Últimas indefectivações

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Fake News III

"Para as pessoas que gostam de comentar sobre o alegado poder que o Benfica tem na comunicação social, está aqui um belo exemplo. Um canal nacional, no caso a SIC Notícias através de um seu jornalista que recentemente participou numa espécie de orgia informativa com um presidente de clube, achou por bem replicar uma compilação de dados que uma suspeitissima página no facebook, de cujos autores não se conhece a identidade, realizou sobre os jogos do Benfica apitados pelo grupo dos oito e os não apitados.
E no auge deste macabro exercício de jornalismo, acontece o mais chocante...que é o jornalista reconhecer que os dados não foram validados. Eu explico...alem da fonte ser suspeitissima, o que vem em todos os manuais de bom jornalismo é que se confirmem e validem as informações antes mesmo de serem divulgadas. O Benfica manda mesmo nisto tudo."
"


"QUALQUER COISA GATE!
Amigos paroquianos. Está quase na hora da missa do galo. Recebi esta homilia por email e nele se revela toda a verdade sobre o Novo Testamento Arbitral. Antes de ir pregar a outra freguesia gostaria que algum de vós reencaminhasse o seu teor para um jornal desportivo interessado em fazer primeiras paginas com estatísticas manipuladoras ou para algum canal de televisão interessado em informação não validada. Então, com a vossa licença...cá está o Apito Escondido com o Rabo de fora..
PS: Desculpem o nome pouco católico.

«Jorge Sousa foi o árbitro mais bem classificado desta última temporada. Nas últimas 9 épocas: 
Benfica ganhou 58% dos pontos em disputa com Jorge Sousa (contra 81% com os restantes árbitros) 
Porto ganhou 75% dos pontos em disputa com Jorge Sousa
Artur Soares Dias foi o segundo mais bem classificado desta última temporada. Nas últimas 9 épocas: 
Benfica ganhou 68% dos pontos em disputa com Artur Soares Dias (contra 81% com os restantes árbitros) Porto ganhou 74% dos pontos em disputa com Artur Soares Dias
Carlos Xistra foi o terceiro mais bem classificado desta última temporada. Nas últimas 9 épocas. 
Benfica ganhou 64% dos pontos em disputa com Carlos Xistra (contra 81% com os restantes árbitros) 
Porto ganhou 83% dos pontos em disputa com Carlos Xistra»


"Os últimos dias tem sido reveladores da hipocrisia que reina em Portugal no meio desportivo e até jornalístico. Quando foi denunciada a cartilha do Benfica e o seu conteúdo, especialistas isentos como Rui Santos deixaram-se chocar pelo conteúdo e pela sua alegada baixeza, ignorando o crime que esteve na origem da sua divulgação. Recentemente foi tristemente divulgado um off do presidente do Sporting com uma dezena e meia de jornalistas e ao mesmo Rui Santos e outros especialistas já não chocou a alegada baixeza do seu conteúdo mas sim a preocupante revelação da conversa. Este é apenas um de vários exemplos da decência jornalística que temos, actualmente e da hipocrisia de uma estrategia levada a cabo por dois departamentos de comunicação e seus pagens com o objetivo de denegrir o Benfica e as suas conquistas. Mas há mais...e o dia é longo. Como diz o outro há mais material e está bem guardado."


PS: Independentemente do que dizem os manuais de relações públicas e boas práticas de gestão comunicacional, eu muito sinceramente não compreendo como é que o Benfica continua a ter relações normais com jornaleiros e avençados deste tipo...!!!
Mais do que a 'divulgação' do sabujo Marques, o 'copy/paste' que foi feito por praticamente todos os jornais, e televisões é absolutamente nojento... Aparentemente nem leram os e-mail's!!!

2 comentários:

  1. Da mesma forma que nem era preciso ouvirmos as famosas escutas do apito dourado para constatarmos que as vitórias do FCPorto se deveram à batota e corrupção, também não há emails que sustentem qualquer teoria de influência da arbitragem por parte do Benfica. Basta ver os jogos, como por ex.: Benfica-Setúbal; Boavista-Benfica, Moreirense-Benfica(Taça da Liga); Setúbal-Benfica e Sporting-Benfica. Só para dar alguns exemplos recentes e absolutamente desmistificadores dessa cabala.

    Em boa verdade, isto é um não-assunto. Infelizmente, a descomunicação social há muito perdeu (se é que alguma vez teve) a mínima noção de rigor e ética jornalística.

    ResponderEliminar
  2. Por estas e por outras é que eu não compro jornais e pouco vejo tv. Em Portugal não querem informar mas só manipular!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!