotas.
      Espero apenas que a derrota de hoje sejam um abre olhos para os dirigentes e especialmente para os técnicos do Benfica. Não é apenas o Rui Vitória o responsável. É a equipa técnica toda.

      Leiam o que disse o João Tralhão depois do jogo de hoje da Youth League. As equipas (jogadores) estão a correr cada vez mais. É um facto que eu já tinha notado. Algo para os técnicos meditarem.

      Se calhar todas as lesões do ano passado terão uma explicação. Este ano há menos lesões, mas a condição física é a mesma?
      Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal.
      Muito para reflectir.

      Eliminar
    2. Manuel,

      O dinheiro no futebol só vai crescer. Destruímos uma equipa em 1994 por causa do bicho papão do dinheiro.
      O Rui Costa foi vendido por 5 milhões de euros.
      Agora estamos a fazer a mesma coisa.
      Dando 20 milhões de euros a bancos + 20 milhões a empresários e afins a cada ano.
      O modelo de gestão está totalmente errado.
      O Benfica tem de ter os melhores jogadores da formação mais anos na equipa principal.
      É com os grandes jogadores e grandes vitórias que se ganha dinheiro no futebol.
      O Renato se jogasse mais 10 anos noz Benfica jogava todos os dias com a alegria contagiante que hoje se está desvanecendo dele.
      O Ederson seria durante muitos anos o melhor guarda-redes do mundo na nossa baliza. E deixaria as redes invioladas durante todo esse tempo.

      Acordem.

      Os miúdos da formação estão aí a dar cartas. Não precisam de calçar na equipa principal. Vide Bernardo Silva. João Cancelo. Esses são os exemplos. Os melhores, só os melhores podem ter acesso à equipa principal.
      Vendemos o Guedes e vamos buscar o Wilock? O Renato sai e vem o Chrien? Onde está a aposta na formação.
      Vejam as coisas como elas são.
      O modelo actual da SAD é vender muito e a preço de tabela.
      Errado. Os grandes jogadores não podem ser tratados como mercadoria.
      Os grandes jogadores são para ser valorizados na Champions League.
      O Benfica é cabeça de série. Tem de ficar em primeiro no grupo. No mínimo segundo.
      A direcção da SAD deve ter esse objectivo como número 1. Muito mais do que ganhar o campeonato.
      Eu já o escrevi.
      O futebol joga-se na Europa não em Portugal.
      Com o resultado de hoje todo o plantel do Benfica desvalorizou milhões.
      A SAD tem de saber isto ainda que o adepto comum não o consiga ver.
      Fazem-de contas de contabilidade básica na SAD do Benfica quando as variáveis a considerar na análise económica de um negócio como o futebol exigem bem mais do que olhar para o deve e haver do dinheiro que entra e sai a cada ano.
      No futebol são os grandes jogadores e os grandes técnicos que trazem as receitas.
      Se estamos formando os melhores jogadores do mundo temos de tê-los a varolizar o nosso clube e não os nossos concorrentes directos.
      Certo?

      Eliminar
    3. Penso que esse será o que Vieira estará a pensar Captain... Aliviar alguma divida bancária de forma a fazer subir os custos com o pessoal... Sempre achei que é impensável um jogador trocar o Benfica para ir jogar num Zenit porque pagam mais... Quando é para um clube de Espanha ou Inglaterra, Alemanha ou assim, até se compreende mas temos de ter capacidade de pelo menos tentar segurar ao máximo os jogadores de forma a só saírem para clubes de topo Mundial... e esta é a melhor altura para Vieira não investir tanto na equipa porque vimos de um tetra-campeonato o que lhe daria margem mas os adeptos não pensam assim, querem é ganhar sempre e quando não ganham colocam tudo em causa...

      Eliminar
    4. Pedro não é preciso subir os custos com pessoal para manter o Ederson mais 1 ou 2 anos ou o Renato ou qualquer um dos míudos da formação. Qual achas que era o salário dos miúdos que foram vendidos? Achas que é o salário deles que pesa? Antes de os vendermos eles devem chegar ao topo do salário do plantel. Então depois sim pensamos em vender. Tem de ser esse o modelo. Não existe razão para pagar uma fortuna a jogadores como o Luisão ou Jonas e não pagar o mesmo nível de salário a um jogador como o Ederson.

      Eliminar
    5. Pedro acresce que este ano o Benfica não precisava vender. A venda do Ederson é o maior erro de gestão que eu alguma vez vi fazer no clube. Totalmente absurdo. E só aconteceu porque a SAD só tem olhos para o dinheiro neste momento. É a prova mais evidente disso mesmo.

      Eliminar
    6. Acho que eles não têm a mínima noção do real valor do Ederson enquanto atleta.

      Eliminar
  2. Hoje JJ entra com William e Battaglia, puxando o Bruno Fernandes mais na frente... O FC POrto jogou com Danilo, Herrena e Sergio Oliveira, abandonando o 4x4x2 do campeonato... O Benfica jogou com Fejsa e Pizzi... Entendes as diferenças? Tipo Fejsa e Samaris no meio com Pizzi na ala a partir para dentro... Mais força no meio e mantens a criatividade e a organização com Pizzi... Cá no burgo o Pizzi 8 chega em jogos mais duros é pouco... Ou encontra um 8 tipo Witsel, Renato Sanches, Enzo, ou então tens de ir rodando o 8 consoante a valia do adversário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o problema fosse só esse estaríamos nós bem. O problema é muito mais profundo.

      Eliminar
    2. Sim, eu sei... Isto foi só um exemplo de 2 treinadores que perceberam que tinham de fazer algumas alterações face às dificuldades dos jogos de Champions... E JJ no Benfica muitas vezes cometeu este erro... Mas o problema não é só este...

      Eliminar
  3. Bem sei que isto não desculpa nada... mas terei sido só eu a ver um penaltie sobre o Luisão no canto que originou o 2-0?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existiram 3 lances na área do Basileia, que se fossem ao contrário teriam sido penalty:
      - O primeiro é esse do Canto... o Luisão usa o Fejsa, para tentar fugir ao defesa, e este derruba o Luisão. O Fejsa não se mexe, portanto não podia ser falta do Fejsa...
      - Logo a seguir existe o lance mais escandaloso na minha opinião: alborroamento do Balanta ao Jiménez: não existe nenhum carga de ombro... o defesa do Basileia nem sequer tenta jogar a bola, falta claríssima.
      - e ainda na 1ª parte o Canto ou temos Mão na Bola... Não é um lance claro, a intencionalidade não é evidente, mas o braço está esticado... Comparado com o lance do Almeida no jogo com o CSKA, é penalty claríssimo!!!

      Abraços

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!