Últimas indefectivações

terça-feira, 21 de março de 2017

Dérbi sobre rodas

"Noite de enchente no 'velho rinque da Av.ª Gomes Pereira' termina com vitória acentuada sobre os 'leões'.

A 12 de Agosto de 1960, a noite foi de dérbi em Lisboa. Desta vez, sobre rodas. O Benfica recebeu, em casa, o Sporting para disputar a 17.ª jornada do Campeonato Regional de hóquei em patins e o rinque da sede 'encarnada' foi pequeno para tanto público. Se 'uma luta entre os velhos rivais de sempre' já justificaria a 'extraordinária enchente', o facto 'de se defrontarem duas das melhores equipas do momento', que ocupavam os dois primeiros lugares da classificação, aumentou ainda mais 'o interesse e o entusiasmo' em torno do jogo. 'O velho rinque da Av.ª Gomes Pereira registou uma das suas maiores enchentes de sempre e nem o Pavilhão dos Desportos seria suficiente para albergar os milhares de aficionados que a Benfica se deslocaram'. Entre os presentes, Roland Oliveira.
Na primeira volta, o Benfica havia vencido 'sem contestação', como referiu o Mundo Desportivo, por 3-2 e, apesar dos esforços dos 'leões', nessa noite a vitória seria ainda mais acentuada. Mal soou o apito inicial, o Sporting lançou-se rapidamente ao ataque. Mas, 'depressa se inverteram os papéis' e foi 'o Benfica que passou a assediar constantemente o último reduto dos «leões»'. 'Aos 4 minutos, o Benfica abriu o activo com um remate surpresa' e a falange benfiquista aplaudiu fortemente. 'Animados, os «encarnados» insistiram na ofensiva' e os jogadores do Sporting acusaram algum descontrolo. Daí em diante, entre as sucessivas suspensões do defesa 'verde e branco' Eugénio Reis e do benfiquismo Mário Lopes, foram várias as vezes que a bola deslizou até à baliza da equipa visitante. No final, o 9-3 no marcador assegurou o primeiro lugar ao Benfica e desceu o Sporting para o quarto posto da classificação.
Duas semanas depois, a 30 de Agosto, a equipa de hóquei em patins 'encarnada' conquistava o Campeonato Regional. Meses depois, a 23 de Dezembro, sagrar-se-ia igualmente campeã nacional num jogo frente ao Paços d'Arcos disputado no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa.
A fotografia, em que Roland Oliveira registou este duelo entre 'águias' e 'leões', foi publicada no jornal O Benfica de 18 de Agosto e pode ser vista, entre outras fotografias da sua autoria, na exposição Roland Oliveira, em exibição na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!