Últimas indefectivações

terça-feira, 21 de março de 2017

Estrutura: o que é e como contribui

"Tem mais ou menos peso que a liderança e o papel do treinador?

Muito se fala (apenas em Portugal?) da estrutura no sucesso da equipa de futebol. O que contribui e se afinal tem mais ou menos peso que a liderança e o papel do treinador. A discussão não é nova, mas cada vez que um treinador sai como campeão e o clube continua ou não continua como campeão, a discussão aparece de modo mais veemente.
Ou então, porque um clube consegue manter os títulos independentemente do treinador que está ou que sai. Um estudo elaborado analisou os campeonatos regulares (82) e destacou alguns indicadores interessantes para quem gosta de gestão desportiva, organizações, treinadores e lideranças. Convém relembrar os mais distraídos que em 40% dos campeonatos, os três denominados grandes não ocuparam as três primeiras posições. Às vezes esquecemo-nos de que há ‘vida’ para lá dos grandes. 
Mas voltando ao estudo, o que nos deram esses 82 campeonatos? Para quem gosta mesmo desta discussão da estrutura e o papel do treinador, os dados são muito explícitos: a estrutura contribui bastante mais para manter o sucesso (e neste estudo o sucesso era ser campeão) do que o treinador. Mais: um treinador que chega campeão a um clube, diminui as hipóteses desse clube ser campeão.
De modo mais simples: o que pressupõe é que esse treinador chega mais experiente (é verdade) mas traz consigo (supostamente) um conjunto de práticas que não são ou compatíveis ou alinhadas com o seu novo clube. Manter um treinador campeão aumenta consideravelmente as hipóteses de ser campeão, comparativamente a ir buscar uma outra qualquer solução.
Uma revisão rápida permite-nos confirmar que esta época o campeão será mais uma vez um treinador que será campeão ou pela primeira vez em Portugal ou por um treinador que foi a primeira vez campeão em Portugal pelo clube onde permanece. Desde da década de 1980 por exemplo, os treinadores campeões são treinadores que foram campeões em Portugal ou pelos clubes onde sempre estiveram como campeões ou foram uma única vez e sempre na primeira época.
O que é a estrutura? Discussão menos explícita, mas considerou-se e considera-se a estrutura a permanência das condições que permitem ou são necessárias para que uma equipa com aspirações a ser campeã necessita: organização, condições físicas, staff, apoio organizacional, o mesmo presidente, etc.
A discussão na praça pública é bem mais subjectiva do que estes dados vieram demonstrar. Há excepções? Claro. Poucas regras não apresentam excepções. Mas esta regra do peso da estrutura vs treinador deixa poucas margens de fundamentação. Pelo que considero bem mais pertinente tentarmos perceber o que é de facto uma estrutura campeã e que requisitos um treinador necessita para se adaptar à estrutura e conseguir aportar todo o seu conhecimento e experiência."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!