Últimas indefectivações

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Redirectas XLVII - Dever de consciência

 
Caros companheiros, sinto-me hoje na obrigação de tomar a palavra e dizer o que me vai na alma. 
Existem resultados e exibições que marcam a história. Temo que este seja um deles. Espero que não seja necessário mais para que as vozes necessárias se façam ouvir.
Depois do Boavista só havia um caminho possível e a equipa está fazendo precisamente o caminho inverso. É sinal que existe muita coisa errada e uma grande incapacidade.
Muito mais grave quando esta é a época em que todos tinham a obrigação de demonstrar que o Benfica ganha dentro do campo. Este é o campeonato que vai ser apontado por todos como o campeonato da verdade. Quem não percebe isto não percebe nada.
E vamos jogar à Suíça e fazemos esta figura quando os nossos rivais fazem as exibições que fizeram?
Estar com a equipa é saber mostrar a nossa indignação quando é necessário e este é o momento para fazê-lo. Não existem mais desculpas. O discurso tem de ser outro. E o presidente tem de dar a cara numa hora destas. Não podemos dizer que temos um plano a médio e longo prazo e que não vamos mudar por causa de um mau resultado. O plano tem de ser mudado e é já.
O modelo actual da SAD está totalmente errado. É imperativo que os melhores jogadores fiquem no clube mais tempo. Caso contrário a formação não nos trará as vitórias desejadas. As conquistas ambicionadas por todos nós. A glória que o Glorioso merece respirar.
Inadmissível vender o Renato Sanches e deixá-lo agora a jogar no Swansea. O Renato podia jogar mais 10 anos no Glorioso que jogaria todos os jogos com a alegria contagiante que nos deu a mais saborosa remontada de que tenho memória num campeonato inesquecível. E sim, foi dentro de campo que ele levou o Benfica ao título de campeão. Tricampeão. Um miúdo fora de série com uma alegria contagiante que hoje está desvanecendo ao ser relegado para um qualquer Swansea. Um miúdo de 18 anos vendido para o Bayern de Munique. O que estavam à espera que acontecesse?
O Ederson tinha de estar na baliza do Benfica. Ele inúmeras vezes referiu em entrevistas que jogaria no Benfica com todo o prazer por muitos anos. Alguém tem dúvidas que teríamos o melhor guarda-redes do mundo no estádio da luz durante anos e feliz a manter as nossas redes invioladas e a criar lendas? Menos de 20 milhões entraram nos cofres do SAD pelo melhor guarda-redes que alguma vez passou pelos relvados da luz e tão depressa não se verá outro igual. Inadmissível. Quando formamos o melhor do mundo não o vendemos. Ficamos com ele até que ele seja o jogador mais bem pago do plantel e capitão se for preciso. 
O futebol é mais do que uma mera empresa. O Ederson hoje vale muito mais que os 40 milhões. E o Benfica perdeu muita qualidade e muito dinheiro com as vendas que tem feito. O Renato era um jogador para ser vendido daqui a 4 ou 5 anos por largas dezenas de milhões. Tudo isto eu vi e escrevi a seu tempo. Quando é que a SAD vai perceber que é essencial manter os jogadores para o projecto da formação dar certo?
O dinheiro no futebol só vai crescer. Destruímos uma equipa em 1994 por causa do bicho papão do dinheiro. O Rui Costa foi vendido por 5 milhões de euros agora estamos a fazer a mesma coisa. Dando 20 milhões de euros a bancos + 20 milhões a empresários e afins a cada ano.
Façam conta aos jovens da formação que foram vendidos e imaginem esses mesmos jogadores hoje na nossa equipa. Poderiam agora ser vendidos dois ou três deles pelos tais 80 milhões certo? O Benfica tem tanta capacidade de vender um jogador por 100 milhões quanto o Mónaco. E quem disser o contrário está iludindo o povo. E notem que esses 100 milhões já estão ultrapassados no tempo. Agora fala-se é de 200 milhões.
O modelo actual da SAD é vender muito e a preço de tabela. Abordagem totalmente errada do negócio. Os grandes jogadores não podem ser tratados como mercadoria. Os grandes jogadores são seres humanos. Merecem ser tratados com respeito. 
Os grandes jogadores são para ser valorizados na Champions League. O Benfica é cabeça de série. Tem de ficar em primeiro no grupo. No mínimo segundo. A direcção da SAD deve ter esse objectivo como número 1. Muito mais do que ganhar o campeonato. Eu já o escrevi. O futebol joga-se na Europa não em Portugal.
Com o resultado de hoje todo o plantel do Benfica desvalorizou milhões. Se as acções tivessem alguma representatividade estariam a esta hora a descer a pique. É como uma farmacêutica ver um medicamento seu banido do sistema de saúde mundial. Um evento que deixa repercussões diversas. A SAD tem de saber isto ainda que o adepto comum não o consiga ver. A valorização do Benfica é feita a cada jogo da Champions League e não num jogo contra os Paços de Ferreira desta vida. Imaginam o estrago de imagem que a Emirates teve esta noite? 
Fazem-se contas de contabilidade básica na SAD do Benfica quando as variáveis a considerar na análise económica de um negócio como o futebol exigem bem mais do que olhar para o deve e haver do dinheiro que entra e sai a cada ano. No futebol são os grandes jogadores e os grandes técnicos que trazem as grandes vitórias e as grandes receitas. Se estamos formando os melhores jogadores do mundo temos de ter capacidade para mantê-los nos nossos quadros a valorizar o nosso clube e não os nossos concorrentes directos.
Certo? 

Viva o Benfica!

Redheart

26 comentários:

  1. Completamente de acordo.O Benfica é grande,mas esta noite ganhamos uma nódoa imensa no nosso historial.Os sinais são evidentes,alguma coisa tem que mudar,se não outras humilhações estão a caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Momento de união da nação benfiquista. União não é resignação. União é luta pela glória. E Pluribus Unum.

      Eliminar
  2. Concordo a 100% contigo. Está na hora de acabar com o entreposto, valorizar os nossos por vários anos e fazer o Benfica um clube verdadeiramente referencia de produção de grandes talentos.
    Está também na hora de mudar o treinador e ir buscar alguém para construir o futuro. Que mostre um claro investimento no futebol e na valorização dos nossos jogadores. Para mim esse treinador é o Tuchel, escola alemã, aposta sem medo em jovens, equipas atacam e defendem bem. Treinador de equipa grande como o Benfica é!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa extravoyager.
      Vê o comentário que fiz a baixo.
      Era suposto ser uma resposta ao teu comentário.

      Eliminar
  3. Olha só os artigos que eu escrevi quando se esteve a contratar o treinador:
    http://oindefectivel.blogspot.pt/2015/06/juergen-klopp.html
    http://oindefectivel.blogspot.pt/2015/06/o-benfica-somos-nos-v-carta-aberta-ao.html
    http://oindefectivel.blogspot.pt/2015/06/o-timoneiro-i.html
    Podes seguir os links que estão nestes três artigos que verás ainda mais artigos.
    Mas hoje o essencial é preservar os grandes valores da nossa academia mais tempo no clube.
    É essa a mensagem que urge passar e defender.
    A SAD tem de tomar consciência disso sem demora.
    É urgente que assim seja.
    Os milagres não acontecem todos os anos.
    Guarda-redes como o Ederson aparecem uma vez a cada século.
    É como o Eusébio.
    Há jogadores que são únicos.
    O Renato Sanches para mim é outro que se enquadra nesse grupo de jogadores únicos e irrepetíveis.
    Como à treinadores únicos como Bella Guttman que mandámos embora por não lhe querermos pagar o salário.
    Um treinador de excelência vale o seu peso em ouro.

    Saudações Gloriosas e viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Captain Redheart,
      Mais uma vez estou totalmente de acordo contigo. Um treinador da escola alemã e um alinhamento da direção em guardar os nossos talentos ao não ser que apareça um louco a dar mais de 100M€ ou números irrealistas como no caso do Dembele.
      Porque o que temos agora um treinador que parece ser ótima pessoa, mas não faz a equipa evoluir e a quem falta coragem para confrontar as relíquias do balneário e uma direção que faz da gestão de jogadores uma mera operação contabilística, fazendo lembrar um entreposto!
      Só espero que a realidade me desminta e que em Maio estejamos a festejar o título novamente!
      Saudações benfiquistas e viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Caro Extravoyager,

      São dois temas diferentes e eu julgo que não os deveríamos misturar.
      O tema treinador é um tema em que comungamos das mesmas ideias mas não julgo que seja o treinador o problema principal até porque nestes últimos dois anos Rui Vitória conseguiu dar-nos títulos preciosíssimos pelo que eu hoje em dia o tenho em grande consideração e respeito.
      Rui Vitória tem sabido fazer das fraquezas forças e tal facto merece elogios.
      Somos tetra campeões porque ele durante estes dois anos tomou opções certas.
      Valorizou jogadores como nenhum outro treinador antes tinha feito.
      Levou o Benfica longe na Europa.
      Não é um treinador de excepção mas não é por Rui Vitória que temos a equipa na situação em que está muito embora existam também responsabilidades a lhe serem assacadas.

      Mas atenta bem nisto que agora vou escrever:

      A estratégia da SAD, o seu modelo de gestão é que cria todo um cenário muito complicado no início de cada época.
      Tem sido assim nestas últimas três épocas e assim continuará a ser se nada for alterado.
      Por muito bom que um treinador possa ser não pode fazer omeletes sem ovos.
      A verdade é que os ovos de ouro foram embora e ainda não houve tempo de produzir mais do mesmo quilate.
      A SAD tem está estratégia de ciclos bi-anuais.
      Está provado à saciedade que tal estratégia desvaloriza enormemente o plantel.
      É uma estratégia que toma como pressuposto que a cada dois anos o Seixal produz novos talentos suficientes para substituir os que foram produzidos no ciclo anterior.
      Uma estratégia cega que não se compadece com os imponderáveis.
      É essa estratégia e/ou esse modelo que devemos primeiramente discutir no seio da família benfiquista no sentido de levar o clube a uma mudança que seja benéfica e nós satisfaça enquanto adeptos e indefectíveis.

      Compreendes o que escrevi?

      Se colocamos o tema treinador no meio da discussão perde-se o essencial pelo acessório é nada vai ser mudado por a mensagem não vai passar.

      Devemos procurar consensos e apresentar propostas nos locais próprios para o efeito.

      O Benfica é dos benfiquistas e o seu futuro está nas nossas mãos.

      Saudações Gloriosas,

      Redheart

      Eliminar
    3. Compreendo perfeitamente o que dizes apesar de não concordar com a tua avaliação do treinador, que acho fraco, apesar de lhe reconhecer capacidade de agregação do grupo de trabalho.


      Quanto ao tema estrutura/ estratégia da direção tens toda a razão devemos discutir e pedir esclarecimentos à direção e todos podemos contribuir para uma melhor definição dela.

      E só ficaria bem à direção em abrir a discussão aos sócios e se boas ideias surgirem implementa-las.

      Eliminar
    4. Nem mais. Irei escrever um novo artigo tendo isso em mente. É preciso fazer passar a mensagem.

      Eliminar
  4. Pior ainda caro Redheart, para o ano só o campeão mete os pés directos nas Champions. Não apostar na equipa este ano foi hara-kiri certinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NorTør isso é tão claro como água cristalina.
      Está lá no artigo: "O futebol joga-se na Europa não em Portugal."
      Os benfiquistas ainda dão mais valor ao título de campeão nacional mas a SAD tem a obrigação de dar máxima prioridade à Champions League porque é aí que tudo se joga.
      Claro que agora isso implica ter de ser campeão nacional obrigatoriamente.
      Mas é uma consequência e não um ponto de partida.
      O discurso oficial tem de mudar completamente em relação aos objectivos.

      Eliminar
  5. Totalmente de acordo, Captain Redheart.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos todos de acordo não é verdade? Mas é que estava à frente dos olhos. Uma estratégia para ser vencedora tem de ser importante lamentada na totalidade não se pode implementar apenas metade. Amadorismo e falta de visão. Tenho pena de ter de o dizer mas isso que vejo.

      Eliminar
    2. s/importante lamentada/implementada/

      Eliminar
  6. Quem puder que compareça na Assembleia Geral, amanhã, dia 29 de Setembro, pelas 20:30h, no Pavilhão no.2 da Luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu infelizmente não posso lá estar mas se alguém quiser ler este texto na assembleia está à vontade!

      Eliminar
  7. Compreendo a desilusão mas não posso estar de acordo.

    "E vamos jogar à Suíça e fazemos esta figura quando os nossos rivais fazem as exibições que fizeram?"; esquece o factor arbitragem q já nos tinha feito perder c/ o CSKA... esquece q tivemos 55% de posse de bola, mesmo a jogar c/ 10, mesmo a perder por 3 aos 60 minutos de jogo... q exibição fizeram os lagartos? não levaram 5 pq não calhou... e os andrades corruptos? contra o Mónaco q jogou c/ menos intensidade do q o Benfica contra o Basileia, entrou c/ joão mortinho e 1 miúdo de 21 anos no ataque e deixou Jovetic no banco...

    Manter Renato ou Ederson? é fácil de dizer... eles até podem dizer q queriam ficar mas não estarão a ser sinceros; a diferença salarial é enorme...

    E quer o foco na Champions? e depois como é q lá chega se não ganhar ao Paços?

    Calma... só perdemos 3 pontos... a Equipa Técnica e os Jogadores vão dar a volta a isto.
    FranciscoB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco não existe lugar a desculpas. E não são só três pontos. Antes fosse.
      E essa história de um míudo de 18 anos ter de saír do clube quando tem um contrato de 5 anos assinado é só para quem quer acreditar.

      Se não percebeu o que está em causa aconselho a reler.


      Saudações Gloriosas de um Indefectivel.

      Redheart

      Eliminar
    2. Neste caso, Captain, não tão Indefectível como é hábito... é evidente q o Renato, havendo uma proposta para ganhar 3x+, fazendo o mesmo, ainda por cima no Bayern, o q é q o Captain faria? e o q diria do Benfica se lhe escondessem essa proposta?

      Francamente, este seu Post, nem parece seu...
      FranciscoB

      Eliminar
    3. Francisco,

      Ser Indefectivel é defender o Glorioso. Nada mais nada menos do que isso.
      Este artigo faz isso mesmo.
      Defende o Benfica.
      Um jogador de topo mundial tem de ganhar o tecto salarial antes de ser vendido.
      Precisamos dos melhores jogadores.
      Isto é defender o Benfica.
      Não podemos vender um jogador sem ter outro preparado para substituir.
      Em cada época a direcção recebe propostas por n jogadores.
      Não os pode vender todos. São opções que se fazem. Quais os que vamos vender.
      Está época decidiu-se vender a defesa.
      E agora em Outubro estamos sem defesa.
      Como é que defendes o Benfica?
      Falas do azar?

      Eliminar
  8. Não falei em azar.

    O Benfica tem jogadores para ser Penta e passar aos oitavos da Champions.


    O Renato foi para o Bayern ganhar o dobro do tecto salarial do Benfica.

    O Benfica não pode entrar em loucuras e não é qualquer jogador que tem qualidade para vestir a Camisola...

    Nas décadas de 80 e 90 aparecia sempre um mecenas a enterrar dinheiro no clube... Isso já não é possível... Há que manter os pés bem assentes no chão.
    FranciscoB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco,

      Eu respeito muito a opinião de cada benfiquista.
      E geralmente apenas discuto estas questões longe do espaço público porque não acho adequado fazê-lo exceptuando momentos em que considero essencial fazer chegar a minha voz a alguém com meios de influência nas decisões do dia-a-dia do clube.
      O meu artigo não foi direccionado ao vento apenas porque me estava a doer a barriga.
      O meu artigo foi escrito porque acho firmemente que tudo o que escrevi precisa ser reflectido pelos benfiquistas e pela direção do clube e da SAD.
      Atente só no seguinte detalhe:
      O clube que nos comprou um dos pacotes dos 15 milhões vendeu um jogador de 18 anos por 180 milhões de euros.
      Esse jogador se tivesse sido formado no Benfica seria vendido por 30 milhões.
      É esse o modelo vigente.
      E é esse modelo que na minha modesta opinião deve ser revisto sob pena de estarmos a passar ao lado de uma oportunidade de ouro.
      Porque uma coisa é clara: estamos formando os melhores do mundo!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  9. Concordando com algumas afirmações quer de uns quer de outros e, podendo até falar do que disse face to face à administração em assembleias nomeadamente da sad e ás quais deixei de ir, faço apenas duas perguntas: 1-O Benfica está a ser bem gerido quando por exemplo se contratam este ano 2 laterais direitos e tem que jogar o André Almeida? 2-O director desportivo não percebe nada de futebol? 3-Aqueles jogadores não têm obrigação de jogar melhor futebol mesmo até sem treinador? 4-Os que vamos a todos os jogos nomeadamente na Catedral merecemos "levar" com as exibições com que nos têm presenteado e com horários indecentes por tão tardios? Por agora basta, saudações benfiquistas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O debate está lançado e na minha opinião é necessário ser feito entre os benfiquistas pelo que agradeço a tua contribuição.
      E ao contrário de outros tempos acho que devemos ter esta discussão num espaço público entre indefectíveis pelo que o Indefectivel existe para isso mesmo.
      Qual o benfiquista que se encontra feliz, satisfeito e despreocupado?
      Os sinais de que algo mal se passa são inúmeros.
      A minha interpretação para o que vou vendo é de que existem falhas na famosa "estrutura" que não estão a conseguir ser supridas até agora.
      Eu tive apreensão à dou-as épocas mas tivemos o salvador Renato Sanches para levar em ombros a nação benfiquista.
      O ano passado estive mais descansado porque São Ederson dava as garantias de que os golos falhados não teriam grande importância.
      Este ano tarda a aparecer o salvador...
      Vejo a equipa órfã e o treinador órfão.
      Alguém os deixou sem rede...

      Eliminar
  10. É o que scp,deve estar a pensar se o Ronaldo estivesse ainda la valeria mais que os 12,e o Neymar se continuasse no Santos valeria mais que os 50 e etc e se a minha tetravo nao tivesse morrido estaria viva....

    Aguia Vermelha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Santos para a realidade brasileira vendeu muito bem, já o Sporting não poderá dizer o mesmo. O Benfica está a vender muito mal.

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!