Últimas indefectivações

quinta-feira, 18 de maio de 2017

E depois do tetra?

"Preto no branco sobre FC Porto, Sporting e... Benfica. Surreal! O comunicado SCP-FCP (como é que Pinto da Costa caiu nisto!) e o 'post' do adeus ao Facebook

Depois do quarto título consecutivo conquistado pelo Benfica (sim, hegemonia), anuncia-se competição ainda mais renhida entre os três gigantes - o que é excelente! Mas também ainda maior conflito bélico, tipo vale tudo nos bastidores - o que é péssimo!
Antes do mais: parabéns ao justo campeão. Como Jorge Jesus e Nuno Espírito Santo tiveram a hombridade de reconhecer, ao contrário de dirigentes atafulhados num desvario de passa culpas; tão inútil esforço de fechar pública cortina sobre o que falhou - e os porquês - dentro da sua organização.
Vamos lá pôr preto no branco:
- É fundamentalmente por causa de arbitragens que o FC Porto soma 4 anos a fio desfalecendo no absoluto/incrível jejum de nem sequer uma Taça conquistar?! Culpa de sucessivos treinadores, todos primorosamente escolhidos, mas, afinal, todos maus?! Não era este o clube/SAD que se orgulhava de a sua estrutura fazer de qualquer treinador um campeão?!
- É fundamentalmente por causa de arbitragens que o Sporting continua a não se sagrar campeão (e vão 15 anos; e só 3 títulos em 35)?! Verdade: nas 4 épocas da revolucinária era Bruno de Carvalho, melhor que o FC Porto: Taça de Portugal (Marco Silva logo despedido...), Supertaça (quando Rui Vitória dava os primeiros passos num Benfica aos papéis vindo de desastrosa digressão americana), dois 2.ºs lugares na Liga (o mais difícil, vindo de 7.º!, com Leonardo Jardim, que tão facilmente logo saiu...). Mas, nas duas épocas de grande investimento e enorme galvanização (Jorge Jesus arrebatado ao Benfica), são as arbitragens que fundamentalmente justificam nicles nas Taças de Portugal e da Liga, actual abismo (14 pontos face ao campeão, 9 para o 2.º) e esse pormaior de rotundos e consecutivos fiascos europeus?!
Sim, apesar de tudo, há notória diferença. Tem vindo a crescer o Sporting que o novato Bruno de Carvalho encontrou moribundo num mortífero deserto. E o FC Porto do jubilado Pinto da Costa, brilhante líder de tantas glórias, tem vindo a cair numa rampa muito inclinada. Sendo no FC Porto, durante décadas o grande patrão da arbitragem (lembre-se: absoluto domínio da AF Porto e consequente sucessão de presidentes do CA... - bem como dos CD e CJ...), que mais faz sorrir esta revolta contra ela...

E o Benfica? Ganhou imenso ao sair das trogloditas trocas de palavreado oficial em que também andara. Serenando, criou caixa forte, sem se dispersar. Equipa de futebol menos pujante esta época. Mas resistiu a mais de 30 lesões (Guinness!?), a meia temporada estando o importantíssimo Jonas em baixa clínica (com regresso aos solavancos), ao adeus, em Janeiro, a Gonçalo Guedes, durante meses o substituto de Jonas, ao larguíssimo período sem Grimaldo e Jardel, às lesões do pilar Fejsa, à falta de n.º 8 opcional ao ultrarresistente Pizzi. É esse o maior, enorme!, mérito de Rui Vitória, nunca se lamuriando, concentradíssimo a arranjar soluções. E não - escrevi, há semanas e, noutro dia, com detalhe voltarei ao assunto -, o plantel do Benfica não tem mais qualidade (valores individuais) que o do FC Porto.


Surreal! O comunicado conjunto de FC Porto e Sporting anunciado a sua aliança (obviamente anti-Benfica). Feito à pressa e... confrangedor! Do apelo a videoárbitro e divulgação dos relatórios dos árbitros (após FPF já tal ter decidido...) à caricata reclamação de títulos nos primórdios do futebol, todo um rol de... coisa alguma! Como é que o mestre Pinto da Costa caiu nisto?!!!
Surreal! O texto em que Bruno de Carvalho anuncia a sua saída do Facebook (excelente decisão). Vai tudo a eito... Os meninos (atletas) e treinadores que não podem ser acarinhados quando perdem injustificadamente... (o presidente já se mandara ao ar na derrota em final europeia de futsal; mas aquela equipa foi vice-campeão europeia, certo?!). E até os adeptos levam críticas por deficiente militância... Num clube que, nesta época, bateu recordes de votantes na eleição presidencial e de adeptos nos jogos em Alvalade! Alto nível exigência é bem importante! Mas o presidente parece esquecer-se de não ser com vinagre que se apanham moscas. Muito menos com tamanho excesso!"


Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!