Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de março de 2017

Vermelhão: realidade !!!

Borussia Dortmund 4 - 0 Benfica


Hoje era um daqueles jogos, onde o treinador seria sempre 'culpado' se mudasse o 'esquema' ou se deixasse tudo na mesma... a avaliação estaria sempre dependente do resultado final!!! Depois do jogo da 1.ª mão, era óbvio que o Benfica tinha que jogar com 3 jogadores do meio-campo, mas com as lesões do Fejsa e do Filipe Augusto, as opções ficaram reduzidas... O 'sacrificado' acabou por ser o André Almeida, pau para toda a obra... e pronto, o resultado final, acabou por definir a 'critica' final!!!
Recordo que o último jogo do André no meio-campo, que eu me recordo, foi a derrota com os Lagartos na Luz no pós-Judas...!!! Dentro das diferenças, o 'resultado' até foi parecido!!!

O mais irónico, é que o Benfica até jogou 'melhor' neste jogo do que no jogo da 1.ª mão, mais irónico ainda: o Benfica sofre os dois golos que 'definem' a eliminatória, após uma excelente entrada no 2.º tempo, se calhar o nosso melhor momento nesta eliminatória!!! Com oportunidades para marcar desperdiçadas... e quem não marca... sofre!!!
Os resultados 'pesados' têm-se sucedido na Champions este ano, e não é por isso que as equipas derrotadas deixam de ser boas equipas, com bons jogadores, ou com treinadores competentes... o Benfica discutiu a eliminatória, aqueles dois golos de rajada, a 30 minutos do fim, decidiram tudo... creio que com 2-0, e o Benfica a 1 golo da qualificação, tudo teria sido diferente... Até aos 59 minutos, tirando o erro no Canto do 1.º golo, depois de início muito forte do Borussia o Benfica equilibrou o jogo e criou oportunidades... sendo que o desperdício do Cervi, no início da 2.ª parte, pode ter sido o 'momento' da eliminatória!!!
Independentemente da 'azia' desta noite, temos que ser frios nas analises: o Benfica neste momento, com alguma 'sorte' até pode chegar aos Quartos-de-final da Champions, mas não temos plantel para disputar jogos de peito-aberto com as principais equipas das 3 principais Ligas (Espanhola, Inglesa, Alemã) e equipas como a Juventus e o PSG têm planteis muitíssimos superiores. Enquanto o Benfica continuar a 'vender' os melhores jogadores, no final de todos as épocas, será impossível 'ambicionar' a um título da Champions...
Quem pensar que o Benfica tinha a 'obrigação' de hoje, chegar aos Quartos... não está consciente da nossa realidade, actual...!!! O Benfica no actual 'contexto' económico/europeu tem a obrigação de se qualificar para a Champions, e com um sorteio 'normal' tem a obrigação de se qualificar para os Oitavos-de-final... e só isso.
A necessidade de baixar a divida bancária... é de facto a 'grande' prioridade, mas no 'calor da luta' durante os 90 minutos, ficamos sempre com a sensação do: E se tivéssemos o Nico, o Guedes, o Bernardo, o Renato... o David,... o Di Maria... etc... etc...!!!!
Em cima destas problemas 'inatos' à nossa realidade, nesta época temos tornado tudo ainda mais complicado, com uma sucessão inacreditável de lesões... Estamos em Março, com 9 meses de competição oficial, e não ainda fizemos um único jogo com todos os jogadores do plantel disponíveis!!! E não estamos a falar de jogadores 'secundários', habituais suplentes, estamos a falar de titulares indiscutíveis...!!!!
Além da questão 'orçamental' irá sempre existir mais duas questões praticamente inultrapassáveis:
- a intensidade de jogo das 'grandes' Ligas, será sempre superior ao 'ritmo' normal do Tugão... uma coisa são as 'espertezas' tácticas dos nossos treinadores, o anti-jogo... outra coisa, é disputar os 90 minutos nos limites físicos, de prego a fundo... Não se trata dos jogadores serem melhores ou piores, é uma questão de hábito...
- o outro 'problema' são os árbitros!!! Hoje, com 1-1 na eliminatória o Dembelé, devia ter sido expulso, numa sucessão de jogadas parecida com a expulsão do Alex Telles contra a Juventus!!! Sem qualquer discussão...
Vai sempre existir uma 'tendência' para beneficiar os grandes 'mercados'... Basta recordar que o penalty que beneficiámos esta época em Kiev, foi o primeiro em praticamente 15 anos...!!!!
Também hoje, além da expulsão, e apesar de não ter influência na eliminatória, sofremos um golo em fora-de-jogo, mas com 1-1 na eliminatória o Borussia não marcou outro em fora-de-jogo, porque o Ederson defendeu!!!
Antes deste jogo, pensei muito no Liverpool-Benfica, do Simão e do Micolli... portanto, tinha alguma esperança, mas era pequena... Para afastar a ansiedade, andei o dia todo a dizer aos 'amigos' que estava mais preocupado, com o jogo de Segunda na Luz, com o Belém...!!!
Mas friamente, é isso mesmo, que nos temos que concentrar, no Campeonato... e logo num Campeonato, a recordar os anos Dourados!!!
Recuperar a equipa fisicamente, e psicologicamente, e encher a Luz na Segunda...
E já agora, 'recuperar' alguns jogadores: Fejsa, Grimaldo... Augusto...!!!


Uma nota final para os Benfiquistas que estivam em Dortmund, alguns com estórias de viagem incríveis... Hoje, existem demasiados 'críticos' do teclado e da televisão, guru's do FM, infalíveis treinadores de sofá... que diariamente exigem a demissão de quem quer que seja, treinador do Benfica, Presidente, roupeiro, médico... Mas, fazer de 12.º jogador, tá quieto!!!

10 comentários:

  1. Benfica Sempre. Apesar do resultado senti que estamos mais perto. Para o ano estaremos de novo aí a tentar dar o máximo. Neste jogo faltou acreditar um pouco mais. Eles acabaram agarrados às caimbras. Dá que pensar.

    ResponderEliminar
  2. Estaremos mais perto quando a bola for redondinha para todos os jogadores do plantel. enquanto houver "Andrades", "Betos" "Yebdas" etc, etc, etc, não vamos passar da cepa torta... que é andarmos iludidos que podemos ir longe na LC, e na realidade ao primeiro adversário mais poderoso saímos de mansinho... enquanto as prioridades se mantiverem em faturar muito dinheiro em vez de guardar os melhores jogadores por mais tempo, dentro do possível como é óbvio, não passaremos disto... apenas ilusões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel,
      A dura realidade é que o nosso plantel ainda está muito longe em termos de qualidade mas tem de ano para ano aumentado a qualidade média. Se mantivermos este ritmo e melhorarmos um pouco mais a cada ano ficaremos cada vez mais perto. Nas horas menos boas é necessário olhar para os aspectos positivos. E o jogo que fizemos tem aspectos positivos que importa sublinhar. Quando Jonas entrou viu-se o que alguém com critério pode dar em jogos desta natureza. A cabeça conta muito assim como a experiência. Mas a manta foi curta. É sempre uma questão de qualidade. Mas não só qualidade individual. O colectivo conta muito.

      Eliminar
    2. Parabéns pela análise sensata e não ceder à tentação do "resultadismo".
      Força Benfica, estamos juntos !

      Eliminar
  3. Se estivéssemos na máxima força com Fejsa, Grimaldo e Jonas em forma teríamos mais hipóteses. E mesmo assim tínhamos de contar com uma pontinha de sorte. O plantel tem qualidade mas neste momento continuamos a ter mais promessas que certezas em algumas posições. Nenhum dos alas está em grande forma. Será que o Felipe Augusto será alternativa válida para o Pizzi ou para jogar como ontem com três médios centro?

    Mesmo com grandes contrariedades este grupo tem sido inexcedível na dedicação e empenho e tem qualidade mais que suficiente para este ano conseguir a dobradinha e tetra ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualidade temos. Mas já se viu que só um Super Benfica conseguirá vencer este campeonato contra todo o clube anti que de ética vale zero. Não nos iludamos quanto a isso. E eu vejo por aí muita gente iludida. Cada jogo é uma final como temos visto.
      Eu aconselho lerem a Lixívia para quem tem memória curta. Viva o Glorioso!

      Eliminar
    2. E não tem sido um super Benfica? Com tantos ladrões à solta e tantas lesões e mesmo assim estamos em primeiro só mesmo uma grande equipa é que aguenta.

      Eliminar
    3. Duas derrotas contra o Setúbal. É preciso estar muito vigilante.

      Eliminar
  4. Como em todas as situações, há questões que necessitam de correcção para que possamos ir sempre mais além. Em termos internos e externos, porquanto há um 'handicap' poderoso que limita a nossa capacidade; o nível baixo do futebol luso em termos competitivos e, sobretudo, a miséria organizativa e de actuação que se reflecte no futebol praticado, nas arbitragens e na 'justiça' desportiva que cada vez mais deixa a desejar.
    Só um Benfica superlativo vencerá o campeonato. Mas havendo fortíssimas probabilidades de isso acontecer, os males estão lá todos a precisar de erradicação. Sem isso nenhuma evolução global acontecerá!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!