Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Treinadores portugueses

"De volta às competições europeias. Das equipas portuguesas, restam as do costume: Benfica e Porto. Não sendo favoritas nestes oitavos de final da Champions, podem justamente alimentar alguma esperança na passagem à fase seguinte (escrevo este texto antes do jogo da Luz).
Há dias, li no Diário de Notícias, um excelente trabalho sobre os treinadores portugueses emigrantes não só por essa Europa fora, como pelo mundo inteiro. Regra geral com bons resultados da sua acção, como ainda agora vimos com Paulo Duarte, treinador do Burkina Faso, terceiro classificado no CAN.
Os treinadores das 48 equipas ainda em prova da UEFA (16 na Champions e 32 na L. Europa), distribuem-se por nacionalidades assim: 1.º Portugal (7); 2.º Espanha (6); 3.º Itália (5); 4.º Alemanha, Holanda, França e Argentina (4 cada). Depois seguem-se a Rússia, Roménia e Turquia com 2 treinadores cada e com um há seis países: Noruega, Rep. Checa, Polónia, Israel, Bulgária, Bélgica, Suíça e Sérvia.
O 1.º lugar para Portugal é a prova categórica do nível dos nossos treinadores. Neste caso, Rui Vitória, Nuno Espírito Santo, Leonardo Jardim (na Champions) e Paulo Bento, Paulo Sousa, José Mourinho e Paulo Fonseca (na L. europa). Além de Fernando Santos, campeão europeu de selecções.
Há quatro treinadores que lideram as suas ligas: Rui Vitória no Benfica, Paulo Fonseca no Shakhtar Donetsk, Paulo Bento, no Olympiakos e o sensacional Leonardo Jardim no Mónaco (ele que era tido como técnico defensivo, orienta a equipa com melhor ataque na Europa: 75 golos em 25 jogos)! Simplesmente notável! Assim o dirigismo e a arbitragem pudessem dizer o mesmo..."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!