Últimas indefectivações

sábado, 7 de janeiro de 2017

Problema lógico

"As queixas das arbitragens não são modernice. Toda a gente já se lamuriou assim. Que dizia o Benfica quando o FC Porto foi campeão pelas últimas vezes? Declarava: «Titulo do FCP é tributo dos árbitros» e «a classificação está aldrabada».
O que é novidade é a universalidade e a simultaneidade. Ou seja, tanto o Sporting como o FC Porto assumiram, agora, a fatalidade de terem de lutar sempre «contra tudo e contra todos». É um comportamento repetido em Alvalade e, também, pelo presidente e treinador portistas - Nuno Espírito Santo usou mesmo, no passado 3 de Janeiro, a expressão «vencer contra tudo e contra todos».
Ora bem, esta é uma questão de lógica que, arrisco, recomenda a análise de preposições que, na verdade, me parecem mutuamente exclusivas. Só poderemos perceber o lado paradoxal da questão com a ajuda de silogismos, que são precisamente raciocínios dedutivos que analisam duas premissas para concluir outra respeitando regras matemáticas.
Vejamos: se a primeira premissa é O FC Porto é sempre prejudicado por todos e a segunda é O Sporting é sempre prejudicado por todos, não é possível concluir algo válido. Mas, antes, consideremos um exemplo talvez mais simples de silogismo inválido:
Todos os pintores são humanos.
Todos os actores são humanos.
Logo, todos os pintores são actores.
Não faz sentido. Assim, como conclusão também inválida teríamos:
O FC Porto é sempre
prejudicado por todos.
O Sporting é sempre
prejudicado por todos.
Logo, o FC Porto é o Sporting.
Não faz sentido. Simplificando, se tudo e todos estão contra um, tudo e todos não podem estar contra outro."

Miguel Cardoso Pereira, in A Bola

PS: Lá está, mais uma vez, a critica ao momento actual, dando sempre uma 'bicada' no passado do Benfica!!!
Repito, não existe qualquer comparação entre o actual momento da arbitragem e os momentos trágicos dos anos 80 e 90, nem dos tempos em volta do Apito Dourado... e recordo que o Apito Dourado, não acabou com a acusação do MP, porque muitos dos actores principais continuaram a apitar por várias épocas...
Nessa altura, mais do que os prejudicados, havia um beneficiado, sempre... sempre... algo que não acontece hoje. Pelas minhas contas são 10 penalty's, 1 golo mal anulado e 1 golo irregular sofrido pelo Benfica, nestas primeiras 16 jornadas... o ano passado fomos campeões com 15 penalty's que ficaram por marcar... Isto, não acontecia com os Corruptos, nos tempos onde o Benfica tinha um discurso agressivo sobre as arbitragens...
Além disso, esse discurso era normalmente assumido pelos adeptos, foram poucos os dirigentes (ou funcionários) do Benfica que falaram destes assuntos... e num registo completamente diferente daquilo que se passa hoje... e espectáculos como assistimos em Setúbal, com jogadores, treinadores e dirigentes a 'cercar' o árbitro (árbitro esse que foi escoltado até ao balneário)... não me recordo de acontecer em jogos do Benfica...!!!

1 comentário:

  1. Abidos , não percas tempo a comentar estes artigos escritos por AZIADOS . Esta noite o fcp ficou a SEIS PONTOS ; não jogou NADA , nem poderia . A "energia" do Jota e a "classe"(?) de André Silva entraram no "ocaso" . ( "o jogo" e o "record" là terão que inventar outros nomes de "cracks" estratosféricos , senão o Manchester,o Real,o Arsenal,o Barcelona ,etc.etc., não terão em quem "pôr o olho" , vendo-se obrigados a re-pôr "o olho" no WC . Não podendo contar com o MERCENÂRIO maxi pereira , que denota falta de tudo...é de esperar que o fcp se afunde ainda mais.( Ainda bem que o Benfica não renovou com ele : està uma nôdoa. ) A propôsito : EXCELENTE arbitragem de Soares Dias .

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!